Como fazer uma procuração de plenos poderes?

Home » Planejamento » Como fazer uma procuração de plenos poderes?
Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Como já sabem, estamos fazendo uma viagem que já dura mais de três anos pelo Sudeste Asiático e Europa e, isto nos fez aprender várias coisinhas que eu nem imaginaria ter que fazer tão cedo na vida para planejar uma viagem longa e uma delas é fazer uma procuração de plenos poderes. Vamos ensinar aqui como fazer a sua e dar dicas:

Procuração de plenos poderes

Vai fazer uma procuração de plenos poderes para viajar? Não esqueça de pesquisar sobre Seguro Viagem. Nós usamos a World Nomads, que tem cobertura mundial e o código PROADAVIDA oferece 5% de desconto na compra do seguro usando este link.

Seguros Promo é uma parceira do blog e oferece 10% de desconto aos leitores que usarem o código NAPROADAVIDA10 em qualquer seguro viagem do site.

O que é uma procuração de plenos poderes?

É um documento que dá direito a uma pessoa te substituir em casos que, geralmente, você deveria estar presente fisicamente. Ela permite que você dê poderes a esta pessoa de confiança que estará no seu país no período em que você estará viajando. Isto serve para que ela possa resolver todas as coisas que você não poderia resolver enquanto está fora. 

Ainda não vê motivo para precisar da procuração?
Veja porque fazer uma procuração quando se vai viajar

Como fazer uma procuração de plenos poderes no cartório:

Mesmo parecendo ser um pouco trabalhoso, não é. Vou escrever os passos para ficar ainda mais fácil:

1) Escolha a pessoa que você irá dar todos os direitos:

Vale notar que tem que ser uma pessoa super confiável já que ela poderá decidir praticamente tudo por você: empréstimos, venda e compra de imóveis… Nós dois escolhemos parentes próximos e que estão por dentro do que acontece em nossas vidas e na viagem. 🙂

2) Separe os documentos:

Você precisará de:

  • Documentos originais do outorgante, ou seja, você (RG ou Carteira de Habilitação nova, com foto, e CPF).
  • Dados completos do procurador (nosso representante): nome completo, nacionalidade, estado civil, profissão, nº do RG, do CPF e endereço.

Observações:

  • No Cartório que o Bruno foi eles pediram a Certidão de nascimento dele e ele só conseguiu concluir porque tinha o documento salvo na nuvem. Por isto, é bastante importante que você ligue para o cartório escolhido e confirme os documentos necessários, só para não perder a viagem.
  • Caso alguma das pessoas for menor de idade, haverá necessidade de outros documentos. É bom verificar.
  • Eu levei o documento original do meu representante somente para conferência. Foi bem mais fácil. Se preferir, leve uma cópia ou o documento da pessoa também salvo na nuvem.
documentos - Procuração de plenos poderes

Os principais documentos para fazer uma procuração.

3) Escolha o cartório mais conveniente:

Eu pesquisei bastante e o que eu percebi foi que não adianta fazer cotação em cartórios diferentes, pelo menos para São Paulo já que o valor é tabelado. Descobri isso na marra porque fiz cotação em uns três e todos tinham o exato valor, até com os centavos iguais: R$226,61.

A localização do cartório importa, mas não muito. Assim que você fizer a procuração, a pessoa só terá que ir ao cartório se algum órgão pedir uma certidão. Esta certidão que, por exemplo, o banco pode pedir, é para ter certeza que o poder não foi revogado e a pessoa está utilizando um documento “falso” e/ou desatualizado. Assim, a pessoa que tem o poder sobre suas decisões, dificilmente terá que ir até o cartório decidir algo.

Que tal garantir o seu chip com internet antes de sair do Brasil?

A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil.
Confira o melhor pacote para você.
Use o cupom NAPROADAVIDA10 e receba 10% de desconto na compra do chip.

Dica sobre o horário de ir ao cartório: liguei em meu horário de almoço do trabalho para o cartório e a pessoa que estava atendendo me informou que o horário mais vazio de ir é no começo da manhã, assim que o cartório abre.

Ela me disse que as pessoas só começam a chegar depois de uns 40 minutos da abertura e, na hora do almoço, a fila de espera é imensa já que os escrivães também tem que almoçar. Como eu falei, segui o conselho dela e achei a parte da manhã o melhor período para ir.

Dica sobre agendamento: Ligamos em dois cartórios de Santana (zona norte) no sábado que nos disseram que para fazer procuração tem que marcar horário. Consulte e ligue no cartório escolhido antes de se deslocar até lá.

Como o Bruno e eu trabalhamos e moramos longe um do outro, fizemos em cartórios diferentes. O bom disso é que tivemos duas experiências diferentes para contar 😛

Leia também:

Minha experiência:

Como trabalhava ao lado do metrô Fradique Coutinho, escolhi o cartório Vampré. Cheguei no cartório às 08:45, ou seja, 15 minutos antes de abrir, já que foi a dica de ouro da menina que me atendeu ao telefone. Peguei uma senha e fiquei aguardando dar 9 horas para ser direcionada para a sala de esperas de quem quer fazer uma procuração. Fui a segunda senha do dia.

Quando fui chamada, expliquei que queria fazer uma procuração de plenos poderes, dei meus documentos, conferi a procuração antes de ser impressa no papel timbrado, assinei e fiz o pagamento. Pronto! Em uma hora e quinze minutos estava tudo resolvido.

Procuração de plenos poderes

Sala de espera do cartório VAMPRÉ

Experiência do Bruno:

Por trabalhar ao lado da Av. Paulista, escolhi o 16º Tabelião de Notas, que fica na Rua Augusta, 1.638, bem em frente ao Shopping Center 3. Eu liguei no cartório uns dias antes, e me informei em relação a valores e se era necessário o agendamento ou não. Como a Victória disse, os valores são os mesmos em todos os cartórios e neste cartório não é necessário o agendamento.

Após tomarmos mais uma das vacinas que precisamos para a nossa longa viagem eu vi que ainda era cedo e tinha tempo para fazer a procuração. Aproveitei que o hospital era perto do cartório e fui correndo riscar mais um item da lista de planejamento.

Cheguei no cartório e faltavam dois minutos para abrir mas tinha uma pequena fila na espera. Às nove horas eles abriram e as pessoas se espalharam para os guichês dos serviços que precisavam. Neste cartório não me deram senha e me encaminharam para o andar de cima, onde ficam os escrivães.

Como era muito cedo, não havia fila e fui atendido rapidamente pelo escrivão Roni, que explicou como era feita a procuração, valor e quanto tempo levaria para ficar pronta.

Ele me pediu uma cópia da certidão de nascimento, mas eu não havia levado pois informaram que somente o RG e CPF ou CNH eram suficientes. Eu tinha uma cópia da certidão na nuvem (Google Drive), que consegui acessar e enviar ao e-mail dele. Após 40 minutos, nós havíamos editado e conferido todos os itens da procuração e estava tudo certo.

Neste cartório, a procuração não fica pronta no mesmo dia, então eles te dão um protocolo e comprovante de pagamento da taxa para que você possa retirar no dia seguinte.

Atenção! Atualização super importante depois de 3 anos que tirei a minha procuração de plenos poderes:

A procuração de plenos poderes vale somente por 2 anos para qualquer banco do Brasil. Isso significa que, se a pessoa que tem a sua procuração for fazer alguma transação bancária em seu nome deve ir ao cartório novamente e renovar o documento já que a procuração anterior será invalidade após essa data.

Eu aprendi isso na prática já que bloqueei a minha conta poupança do Itaú e minha mãe teve que ir ao cartório renovar a procuração de plenos poderes. Já que faz mais de 3 anos de minha partida a minha mãe não estava mais autorizada a fazer nenhuma transação ou mudança em meu nome.

Dica: quando a pessoa for renovar faça questão de que a procuração tenha número de páginas bem evidente. Estou há mais de duas semanas esperando o Itaú autorizar a nova procuração de plenos poderes para a minha mãe e eles já devolveram a procuração duas vezes alegando que está faltando páginas, mesmo tendo a numeração bem evidente embaixo de cada página. É por este e outros motivos que os bancos eletrônicos estão tomando o terreno de bancos tradicionais e atrasados.

Resumo:

Tá vendo como é fácil fazer a sua procuração? Veja um resumo para facilitar:

  • Ir ao cartório com os documentos requeridos (a outra pessoa não precisa ir junto)
  • Valor: R$226,61 que pode ser em dinheiro, cheque ou cartão (consultar porque cada cartório tem uma regra)
  • Tempo: cerca de 30 minutos para conferir todos os documentos e 1h15 aguardando o cartório fazer a procuração.

Achou fácil? Foi mesmo 🙂

Em breve teremos outras dicas como essas aqui no blog e no nosso canal do YouTube. E aí, gostou das dicas? E como foi a sua experiência fazendo uma procuração? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre uma viagem longa pelo mundo siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Achou este post interessante? Salve para ler depois!

Como fazer uma procuração de plenos poderes?

Veja também:

Fontes de consulta:

 

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

i
Categorias: Planejamento
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

27 Comentários

  1. Marcos

    Consigo fazer uma procuração com a carteira de trabalho?

    Responder
    • Victória Farina

      Oi Marcos, obrigada pelo comentário. Essas perguntas específicas é melhor perguntar para o cartório que irá fazer a sua procuração de plenos poderes 🙂 Boa sorte!!

      Responder
  2. Seiti

    MUITO BOM!

    Responder
    • Victória Farina

      Muito bom saber que achou explicativo o nosso post sobre procuração, Seiti 🙂

      Responder
  3. Pablo

    Uaal !!! Muito tudo detalhado e esclarecedor,me ajudou bastante, parabéns pela iniciativa, torço por pessoas como vocês crescerem.
    Parabéns.

    Responder
  4. CRISTINA MARIA DA SILVA

    Que esclarecedor….muito obrigado!

    Responder
  5. Tuscano

    Excelente, quase fiz meus representantes vir de outra cidade pra ir comigo no cartório, ainda bem que achei as informaçōes que precisava aqui, muito obrigado!

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom Tuscano! Ficamos super felizes de ter te ajudado 🙂 volte sempre

      Responder
  6. Viajante Comum

    Verdade viu?! Só quando nos ausentamos é que percebemos o quanto de burocracia (necessária) está envolvida! Sempre bom lembrar pra não ter problemas durante nossa viagem! Ótima dica!

    Responder
  7. Lid Costa

    Ótimas dicas pra quem vai ficar um bom tempo fora. E devemos nos atentar a isso pra depois não passar alguns perrengues. Adorei o post!

    Responder
  8. Leo Vidal

    Excelente post de utilidade pública. Realmente só quando passamos por esse momento que vemos como a burocracia ainda faz parte dos planejamentos de viagem. Já favoritei. Obrigado por compartilhar.

    Responder
  9. Cynara Vianna

    Nossa, que sonho passar 2 anos viajando, imagino o quanto trabalhoso seja organizar tudo. Nunca imaginei a necessidade de fazer uma procuração dessas, mas com certeza passando um tempo desse fora é mais do que imprescindível.

    Responder
    • Victória Farina

      E é mesmo! Em somente 6 meses de viagem nossas mães já usaram algumas vezes ! Obrigada pelo comentário Cynara!

      Responder
  10. Anderson Kaiser

    Dicas realmente interessantes. Ainda não precisei de algo parecido, mas me parece bastante com um processo de procuração simples. Tirando a parte que a pessoa tem pleno poder sobre sua vida depois disso, rs. Legal o post.

    Responder
    • Victória Farina

      🙂 Obrigada Anderson! Por isso que a dica mais preciosa deste post é: escolha BEM em quem confiar os plenos poderes 🙂

      Responder
  11. Flávia Donohoe

    Bom saber, eu me mudei e deveria ter feito isso há tempos, não o fiz e me arrependi. Agora que vou voltar ao Brasil de férias irei fazê-la com certeza, obrigada por compartilhar!

    Responder
    • Victória Farina

      Muito bom saber que te ajudou, Flavia! Se tiver alguma duvida, let us know

      Responder
  12. Keul Fortes

    Muito bom esse post. Extremamente útil! Principalmente se você for viajar por muito tempo. Adorei saber!

    Responder
  13. Itamar Japa

    Confesso que já pensei milhares de vezes em sumir por aí, ou fazer uma viagem bem longa, mas até hoje não tinha pensado nesse assunto. Que bom que vocês já mandaram bem pra gente! 😉

    Responder
    • Victória Farina

      Li muitos blogs antes e fizemos uma planilha imensa com coisas que não poderiam faltar.
      Por isso, temos que contribuir e ajudar os próximos também, certo? 🙂
      Obrigada pelo comentário!

      Responder
  14. Andrea

    Super informativo o post e importantíssimo. Parabéns e obrigada por compartilhar com a gente.

    Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *