Por que fazer uma procuração antes de viajar?

Home » Planejamento » Por que fazer uma procuração antes de viajar?

Atualizado em Feb 3, 2021

Por: Bruno

Atualizado em Feb 3, 2021

Por: Bruno

Quando eu fui trabalhar a bordo de navios de cruzeiros, nem sequer passou pela minha mente o tanto de coisas que poderiam acontecer em terra, no período em que eu estivesse em alto mar, do outro lado do mundo. E nem o quanto essas coisas poderiam exigir a minha presença para serem resolvidas ou de alguém com uma procuração para me representar.

Pois bem. Embarquei e algumas coisas foram acontecendo, mas eu não podia resolvê-las, pois estava muito longe e a maioria precisava que eu estivesse presente para assinar, dar o ok ou simplesmente para tomar a decisão. Como não eram coisas urgentes, acabei deixando para resolver quando acabou o meu contrato, nove meses depois.

Receba outras dicas como esta e sobre viagens direto no seu e-mail. Preencha os campos abaixo:

Por que fazer uma procuração antes de viajar?

Mas e se fosse algo MUITO urgente?

Eu infelizmente não poderia resolver e talvez arcaria com consequências graves ou gastaria uma grana maior para resolver às pressas. Mas com uma procuração, esse tipo de problema pode se tornar MUITO mais fácil de ser resolvido.

Alguns problemas que eu tive

Banco (sempre eles)

Quando eu estava a bordo, eu precisei fechar uma conta bancária. Ela estava me dando prejuízos com muitas taxas e eu realmente não tinha pretensões de usá-la. Porém, eu precisava estar presente para isso, coisa que só consegui fazer seis meses depois, quando o navio chegou no Rio de Janeiro.

Faculdade

Eu havia terminado a faculdade, mas fiquei devendo algumas horas complementares e, por isso, eles não poderiam me entregar o diploma. Após resolvida essa pendência, a retirada do diploma só poderia ser feita por mim ou alguém com uma procuração.

Os meus “problemas” foram pequenos e pude resolvê-los depois, com mais tempo e tranquilidade, mas com uma procuração, teria resolvido na hora.

Porque fazer uma procuração de plenos poderes para viajar.

Exemplos de problemas/ necessidades que podem ocorrer na sua ausência

Banco

Além do problema de fechamento de contas, outras coisas podem ocorrer, como no exemplo a seguir: você está viajando e usando o seu cartão para compras e saques, e em algum momento você erra a senha algumas vezes e seu cartão é bloqueado. Alguns bancos só fazem o desbloqueio do cartão se o titular comparecer à agência. Mas, com uma procuração em mãos o seu procurador pode resolver isto para você.

Compra/ Venda de imóveis ou outros bens

O seu representante no país pode tomar as decisões por você caso precise fazer algo do tipo.

Abertura/ Gerenciamento de uma empresa

Durante as viagens, oportunidades podem surgir. E se você precisar abrir uma empresa para levar algum plano adiante? Esta pessoa também pode resolver ou ajudar com questões necessária pra você e sua empresa.

Passaporte/ e ou outros documentos

Em alguns países fica totalmente inviável se deslocar de uma cidade para outra onde tenha uma embaixada brasileira. Resolver algumas questões sobre o passaporte e sua situação fora do país, pode ser mais fácil se feita no Brasil.

Porque fazer uma procuração de plenos poderes para viajar.

Esperamos poder ajudar você a planejar a sua viagem

E nós, vamos fazer uma procuração?

Agora que estamos indo para a Ásia, e o nosso plano é de ficar um longo período por lá, nos vêm à mente a questão da importância de se fazer uma procuração. Não podemos correr o risco de algo acontecer enquanto viajamos e termos que parar uma parte da viagem ou ficar correndo para resolver assuntos burocráticos.

Portanto, sim faremos e deixaremos as procurações com um parente de confiança, para que possa resolver assuntos que forem surgindo ou que necessitem de nossa “presença” para uma solução.

Dica importante:

Na hora de fazer uma procuração, tenha em mente o que você quer colocar no documento e quais poderes você está cedendo à pessoa pois, se por exemplo, você precisar vender um imóvel ou veículo em determinado momento e o mesmo não estiver descrito entre os itens que você possui, essa procuração pode se tornar um papel inútil. Os bancos e/ou órgãos não a aceitarão e isso pode gerar uma dor de cabeça maior.

O que fazer em caso de problemas ou não aceitação?

Uma saída para este caso, seria ir até um consulado ou embaixada brasileira no país em que está e com a ajuda de um profissional, fazer uma nova procuração. Tenha certeza de que você está seguindo o modelo ou requisitos do órgão ou banco que receberá o documento, pois caso contrário, terá que fazer de novo e de novo até que esteja da forma que eles querem.

Neste post, a Victória explica direitinho como fazer uma procuração e dá dicas de valores. Espero ter ajudado e que vocês não tenham problemas durante a viagem e se houverem, que sejam resolvidos sem maiores dores de cabeça e processos burocráticos.

Qualquer dúvida, deixem um comentário aqui em alguma de nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Achou este post interessante? Salve para ler depois!

Por que fazer uma procuração antes de viajar?

Veja também:

 

Que tal compartilhar?

Indo para a Tailândia?

Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

Publicado em: Atualizado em Feb 3, 2021
i
Categorias: Planejamento
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Bruno</a>
Bruno
Já morei numa casa de lata flutuante onde o maior prazer era descobrir os sete mares. Trabalhei nos maiores eventos esportivos do mundo e vi o Bolt voando para mais um ouro no Rio de Janeiro. Hoje viajo o mundo sem data de volta para casa, na verdade, tenho chamado o mundo de minha casa. Não conto quantos países conheci pelo número de carimbos no passaporte, pois às vezes conheço dez países dentro de um só. Mergulhador e amante do oceano, amo aprender novos idiomas e coisas novas e escrevo sobre algumas das minhas aventuras no Na Proa da Vida.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

0 Comments

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *