Motorhome na Europa: roteiro de 10 dias pela Alemanha, Áustria, Itália, Suíça e França

Home » Motorhome » Motorhome na Europa: roteiro de 10 dias pela Alemanha, Áustria, Itália, Suíça e França

Atualizado em May 8, 2021

Por: Victória

Atualizado em May 8, 2021

Por: Victória

Ficamos super empolgados com a viagem incrível que o Fábio e a Letícia, do @lisboanamala, fizeram de motorhome na Europa. Por isso, os convidamos para contar um pouco mais da experiência deles viajando sobre quatro rodas no inverno europeu.

Teremos diversos posts com dicas de como viajar de motorhome, quanto custa e as principais dificuldades. Decidimos iniciar com este, contando o roteiro de viagem que fizeram nos 10 dias de viagem visitando 5 países da Europa. Passamos a palavra a eles:

Dois sofás, uma mesa, duas camas, uma cozinha e um banheiro. Tudo isso compactado em um espaço de 6 metros por 2.5 metros e, o melhor de tudo: sobre quatro rodas. Essa foi a nossa casa durante uma experiência de viagem de motorhome na Europa. Foram 10 dias viajando por cinco países no inverno da Europa e, neste post, vamos te mostrar nosso roteiro e dar dicas de como foi a nossa viagem em família de motorhome:

Eurotrip de Motorhome na Europa

Fotografia de nossa passagem por Grindelwald, na Suíça. Foto: @lisboanamala.

Você pode se interessar:
7 lugares incríveis para tirar foto em Lisboa
Mirantes em Lisboa: miradouros incríveis e gratuitos
Outros posts que escrevemos sobre Portugal e Europa

Viagem de motorhome na Europa

Nossa primeira trip de motorhome foi simplesmente incrível e decidimos compartilhar o roteiro de nossa aventura com vocês. Viajamos em cinco pessoas: dois casais de adultos, nós (Fábio e Leti, do @lisboanamala), a irmã da Leti, Joice, o marido dela, Gelson, e a nossa sobrinha Amábile, de 5 anos. Pelo tamanho do nosso time optamos por alugar um veículo para 6 pessoas: um Fiat Ducato, 2018, “autocaravana” marca Sunlight, modelo A72.

Durante nossa viagem percorremos o sul da Alemanha, atravessamos a Áustria, passeamos pelo norte (região das Dolomitas) da Itália, cruzamos a Suíça e conhecemos a Alsácia francesa. Mais do que isso, vivemos esses 10 dias como se estivéssemos dentro de um filme, principalmente pelos cenários por onde passamos. 

Foram cerca de dois mil quilômetros percorridos e muitas histórias para contar. Sem dúvida experimentamos uma forma diferente de viajar, com outras preocupações e despreocupações, valorizando muito o percurso entre as cidades e não apenas os pontos turísticos. Tiramos lindas fotos de locais que nem imaginávamos que estariam no nosso caminho.

Viagem de Motorhome na Europa.

Foto que tiramos no amanhecer, quando dormimos ao pé do Monte Pilatus, na Suíça. Foto: @lisboanamala.

Celular com acesso a internet é um item indispensável na lista
do que levar de uma viagem de motorhome!!

A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil. Confira o melhor pacote para você. Use o cupom NAPROADAVIDA10 e receba 10% de desconto na compra do chip.

Como alugar motorhome na Europa?

Fizemos o aluguel de motorhome diretamente com um proprietário mas utilizando o site campanda.com, que funciona como um Airbnb dos motorhomes. Contaremos mais sobre valores no post “Quanto custa uma viagem de motorhome“. Outro site para pesquisar preço e mais detalhes de aluguel de trailer para viagem é o MotorhomeRepublic. Outros sites de aluguel de motorhome na Europa são: AutoEurope, Go4motorhome rental e McRent.

Nosso roteiro de viagem de motorhome pela Europa

Como passamos o Natal na casa de amigos em Passau, cidade na divisa da Alemanha com a Áustria, iniciamos nossa viagem de motorhome no Sul da Alemanha, em Dachau, cidade a cerca de 30 quilômetros de Munique.

Nosso roteiro “base” de viagem foi em uma espécie de círculo, assim, devolvemos o motorhome no mesmo lugar em que retiramos, mas não passamos duas vezes pelas mesmas cidades. 

  • Local de Partida:  Dachau (Alemanha)
  • Castelo de Neuschwanstein (Alemanha)
  • Nessereith (Região do Tyrol – Áustria)
  • Innsbruck (Áustria)
  • Tires (Dolomitas – Itália)
  • Lavis (Itália)
  • Verona (Itália)
  • Lago di Garda (Itália)
  • Bérgamo (Itália)
  • Como (Itália)
  • Lucerna (Suíça)
  • Interlaken (Suíça)
  • Grindelwald (Suíça)
  • Lauterbrunnen (Suíça)
  • Berna (Suíça)
  • Eguisheim (França)
  • Colmar (França)
  • Estrasburgo (França)
  • Sttutgart (Alemanha)
  • Local de devolução: Dachau (Alemanha)

Segue abaixo o nosso mapa de viagem pela Europa de motorhome:

Vantagens de fazer uma viagem de motorhome:

Saiba mais detalhes sobre como é viajar de motorhome e as principais vantagens nesse post master completo do blog Casal a bordo: “Como é viajar de MotorHome RV: Quais vantagens?“.

Como planejar uma viagem de motorhome?

Embora tínhamos uma base de roteiro no início da viagem (Castelo de Neuschwanstein, Innsbruck, Dolomitas na Itália, Verona, algumas cidades na Suíça e Alsácia francesa), fomos adaptando ele, adicionando e subtraindo possíveis cidades, de acordo com a realidade do nosso percurso. Decidíamos o nosso destino para o dia seguinte, sempre na noite anterior. 

Logo no segundo dia de viagem percebemos como os dias eram “curtos” no inverno da região onde viajávamos. Decidimos assim procurar os locais para dormir sempre antes do fim da tarde, e, consequentemente, acordar mais cedo pela manhã (era ao amanhecer mesmo).

Essa decisão aconteceu em uma situação curiosa. Depois de conhecer o Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha, seguíamos em direção a Innsbruck, na Áustria. Era cerca de 17 horas, quando escureceu muito rápido, somado a uma forte neblina e decidimos parar.

A ideia era abastecer o reservatório de água e seguir viagem, mas descobrimos que estávamos em frente a um hotel chamado Zugspitzblick, com um mirante incrível para o lago Blindsee, um daqueles lindos lagos austríacos. 

Viagem de Motorhome na Europa.

Local que paramos por acaso, em frente a um mirante para o lago Blindsee, na região do Tirol, na Áustria. Foto: @lisboanamala.

Tá querendo estudar mais sobre viagem de motorhome?
Não deixe de ler esses ebooks que foram escritos por pessoas que adoramos e confiamos:
Motorhome: Tudo o que você precisa saber para realizar a viagem dos seus sonhos
Guia completo Motorhome tudo o que você precisa saber

Você também pode se interessar:
Passo a Passo Kombi Motorhome (Kombi de Jah)

Dormimos ali mesmo, e na manhã seguinte, a neblina tinha ido embora e fomos presenteados com uma vista inacreditável. Decidimos então que não poderíamos “perder” cenários assim, ou seja, viajaríamos apenas durante o dia. Fica a dica para quem for viajar no inverno pela Europa!  

Ainda sobre nosso roteiro, a vantagem de iniciar uma viagem assim nesta região da Europa é poder conhecer vários países em poucos dias. Só a Alemanha faz divisa com outros nove países (nove!). Na nossa experiência conseguimos observar as diferenças entre os países, as vezes, em um mesmo dia. 

A temperatura mais baixa que enfrentamos na viagem foi -6ºC, na Áustria. O sistema de calefação do motorhome (sistema a gás) é super eficiente, então, dentro dele, não passamos frio. Tivemos a sorte de não enfrentar nevascas durante o trajeto, o que poderia atrasar a viagem. 

Viagem na Europa, Itália.

Um dos lugares onde pernoitamos, com vista para as Dolomitas, na Itália. Foto: @lisboanamala.

No inverno, algumas estradas que são mais próximas aos topos das montanhas podem ficar fechadas ou ter limitações para veículos maiores, por isso é preciso estudar um pouco o caminho.

Embora o motorhome tivesse pneus para neve, em algumas estradas por onde passamos encontramos placas informando que era obrigatório ter o kit de correntes (para os pneus) durante o período de inverno. As correntes são utilizadas em casos mais extremos, de bastante neve, ou quando ela derrete e vira gelo congelado na pista. 

Talvez o mais incrível de viajar de motorhome é poder acordar e estar naqueles locais paradisíacos. De certa forma, conseguimos aproveitar bem esse potencial na nossa viagem. Nosso top 5 de locais para acampar de forma gratuita nesse roteiro foram:

  • 1) Mirante do lago Blindsee, em Biberwier, na Áustria;
  • 2) Estacionamento em frente ao Cyprianerhof Dolomit Resort, em San Cipriano, na Itália;
  • 3) Estação de teleférico Krienseregg, ao pé do Monte Pilatus, em Lucerna, na Suíça;
  • 4) Ao lado do Lago di Como, na Itália;
  • 5) Estacionamento da Universidade de Estrasburgo, na França. 

Mas, se você ainda não tem uma viagem para a Europa programada, pode fazer um passeio super criativo e interessante de motorhome na Serra Gaúcha só pra começar e ter o gostinho de quero mais!

E aí, nossa experiência te inspirou? Então comece já o planejamento! A Europa é ideal para esse tipo de viagem, tanto pela segurança que oferece (não vimos nenhum acidente na estrada em 10 dias, nem nos sentimos inseguros em nenhum lugar onde dormimos) como pela estrutura dos países para quem viaja de motorhome. Iremos produzir mais alguns posts sobre essa aventura, então, se ficou com alguma dúvida, deixa nos comentários! 

Viagem de Motorhome na Europa em família

Alugamos um motorhome com 6 lugares para essa viagem em família pela Europa. Foto: @lisboanamala.

Seguro Viagem para viagem pela Europa

O Seguro Viagem é obrigatório para viajar na Europa. Muitas pessoas arriscam em viajar para outras partes do mundo sem contratar um Seguro Viagem, porém, na Europa, a situação é diferente pois a falta de um seguro viagem pode impedir a entrada no país, caso o peçam uma comprovação de Seguro Viagem.

Além disso, uma viagem para a Europa, para muita gente, envolve sonhos, planejamento, tempo de pesquisas e um certo investimento financeiro e esse é um dos principais motivos para contratar um bom seguro, pois nunca sabemos o que pode acontecer numa viagem.

Seguro Viagem é algo que nós pagamos esperando não usar mas, caso precise, é extremamente importante estar coberto, ainda mais em um país no qual não dominamos o idioma local.

Nós usamos o seguro da World Nomads, que sempre nos ofereceu um atendimento ótimo em todas as ocorrências que tivemos e tudo foi resolvido sem precisar do pedido de reembolso e através do WhatsApp. Eles oferecem um cupom de 5% de desconto usando o código PROADAVIDA neste link.

Já a buscadora Seguros Promo oferece até 15% de desconto com o cupom NAPROADAVIDA10, neste link. As operadoras mais recomendadas aqui são: Travel Ace e Assist Card. Pesquise e leia bem os itens de Despesa Médica Hospitalar, Seguro Bagagem e Traslado Médico e uma cobertura de, no mínimo, €40.000 (euros). Programe-se, contrate um bom seguro viagem e evite dores de cabeça durante a viagem.

Fotos em Portugal

Morize e Samuel no largo Portas do Sol, em Alfama, cruzando pelo charmoso Elétrico 28. Foto: @lisboanamala.

Sessão de fotos em Portugal?

O casal @lisboanamala, que viveu essa aventura incrível de viagem com motorhome pela Europa, são fotógrafos em Portugal. Eles tiram fotos incríveis que você pode ver no Instagram deles e também em diversos dos posts que eles já escreveram para nós sobre Portugal, dá uma olhadinha e entra em contato com eles para ter fotos maravilhosas da sua viagem em Lisboa. 

Eai, como foi a sua experiência viajando de motorhome na Europa? Bateu vontade de viver essa aventura? A gente também! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre Portugal e outros países da Europa ou Sudeste Asiático, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?

Indo para a Tailândia?

Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

17 Comentários

  1. Ligia

    Estou adorando a ideia de viajar de motorhome, mas tenho uma dúvida. Existe tomada para usar secador de cabelos? Kkkk

    Responder
    • Victória Farina

      Claro que sim!! Existe tomada para viver no motorhome já que você cozinha, toma banho e até vai no banheiro, Ligia. Tenho certeza que vai amar a experiência de viajar de motorhome 🙂

      Responder
  2. Fernanda Scafi

    Que roteiro lindo pela Europa! Nunca viajei de motorhome e acho q a maior vantagem é essa de mudar um pouco o roteiro de última hora. Mas não sei se é uma boa, considerando a quantidade de cidades históricas na região, que tem muuuitas ruas apertadas e inapropriadas para motorhome. Para regiões onde a natureza é o destaque é uma boa ideia, mas acho q na questão de cidades históricas, eu não faria não.

    Responder
    • Victória Farina

      Verdade, Fernanda! Nós escrevemos um pouco sobre as dificuldades de viajar de motorhome na Europa em outro post SUPER completo que fala desse probleminha 🙂

      Responder
  3. ana

    Nossa deve ter sido incrível viajar de Motorhome na Europa, passaram por vários lugares interessantes.

    Responder
    • Victória Farina

      Sim sim, adoramos a viagem que o @lisboanamala fez de motorhome na Europa, Ana!

      Responder
  4. Marina

    Que show essa viagem!!! Adoro viajar de carro para ter total liberdade de conhecer todos os lugares por que passo, mas imagina numa casas sobre rodas, podendo também dormir em qualquer lugar! Amei!!!

    Responder
    • Victória Farina

      Siiiim Marina, essa idéia de viajar de motorhome é PERFEITA! Nós queremos muito fazer um roteiro desses em breve e contar todos os detalhes para vocês 🙂

      Responder
  5. Adriana Magalhães

    Sempre quis fazer uma viagem de motorhome e essas dicas são valiosas. Cada história linda! Adorei

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que curtiu nossos relatos e roteiro de viagem de motorhome na Europa, Adriana 🙂

      Responder
  6. Chay Cardoso

    UAUUU, fiquei com vontade de repetir esse roteiro. Fantásticas as fotos, as histórias, as paisagens! Adorei!

    Responder
    • Victória Farina

      Esse roteiro de motorhome na Europa foi incrível, ne Chay? Nós também amamos e queremos fazer uma viagem assim um dia bem próximo, espero!

      Responder
  7. Claudia

    Que viagem incrííível!!! E que dicas maravilhosas. Quero muito ter a experiência de um roteiro de motorhome. Muito obrigada por compartilhar a viagem e as dicas!! Amamos o @lisboanamala

    Responder
    • Victória Farina

      Quem não ama o @lisboanamala??? As fotos deles são incríveis, ne? E a viagem de motorhome pela Europa deles foi absurda de maravilhosa, nós esperamos poder fazer uma em breve também 🙂

      Responder
  8. Fabi

    Os cenários são realmente maravilhoosos! Conhecer os países dessa forma deve ser uma experiência e tanto. Super úteis todas as dicas!

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que curtiu a experiência de viajar de motorhome na Europa, Fabi! Espero que consiga fazer isso em breve, temos certeza que vai amar 🙂

      Responder
  9. Débora

    Nossa era tudo que eu adoraria fazer conhecer a Europa , países incríveis como Suiça, Alemanha, Áustria e França… Em um motorhome… Uallllll uma aventura e tanto

    Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *