O que fazer em Saranda, na Albânia

Home » Albânia » O que fazer em Saranda, na Albânia
Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Saranda é um cidade ao sul da Albânia, rodeada de praias maravilhosas na região conhecida como Riviera Albanesa e, esta é uma das principais motivações para a maioria das pessoas que desejam visitar a Albânia. Já estivemos em Saranda duas vezes por um longo período de tempo e amamos essa cidade litorânea com praias vazias e paradisíacas. Vamos mostrar o que fazer em Saranda ou Sarandë, como também é chamada essa cidade da Albânia ainda não tão conhecida pelos brasileiros.

o que fazer em Sarande na Albânia

Você vai se interessar:
Albânia: dicas de viagem e cidades para visitar
Castelos na Albânia: dicas e informações úteis
Nossos posts sobre a Europa e Sudeste Asiático

O que fazer em Saranda, na Albânia

Praias de Saranda

Uma das principais coisas para fazer em Saranda é aproveitar as praias paradisíacas que tem espalhadas pela região. São tantas que você precisaria de muitos dias em Saranda para visitar cada paraíso. Segue a lista:

Hasta la Vista beach (No name beach)

A nossa praia preferida é uma sem nome que fica bem pertinho da Mirror beach (Pasqyra beach). Nós agora chamamos essa praia de Hasta La Vista Beach que é o nome do hostel que nos voluntariamos em Saranda e a sua localização no Maps.me é está aqui 39°48′22.97″N 20°00′23.82″E.

Visitamos muitas vezes esse paraíso e, na maioria, o nosso grupo ficava sozinho ou dividia a praia com uma ou duas famílias albanesas.

O que fazer em Saranda, na Albânia

Hasta La Vista Beach, uma praia escondida na riviera albanesa. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida.

O que fazer em Saranda, na Europa

Praias em Saranda

Mirror Beach (Pasqyra beach)

A Pasqyra beach também é maravilhosa e super merece ser visitada principalmente pela rocha imensa que tem na sua frente. Você pode e DEVE ir nadando até lá, passar pela mini caverna e também subir em cima da pedra e pular lá do alto. Se tiver aparelhos de snorkeling, leve com você, porque eu conseguia ver os corais lá embaixo mesmo sem ter levado o meu.

O que fazer em Saranda, na Albânia

Victória na Pasqyra beach. Foto: Bruno/@naproadavida

Não viaje para a Europa sem seguro viagem!
Na Europa o seguro é de extrema importância e na maioria dos países, os viajantes são obrigados a ter um seguro viagem para o período que passará no continente. Durante a nossa viagem, nós usamos a World Nomads e o suporte foi sensacional e em português sempre que precisamos.
Eles oferecem 5% de desconto com o código: PROADAVIDA.

Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5.
Assista aos vídeos desta playlist para ajudar na hora de fechar o seguro e garantir o desconto.
Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar a Albânia sem seguro. 😉

Região de Ksamil: uma das melhores praias na Albânia

Um pouco mais afastado de Saranda tem a região de Ksamil. A água do mar é incrivelmente maravilhosa e apaixonante mas não super amamos essa praia porque, mesmo em Setembro quando visitamos, estava bem cheia.

Ksamil: O que fazer Saranda.

A região de Ksamil que é maravilhosa, porém lotada. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

Outro motivo para não curtirmos Ksamil é que as praias foram tomadas pelos restaurantes que construíram calçadas e colocaram cadeiras de praia e foi bem difícil encontrar um lugar para estendermos a nossa canga e relaxar sem ter que pagar nada por isso. Mesmo assim, curtimos nosso dia explorando Ksamil e recomendamos que faça o mesmo.

Monastir Beach

Entre Saranda e Ksamil existe a Monastir beach (ou Manastir, em albanês) que é uma praia bem pequena. A água é super transparente e maravilhosa mas, na primeira vez que visitamos, estava com ondas imensas e ventando bastante. O acesso a essa praia é ótimo e lá tem um estacionamento gratuito além de um restaurante e, obviamente, diversas cadeiras de praia para você alugar (se quiser).

O Bruno também fez mergulho de cilindro nesta praia e, apesar de não ter visto muita vida marinha ou corais, curtiu o dia com seus amigos que estavam experimentando o esporte pela primeira vez.

Monastir beach, O que fazer Saranda.

Manastiri beach, como é chamada em albanês. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida.

Você sabia que em nossa viagem pelo mundo já moramos na
Tailândia, Malásia e visitamos praticamente todo o Sudeste Asiático?
Leia nossos posts sobre o Myanmar, a Indonésia e as Filipinas que são países que amamos. 

Praias de Saranda

Lukove Beach

Você já percebeu que tem praia que não acaba mais na Riviera Albanesa, né? Vamos te mostrar mais uma maravilhosa e pouco conhecida. Na direção contrária das praias anteriores, no sentido de Himarë, também tem a Lukova beach.

Eu não visitei essa praia mas o Bruno foi algumas vezes e amou de paixão o lugar. Na verdade, como ele estava com um albanês, eles foram numa parte bem afastada da praia e, por este motivo, não tinha quase ninguém além do grupo deles. A praia é linda, com água transparente e super extensa. O Bruno fez vídeos incrivelmente lindos desse dia e postamos no Instagram.

O que fazer em Saranda, na Albânia

Lukovë beach, em Saranda na Albânia. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida.

Bunec Beach

Bunec beach é uma das praias mais legais de conhecer em Saranda. Ela fica um pouco depois de Lukova, no sentido de Tirana. É uma praia relativamente vazia, mas que conta com uma certa estrutura em termos de restaurantes e bares.

Chegando nessa praia, o ideal é caminhar para o lado direito, pois ali existem diversas prainhas desertas depois de uma trilha com vistas sensacionais.

O que fazer em Saranda, na Albânia

Em 2019 essa praia recebeu o Rainbow Gathering Albania, uma espécie de comunidade de pessoas que se juntam com a ideia de viver em harmonia, liberdade, respeito e livre de qualquer aparelho tecnológico por uma semana ou mais.

É algo bem hippie, mas é interessante de se ver. Eles montaram um acampamento e, no final dessas prainhas, existe um pequeno rio com água bem geladinha que vem das nascentes montanha acima. Ali, os organizadores da comunidade criaram uma espécie de piscina natural, onde você pode curtir a água doce ou se limpar ao sair do mar.

Para chegar nessa praia, existe uma pequena estrada de terra de mais ou menos 1,5km saindo da estrada principal.

Praia do centro de Saranda

Ah, quase fui esquecendo que a praia do centro de Saranda também é maravilhosa. Você nem precisa ir longe e pode ficar na mais próxima do seu hotel que você ainda assim vai relaxar e curtir uma praia com água transparente. Se estiver com fome pode ir comer em um dos restaurantes da região que são geralmente de frutos do mar e bem baratos se comparados com os países vizinhos europeus.

O que fazer em Saranda, na Albânia

Praia do centro de Saranda, na Albânia. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida.

Na esquina do hostel Hasta La Vista, local que nos voluntariamos as duas vezes que visitamos Saranda, tem o restaurante mais em conta da região que se chama Taverna Peshkatari 2 e vende frutos do mar a preços muito bons.

Foi lá que tivemos a refeição mais cara de todas as cidades da Albânia e pagamos €15 para os dois.
Outra dica é experimentar o famoso börek (ou burek) que é um salgado típico da Albânia, e que é vendido em qualquer padaria e custa bem bem barato, algo entre 50 e 100 Lek.

O que fazer em Saranda

Mergulho em Saranda

O Bruno adora mergulhar em todos os lugares que visita desde quando moramos na Tailândia e aprendemos a amar o esporte. Nunca tínhamos ouvido falar sobre mergulho na Albânia mas, quando o Bruno foi pela segunda vez em Sarande sozinho, conheceu amigos que estavam na cidade e que nunca haviam mergulhado.

Eles entraram em contato com a Sarande Diving que toparam levar o grupo deles para um mergulho experimental, o famoso batismo. Ele mergulhou ao lado dos amigos para vê-los curtindo o primeiro mergulho da vida.

O que fazer em Saranda, na Albânia

Eles mergulharam na Manastiri Beach e não é um lugar para quem quer ver vida marinha ativa e corais e, sinceramente, não creio que o mergulho em Sarandë seja muito melhor que isso, já que as praias são de pedra e sem muitos corais.

O legal em mergulhar por ali pode ser visitar o naufrágio da Segunda Guerra Mundial que existe na baía de Saranda, porém, esse tipo de mergulho é permitido somente para quem possui certificação ou alguma experiência prévia.

No geral o Bruno curtiu o dia com amigos e a experiência de mergulhar em um lugar novo, dessa vez no chamado Ionian Sea.

O que fazer em Saranda além de visitar praias

Blue Eye Saranda (Syri i Kalter)

Além das praias, Saranda guarda um segredo sagrado e maravilhoso: a nascente chamada Olho Azul Albânia ou, como é mais conhecida internacionalmente, Blue Eye (ou Syri i Kalter em albanês).

Foi lá que tivemos um dos dias mais divertidos em Saranda e ficamos abismados com a beleza e autenticidade desse lugar. Vou só mostrar a foto para vocês entenderem o que eu estou falando.

Blue Eye, O que fazer Saranda.

Bruno no Blue Eye, uma das atrações da Albânia que mais amamos.

O Blue Eye é uma nascente de água cristalina e bem gelada que sai durante todo o ano formando os rios que cortam as montanhas do sul da Albânia. A água em Blue Eye normalmente está em uma temperatura de 10ºC e só de colocar os pés já dá pra sentir a dor do frio até nos ossos hahaha.

Mas mesmo assim, nós aceitamos o desafio dos locais e pulamos desde plataforma bem no meio da nascente, que nos joga para fora. É um lugar lindo e merece ser visitado, mas o legal é pular na água, ok?

Que tal garantir o seu chip com internet antes de sair do Brasil?

A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil. Confira o melhor pacote para você. Use o cupom NAPROADAVIDA10 e receba 10% de desconto na compra do chip.

O que fazer em Saranda além de visitar praias

Castelo de Saranda (Lëkursi Castle)

Este castelo, que agora virou restaurante, fica no topo da cidade e tem uma vista panorâmica privilegiada de toda Saranda. Não deixe de visitar esse ponto principalmente durante o pôr do sol. Você não é obrigado a consumir nada no restaurante e o estacionamento é gratuito, então aproveite uma das principais vistas panorâmicas de Saranda.

Castelo de Saranda: O que fazer Saranda.

Vista maravilhosa do pôr do sol do Lëkursi castle, o Castelo de Saranda. Foto: Victoria/@naproadavida.

Agora se quer ter uma experiência diferente em Saranda sugiro que reserve uma noite para curtir comida de boa qualidade e não tão cara no restaurante que é super fofo com decoração ainda do castelo medieval que já foi um dia, o Lëkursi Castle.

Para chegar no castelo de Saranda você pode ir de carro ou de ônibus. Se for de transporte público planeje ir com antecedência porque toda a malha de transporte público é BEM complicado em Saranda e toda a Albânia com muitos atrasos e mudanças de rota.

Nadar até o naugráfio da Segunda Guerra Mundial (MV Probitas)

Sim, existe um navio afundado em Saranda e que foi usado durante a Segunda Guerra Mundial. Ele está localizado na baía de Sarande e é usado para a prática de mergulhos com cilindro. Porém, se você não deseja fazer mergulho, é possível ir nadando até o navio usando apenas um aparelho de snorkel, já que o naufrágio pode ser visto desde a profundidade de 5 metros.

O navio está a cerca de 200 metros da costa, bem em frente ao restaurante Alfa. Ali existe uma pequena plataforma de apoio onde você pode entrar na água e nadar até o navio. Se você não se sente seguro em nadar até lá, leve uma bóia para descansar ou chame algum local para te acompanhar. O pessoal do Hostel Hasta La Vista pode ajudar com isso.

Atrações de Saranda além das praias

Visitar a mesquita e a igreja católica de Sarande

Sarande já foi dominada e comandada por diferentes povos e de diferentes etnias e religiões. Dentre elas, os que mais marcaram foram os romanos, gregos, turcos e os árabes.

Isso gerou um mix na cidade e você pode perceber pelo povo e também pela mesquita Qafe Gjashta, que todos os dias faz o chamado para oração em determinados horários e logo ali, pertinho, uma igreja católica.

Ver as ruínas da sinagoga e o Friendship Park

Essas ruínas não são nada impressionantes se você não gosta de história e arqueologia, mas é interessante saber que ali existiu uma sinagoga desde o século V, o que deixa indicios de uma das mais antigas comunidades judaicas dos países Balcãs.

As ruínas ficam no coração da cidade, bem em frente ao terminal de ônibus. Ali ao lado está o Friendship Park, que é bem pequeno e possui uma fontes, e talvez seja uma boa para descansar um pouco se não quiser ficar na praia.

O que fazer em Saranda a noite

Apesar de ser um lugar que recebe muitos turistas durante o verão, Sarande não é bem o lugar para os que buscam festas e noitadas bem animadas. Em Sarande, os bares mais comuns de se visitar são o Orange Cocktail bar, que tem música mais animada e está sempre cheio. O Jericho Cocktail Bar também tem uma certa animação em alguns dias durante o verão.

O 21 Bar é uma boa para curtir um som com DJ, principalmente às sextas-feiras. Este é um dos únicos bares que ficam abertos durante o inverno, o que eles chamam de winter bar.
De resto, é legal curtir algum restaurante a beira-mar ou sentar num dos barzinhos mais tranquilos na promenade de Sarande.

Onde ficar em Saranda (turismo)?

Para ter uma experiência demais em Saranda super recomendamos que fiquem hospedados no lugar em que fizemos trabalho voluntário, o Hasta La Vista. Lá eles possuem um hostel e um apartamento no mesmo complexo. Veja mais detalhes sobre o hostel no post que fizemos especialmente sobre esse lugar maravilhoso.

Além de ser bem perto da praia e ter uma estrutura novinha, o Albano, dono do hostel, é uma das pessoas que mais marcaram a nossa viagem pela Europa. Gentil, educado e te leva nos melhores lugares da região com a sua dog linda, a Tempo, sempre junto.

Mas, se quiser algo diferente, indicamos que alugue um apartamento de frente ao mar e curta o que Saranda tem de melhor. Como Saranda é conhecida como a cidade resort da Albânia você não terá dificuldade nenhuma de encontrar um apartamento para alugar ou um hotel ou hostel.

As opções mais recomendadas para se hospedar em Saranda são: Elti Apartment, Relax Apartments Saranda e Kristina Bellavista B&B que, além de terem ótima infra estrutura, ainda custam menos que € 30 a diária.

O que fazer em Saranda, na Albânia (viagem) 

Passeios de um dia saindo de Saranda (day trips)

Além da região de Ksamil, você pode visitar cidades e pontos turísticos próximos de Saranda. Os mais famosos e legais de visitar são:

  • Gjirokaster (veja nosso post sobre O que fazer na Albânia com mais detalhes)
  • Porto Palermo
  • Borsh
  • Himare
  • Complexo arqueológico Butrint: ruínas históricas que ficam a cerca de 20 km dos principais hotéis de Saranda.

E aí, gostou das dicas? E como foi a sua experiência de viagem na Albânia? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos da Albânia e outros países da Europa, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

i
Categorias: Albânia | Destinos | Europa
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

1 Comment

  1. Débora

    O litoral da Albânia é realmente bem lindo, as praias são muito paradisíacas… Sensacional

    Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *