Como chegar em Alfama, bairro tradicional de Lisboa

Home » Portugal » Como chegar em Alfama, bairro tradicional de Lisboa
Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Alfama é um dos bairros de Lisboa mais conhecidos pela beleza de suas vielas, casas e becos. O casal @lisboanamala já nos deu várias dicas nesse post com o que fazer em Alfama com diversas dicas de viagem mas, neste aqui, vamos te mostrar como chegar em Alfama de transporte público saindo da Praça do Comércio, no centro de Lisboa e também do aeroporto internacional da capital de Portugal. Esperamos que te ajude no planejamento de viagem para Portugal e que consiga conhecer essa cidade maravilhosa e tão tradicional da melhor maneira:

Chegar em Alfama, Lisboa

As maravilhosas casas de Alfama com seus azulejos tradicionais.Foto: @lisboanamala.

Você pode se interessar:
Alfama, um dos bairros mais tradicionais de Lisboa
7 lugares incríveis para tirar foto em Lisboa
Lisboa à noite: melhores lugares para visitar e fotografar
Outros posts que escrevemos sobre Portugal e Europa

Como chegar em Alfama, bairro de Lisboa?

Devido as características do bairro, que tem ruas bastante estreitas, são poucos os ônibus que circulam por Alfama. Por isso, a forma mais comum de se locomover é com o tradicional Elétrico (bondinho), que aliás, é o único transporte público em algumas regiões de Alfama. Aí vão algumas dicas de como ir a Alfama de dois pontos estratégicos da cidade:

Como chegar em Alfama saindo da Praça do Comércio

São cerca de 800 metros da principal praça de Lisboa até o miradouro de Santa Luzia, um dos pontos centrais de Alfama, mas como você vai caminhar bastante por lá, vale a pena poupar as pernas nessa subida. Para ir de transporte público são duas principais opções:

1) Elétrico 28: caminhe até a Rua da Conceição (muito linda!) e pegue o bondinho sentido Martim Moniz (ou Graça, se ele estiver com o trajeto reduzido). Ele fará diversas paragens dentro de Alfama, é só você escolher onde quer descer. O Elétrico 12, sentido Martim Moniz, também passa na mesma rua e vai até ao miradouro Portas do Sol, em Alfama. 

2) Ônibus 737 Castelo: é o único ônibus que circula por Alfama e sua linha é bem curta (apenas 6 paradas), saindo da Praça da Figueira. Basicamente sua função é sair da Baixa de Lisboa e subir até o Castelo de São Jorge. Uma das paradas é no miradouro de Santa Luzia, caso você não queira começar o seu passeio diretamente pelo castelo. Para pegar este ônibus até Alfama você também tem que ir até uma parada na Rua da Conceição.

Dicas de Lisboa

As escadarias de Alfama são de tirar o fôlego (literalmente). Foto: @lisboanamala.

Tá com viagem marcada para Portugal e quer saber mais sobre
sessão de fotos com brasileiro em Lisboa?
Manda mensagem para o Fábio e a Letícia do @lisboanamala que eles vão
te dar mais informações para ter fotos incríveis na sua viagem a Portugal.

Como chegar em Alfama saindo do Aeroporto Internacional de Lisboa

O aeroporto fica a cerca de 7 quilômetros de Alfama. A forma mais rápida (e fácil) de ir para Alfama é inicialmente pegar o metrô (estação fica anexada ao aeroporto) e dirigir-se a uma dessas estações:

Martim-Moniz (linha Verde):

Chegando na praça Martim Moniz é possível pegar o Elétrico 28 ou 12, ambos vão para Alfama, mas fazem trajetos diferentes. O caminho do Elétrico 28 é mais longo, e muitos turistas utilizam ele para conhecer o bairro a partir do “bondinho”. Como ambos tem a parada inicial na praça, não tem como pegar para o lado errado.

Quem quer uma opção mais rápida (já que o Elétrico 28 pode ter fila), a alternativa é o micro-ônibus (aqui chamado de carrinha) 734, que também sai do Martim Moniz. É só descer na Igreja São Vicente de Fora, com exceção da terça-feira, quando seu trajeto vai apenas até a Graça (bairro ao lado de Alfama).   

Santa Apolónia (linha Azul):

Próximo ao Museu Militar está a parada do micro-ônibus 734 (o mesmo que sai do Martim Moniz, mas iniciando o trajeto no sentido oposto). O transporte passa ao lado do Panteão Nacional e da Igreja São Vicente de Fora (exceto na terça-feira, dia de Feira da Ladra, quando o trajeto muda).

Terreiro do Paço (linha Azul):

É a estação de metrô que dá acesso direto a Praça do Comércio, então, de lá, é só pegar o Elétrico 28, 12 ou o ônibus 737. 

Outras opções de como sair do aeroporto de Lisboa para o seu hotel:

Do aeroporto até Alfama você também pode reservar um transfer (para fugir da fila de taxis e do transporte público) por cerca de 17 euros. Tem também o Aerobus por somente 3,60 euros por pessoa ou um transfer compartilhado de van por apenas 7 euros por pessoa.

Chegar em Alfama, Lisboa

O bairro é conhecido pelas suas vielas e roupas penduradas. Foto: @lisboanamala.

Principais dicas sobre como chegar até Alfama:

  • Na nossa dica de como ir a Alfama de metrô tenha atenção que será preciso trocar de linha no metrô, já que a estação Aeroporto é a estação final da linha Vermelha. Das duas opções de troca, a com a linha Verde é a mais rápida para se chegar a Alfama.
  • Se for comprar o bilhete diretamente com o motorista os valores são: Elétrico (3 euros) e ônibus (2 euros). Existe um bilhete Carris/Metro, adquirido na estação de metrô, que custa 1,50 euros e é válido para uma viagem de metrô associada a outros transportes durante 60 minutos. A versão Carris/Metro de bilhete diário (válido por 24 horas) custa 6,40 euros. Esta é uma ótima opção para um dia inteiro rodando por Lisboa de metrô, Elétrico ou ônibus.
Veja mais detalhes sobre os principais passeios em Alfama:
E reserve os principais passeios de Lisboa:

Onde ficar em Alfama, Lisboa

Queremos te ajudar a decidir a sua hospedagem em Alfama e, por isso, separamos os hotéis e guest houses mais recomendados:

Como chegar em Portugal?

Se já estiver em viagem pela Europa deve usar o Flixbus, empresa de ônibus ótima para transportes na Europa. Nós usamos e recomendamos muito já que o ônibus é super bem equipado e os valores são bem acessíveis (chegando a menos de 5 euros).

Se você estiver vindo do Brasil a Portugal as principais cias aéreas são: TAP, LATAM, United Airlines e Lufthansa.

Para se deslocar por Portugal recomendamos usar ônibus ou alugar um carro.

Quais bairros visitar em Lisboa

As maravilhosas escadas de Alfama, em Lisboa. Foto: @lisboanamala.

Seguro Viagem para Portugal

O Seguro Viagem é obrigatório para Portugal e todos os países que fazem parte do tratado Schengen, na Europa. Muitas pessoas arriscam em viajar para outras partes do mundo sem contratar um Seguro Viagem, porém, na Europa, a situação é diferente pois a falta de um seguro viagem pode impedir a entrada no país, caso o peçam uma comprovação de Seguro Viagem.

Além disso, uma viagem para a Europa, para muita gente, envolve sonhos, planejamento, tempo de pesquisas e um certo investimento financeiro e esse é um dos principais motivos para contratar um bom seguro, pois nunca sabemos o que pode acontecer numa viagem.

Seguro Viagem é algo que nós pagamos esperando não usar mas, caso precise, é extremamente importante estar coberto, ainda mais em um país no qual não dominamos o idioma local.

Nós usamos o seguro da World Nomads, que sempre nos ofereceu um atendimento ótimo em todas as ocorrências que tivemos e tudo foi resolvido sem precisar do pedido de reembolso e através do WhatsApp. Eles oferecem um cupom de 5% de desconto usando o código PROADAVIDA neste link.

Já a buscadora Seguros Promo oferece até 15% de desconto com o cupom NAPROADAVIDA10, neste link. As operadoras mais recomendadas aqui são: Travel Ace e Assist Card. Pesquise e leia bem os itens de Despesa Médica Hospitalar, Seguro Bagagem e Traslado Médico e uma cobertura de, no mínimo, €40.000 (euros). Programe-se, contrate um bom seguro viagem e evite dores de cabeça durante a viagem.

Como chegar em Alfama, bairro tradicional de Lisboa

Morize e Samuel no largo Portas do Sol, em Alfama, cruzando pelo charmoso Elétrico 28. Foto: @lisboanamala.

Como contratar fotógrafo brasileiro em Lisboa?

Mande uma mensagem para a Letícia e o Fábio no Instagram @lisboanamala que eles vão te responder com mais detalhes sobre a sessão de fotos em Lisboa e Portugal. Já aproveita e segue o Insta deles que as fotos são incríveis e os stories são cheios de dicas!

E você, já sabia como chegar no bairro de Alfama em Lisboa? Compartilha com a gente! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre Portugal e outros países da Europa ou Sudeste Asiático, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

i
Categorias: Europa | Portugal
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

16 Comentários

  1. Carla Alexandra Fernandes Mota

    Adoro Lisboa e em especial o bairro de Alfama. Chegar em Alfama vale mesmo a pena porque o bairro é lindo de morrer e onde vale a pena perder-se.

    Responder
    • Victória Farina

      Ótimo saber que ama Alfama tanto quanto nós, Carla! Que bairro, não é?

      Responder
  2. Ruthia Portelinha

    Post muito completo e com muitas dicas para chegar e ficar em Alfama. É um dos bairros mais tradicionais de Lisboa e esse casal tem fotos lindas de lá. Vou ver o IG deles

    Responder
  3. Danielle

    Eu já fui a pé, de carro e de elétrico. Curto mais desbravar o bairro a pé, onde me permite observar melhor cada cantinho.

    Responder
    • Victória Farina

      Com certeza a pé é a melhor solução para visitar o melhor de Alfama, Dani!

      Responder
  4. Luciana Rodrigues

    Nos anos em que eu ía muito para Lisboa, eu fic ava hospedada no Bairro Alto, mas sempre dava altos rolês pela Alfama. Acho um cantinho muito gracioso.

    Responder
    • Victória Farina

      Alfama é lindo demmmais, Luciana. Mas realmente se hospedar no Bairro Alto é melhor se curte uma noite movimentada 🙂

      Responder
  5. Murilo Pagani

    Bom saber que dá para chegar em Alfama com o transporte público!
    Sem dúvida é um dos bairros que estarão no meu roteiro em Lisboa. É uma vizinhança muito fotogênica, né?!

    Abraço

    Responder
    • Victória Farina

      Com certeza é um dos bairros mais lindinhos de Lisboa, Murilo! Nós adoramos s2

      Responder
  6. Marcela

    Eu tenho muita vontade de voltar a Lisboa e passear direito pela cidade. Só estive lá numa escala e mal conheci a Alfama.

    Responder
    • Victória Farina

      Tem que voltar para visitar Lisboa e seus bairros maravilhosos, Marceela! Tenho certeza que vai amar ainda mais.

      Responder
  7. Ana Carolina

    O bairro da Alfama é um dos mais lindos de Lisboa, eu conheci e super recomendo. Adorei suas dicas explicando como chegar lá.

    Responder
    • Victória Farina

      Nós também ADORAMOS Alfama e achamos ótimo o @lisboanamala nos dar dicas de como chegar nesse bairro tão tradicional de Lisboa 🙂

      Responder
  8. Polliana Ribeiro

    Estive em Lisboa em 2014 e amamos Alfama. O texto está bem explicadinho!

    Responder
  9. Débora

    Olha só estas dicas!!! Amei e com certeza serão extremamente úteis quando for conhecer Alfama…

    Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *