Coronavírus em Portugal: como está sendo o verão nas praias do país?

Home » Portugal » Coronavírus em Portugal: como está sendo o verão nas praias do país?
Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Ficamos muito curiosos para saber como está a situação do coronavírus em Portugal e, por isso, convidamos novamente o casal do @lisboanamala para nos contar um pouco a respeito. Eles vão mostrar neste post quais são as principais regras para acessar as praias de Portugal e como foi a experiência deles nesse clima de pós confinamento. Bora?

Você pode se interessar:
7 lugares incríveis para tirar foto em Lisboa
Mirantes em Lisboa: miradouros incríveis e gratuitos
Todos os posts de Portugal e da Europa

Coronavírus em Portugal:

Como Portugal está lidando com o desconfinamento e abertura das praias

Depois de passarmos meses de verdadeiro confinamento em Portugal devido a pandemia do COVID-19, às vésperas do verão europeu, o país voltou a abrir o comércio e dar passos largos rumo ao desconfinamento da população.

Os meses de março, abril e a primeira quinzena de maio foram os de maiores restrições e os mais difíceis para nós. Saídas eram permitidas apenas para ir ao mercado e a farmácia. Houve inclusive barreiras nas estradas para evitar deslocamentos e viagens dispensáveis. 

Lisboa, uma cidade conhecida pelos incontáveis turistas nas ruas, ficou totalmente deserta. Felizmente, esse momento mais difícil passou. Depois de precisarmos cancelar e reagendar muitos trabalhos, em maio conseguimos voltar a realizar ensaios fotográficos em Lisboa, claro, seguindo as regras da Direção-Geral da Saúde.

Continuamos em estado de alerta, mas agora o principal desafio é acostumar com os novos hábitos essenciais, para manter a segurança e estar atento as novas regras de utilização dos espaços públicos, como as praias, por exemplo, reabertas no dia 6 de junho.  

Coronavírus em Portugal

Regras de distanciamento social na praia são de 3 metros entre cada guarda-sol e 1,5 metros entre as toalhas.

Como está funcionando a entrada nas praias de Portugal pós confinamento

Com as temperaturas ultrapassando os 30 graus, muita gente opta pela praia como lazer por aqui. Mas, para sua reabertura, o governo decidiu instalar um controle de lotação nas entradas. Na praia de Santo Amaro de Oeiras, uma das que mais frequentamos, uma espécie de semáforo foi instalado na entrada da praia e informa sobre a sua lotação. Se ficar vermelho não é permitida a entrada de mais banhistas.

O sistema funciona em todas as praias, as vezes com bandeiras ou outras formas de informar a população se a ocupação está “baixa, elevada ou plena”. Para evitar o deslocamento em vão para praias lotadas, o governo criou um aplicativo chamado Info Praia, que tem a função de informar sobre a lotação de cada local remotamente. Apesar disso, há reclamações quanto a quantidade de pessoas nas praias, principalmente aos sábados e domingos a tarde. 

Para evitar a propagação do coronavírus em Portugal você também consegue assistir, ao vivo, a situação das praias se entrar neste site aqui. Isso é bastante útil para escolher a praia menos cheia para a sua visita.

Coronavírus em Portugal

Na praia, só é obrigatório uso de máscara nos banheiros e estabelecimentos.

COVID-19 em Portugal: como está acontecendo a reabertura das praias

Nas praias, é obrigatório respeitar o distanciamento social (3 metros entre cada guarda-sol ou 1,5 metros entre as toalhas) mas, as vezes, não vemos todos cumprindo essas determinações. Aqui em Portugal não é obrigatório a utilização de máscara na rua, apenas nos transportes e locais fechados, por isso, na praia, também não é preciso estar de máscara. 

Como Portugal é um destino turístico europeu conhecido justamente pelas praias no verão, na região do Algarve (praias mais conhecidas do país) há um claro incentivo para o recebimento de turistas de outros países da Europa. Mas isso acontece ainda de maneira muito tímida. A realidade é muito diferente dos milhões de turistas anuais que a região recebe.

O governo também tem feito muita campanha para que os portugueses façam turismo dentro do país neste ano, para tentar amenizar o impacto na economia. 

Coronavírus em Portugal

Praias da linha de Lisboa-Cascais costumam ficar lotadas no verão porque tem acesso facilitado por trem.

Coronavírus em Portugal

Outras regras:

Como a reabertura do comércio voltou a causar um aumento no número de casos na região metropolitana de Lisboa, o governo decidiu definir regras específicas para bairros e distritos próximos a capital com base nos dados de novos casos em cada localidade.

Na região de Lisboa foi decidido na última semana de junho que cafés e comércio só poderiam funcionar até às 20 horas, horário limite também para a venda de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento, exceto se acompanhando uma refeição em um restaurante.

Essas regras vão sendo reavaliadas e alteradas de acordo com o acompanhamento dos dados. Na região de Lisboa também voltou a valer a restrição de aglomerações terem no máximo 10 pessoas. 

Todas as medidas tem sido reavaliadas a cada 15 dias e nós temos aproveitado para curtir o verão em Lisboa e região, com todos os cuidados e adotando hábitos diferentes, como, por exemplo, dar preferência em deslocar para as praias pela manhã. Nossa torcida é para que a pandemia passe logo a nível mundial e a vida possa voltar ao verdadeiro normal.

Coronavírus em Portugal

Aos fins de semana o controle para evitar aglomerações na praia é intensificado.

Seguro Viagem para Portugal

O Seguro Viagem é obrigatório para Portugal e todos os países que fazem parte do tratado Schengen, na Europa. Muitas pessoas arriscam em viajar para outras partes do mundo sem contratar um Seguro Viagem, porém, na Europa, a situação é diferente pois a falta de um seguro viagem pode impedir a entrada no país, caso o peçam uma comprovação de Seguro Viagem.

Além disso, uma viagem para a Europa, para muita gente, envolve sonhos, planejamento, tempo de pesquisas e um certo investimento financeiro e esse é um dos principais motivos para contratar um bom seguro, pois nunca sabemos o que pode acontecer numa viagem.

Seguro Viagem é algo que nós pagamos esperando não usar mas, caso precise, é extremamente importante estar coberto, ainda mais em um país no qual não dominamos o idioma local.

Nós usamos o seguro da World Nomads, que sempre nos ofereceu um atendimento ótimo em todas as ocorrências que tivemos e tudo foi resolvido sem precisar do pedido de reembolso e através do WhatsApp. Eles oferecem um cupom de 5% de desconto usando o código PROADAVIDA neste link.

Já a buscadora Seguros Promo oferece até 15% de desconto com o cupom NAPROADAVIDA10, neste link. As operadoras mais recomendadas aqui são: Travel Ace e Assist Card. Pesquise e leia bem os itens de Despesa Médica Hospitalar, Seguro Bagagem e Traslado Médico e uma cobertura de, no mínimo, €40.000 (euros). Programe-se, contrate um bom seguro viagem e evite dores de cabeça durante a viagem.

E aí, gostou das dicas? E como está sendo a sua experiência com o pós confinamento? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre Portugal e outros países da Europa e Sudeste Asiático, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

i
Categorias: Europa | Portugal
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

9 Comentários

  1. Fernanda Scafi

    Acompanho 2 amigas que moram em Lisboa peloa Insta e elas já foram a várias praias em Portugal depois da quarentena. E tb sempre postam fotos em restaurante… invejinha

    Responder
    • Victória Farina

      Sim, bem estranho para nós brasileiros que estamos trancados aqui ne! Mas é bom saber que lá em Portugal está sendo tudo mais controlado.

      Responder
  2. Danielle

    Muito legal essa preocupação do governo português. Acredito que o semáforo e o aplicativo devem ajudar bastante a população a identificar a frequência nas praias. O mais importante também é a coinsciência de cada um que se propõe a ir à praia.

    Responder
    • Victória Farina

      Com certeza isso é um ponto crucial, Dani! Esperamos que tenha te ajudado a saber um pouco mais sobre o coronavírus em Portugal 🙂

      Responder
  3. Luciane

    Adorei o post, muito bom saber que está sendo tudo tão bem organizado em Portugal. Vou encaminhar agora mesmo para uma amiga que está indo pra la semana que vem. Adorei a dica!!

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que curtiu e mandou para a sua amiga esse post sobre Coronavírus em Portugal, Luciane! Espero que ela consiga aproveitar bastante 🙂

      Responder
  4. Analuiza+Carvalho

    Interessante saber como anda o coronavírus em Portugal. Vivemos no mesmo planeta, então saber como outros países estão agindo pode ser uma troca de saberes e experiências apesar de sabermos que as realidades de cada lugar são diferentes. Bacana a ideia do semáforo. Por aqui, as praias seguem interditadas, mas com com taxas de contágio e mortes em queda, não sei se permanecerão até o verão e quais serão as regras.

    Responder
    • Victória Farina

      Sim, cada país tem uma maneira diferente de lidar com o coronavírus e é ótimo saber como está a realidade em cada cantinho do mundo, Analuiza 🙂

      Responder
  5. Débora

    Bem legal o semáforo indicando o número de banhistas na praia. Realmente com isso além das câmeras podemos saber se é possível ou não ir para determinada praia. Bem útil o post de como está sendo o verão em Portugal pós confinamento devido ao covid

    Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *