Mirantes em Lisboa: miradouros incríveis e gratuitos da capital de Portugal

Home » Portugal » Mirantes em Lisboa: miradouros incríveis e gratuitos da capital de Portugal

Atualizado em Feb 22, 2021

Por: Victória

Atualizado em Feb 22, 2021

Por: Victória

Se você é daqueles viajantes que adora apreciar uma vista do alto dos lugares por onde passa, se prepara porque aí vai uma lista de 5 mirantes em Lisboa que não podem ficar fora do seu roteiro e busca por lindas fotos em Portugal. O pessoal do @lisboanamala preparou essas dicas do que fazer em Lisboa para curtir as paisagens maravilhosas além dos pontos turísticos e vão te dar informações que só quem mora na cidade há anos sabe:

Mirantes em Lisboa: miradouros incríveis e gratuitos da capital de Portugal

Vista maravilhosa do pôr do sol no Miradouro da Graça. Foto: @lisboanamala.

Você pode se interessar:
7 lugares incríveis para tirar foto em Lisboa
Lisboa à noite: melhores lugares para visitar e fotografar
Outros posts que escrevemos sobre Portugal e Europa

Os principais miradouros de graça em Lisboa, Portugal

Em uma cidade conhecida por suas colinas (são sete!) o que não faltam são lugares para apreciar tudo do alto. Se você já pesquisou um pouquinho sobre turismo em Lisboa para programar sua viagem deve ter ouvido falar das vistas incríveis proporcionadas pelo Elevador da Santa Justa, um sistema de transporte público construído em 1902 e que tem um mirante no seu topo, e do Castelo de São Jorge, que fica no alto de uma das colinas.

De fato, elas são realmente de tirar o fôlego. Mas os dois mirantes tem acesso pago, por isso, ficam de fora da nossa lista de miradouros 100% gratuitos, muitos deles que utilizamos em nossos roteiros de sessões fotográficas por Lisboa.

Mirantes para ver o pôr do sol em Lisboa

Miradouro da Graça

No inverno, quando o sol se põe no rio Tejo, bem na direção da ponte 25 de Abril, a vista do mirante da Graça é imbatível. O mirante está posicionado em direção ao pôr do sol, então, todo mundo corre para ele no fim do dia, seja vindo com o Elétrico 28 (bondinho) ou subindo a escadaria do Caracol da Graça.

O mirante leva o nome oficial da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen e fica ao lado da Igreja da Graça. Nele temos o privilégio de ter um quiosque com uma esplanada de “frente para Lisboa” e a sombra de imponentes árvores. Esse mirante é parada certa quando temos ensaio de fotos na Graça. 

Mirantes em Lisboa

Gilmar e Cláudia no mirante da Graça, uma parada obrigatória na nossa sessão de fotos pelo bairro.Foto: @lisboanamala.

Tá babando nas fotos de viewpoints em Lisboa nesse post?
Para ter uma sessão de fotos com brasileiro em Lisboa manda mensagem
para o casal do @lisboanamala que eles vão te dar mais detalhes!

Viagem a Portugal: lista com 5 dos melhores mirantes de Lisboa

Miradouro Senhora do Monte

Tem as mesmas vantagens geográficas em relação ao sol do Miradouro da Graça, até porque ficam relativamente próximos. Mas o mirante Senhora do Monte leva uma estrelinha a mais por ficar em um ponto mais no alto e garantir uma vista mais panorâmica da cidade. Já escrevemos nesse post sobre a vista de lá durante a noite também. Com certeza se fizermos uma lista de mirantes de Lisboa para visitar a noite esse seria o principal. 

Mirantes em Lisboa: miradouros incríveis e gratuitos da capital de Portugal

O mirante da Senhora do Monte é o que tem a vista mais “completa” de Lisboa. Foto: @lisboanamala.

Tá em dúvida de onde se ficar em Lisboa?
Nossas sugestões de hotel com a melhor localização em Lisboa são na Marquês de Pombal.
O Ibis Styles e o LX Rossio são bons exemplos.

Miradouro São Pedro de Alcântara 

Quem visitou Lisboa nos últimos anos certamente não conseguiu aproveitar esse mirante da melhor maneira. Mas o avanço das obras de restauro devolveu aos visitantes uma das vistas panorâmicas mais incríveis de Lisboa.

Em evidência fica o Castelo de São Jorge, que ao fim de tarde ganha uma cor dourada lindíssima. O mirante fica no lado oposto da cidade dos miradouros da Graça e Senhora do Monte, assim é possível vê-los, mas não é o melhor lugar para acompanhar o sol se pôr.

Mirantes em Lisboa: miradouros incríveis e gratuitos da capital de Portugal

O mirante foi construído no século XIX e reaberto recentemente, após uma obra de restauro. Foto: @lisboanamala.

Você pode se interessar:

  • Lisbon card de 24, 48 ou 72 horas para economizar nas entradas das atrações por cerca de 20 euros a pessoa.
  • AeroBus: ônibus do aeroporto de Lisboa para diversos pontos da cidade por apenas 3,60 euros a pessoa.
  • Entrada para o Monastério dos Jerônimos por 12,50 euros a pessoa.
  • BeerBike Lisbon: uma hora de passeio com cerveja ou sangria por 25 euros a pessoa.

Pontos turísticos de Lisboa vistos de cima

Miradouros imperdíveis:

Portas do Sol e Santa Luzia

Essa dica é “dois em um”, mas como ficam um do lado do outro, pode! Os mirantes de Santa Luzia e Portas do Sol estão localizados no meio do mapa de Alfama e têm um visual lindo de parte do bairro (visto de cima) e de uma vista frontal para o rio Tejo.

O miradouro de Santa Luzia, que é todo de azulejos portugueses, já foi tema de um post aqui no blog porque entrou na lista de locais incríveis para tirar fotos em Lisboa

Mirantes em Lisboa

Um clássico de Lisboa, o miradouro de Santa Luzia não poderia ficar fora da nossa lista. Foto: @lisboanamala.

Vai viajar para Portugal e outros países da Europa? ✈️?

Não deixe de conhecer a Flixbus. Chegamos a reservar ônibus na Europa por €3,00 o trajeto.
Veja a disponibilidade e valores para a sua viagem.

Roteiro Lisboa:

5 mirantes imperdíveis

Miradouro do MAAT

Para quem vai fazer aquele tradicional passeio pelo bairro Belém em Lisboa – tirar fotos na torre, comer o famoso pastelzinho – sugerimos adicionar esse mirante na lista. A entrada no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) é paga, mas o seu mirante, que fica em cima da estrutura moderna e arrojada do museu, não.

Como fica próximo à margem do rio Tejo, estamos na parte baixa de Lisboa, mas o que o mirante nos dá de presente é a vista de um ângulo único da ponte 25 de Abril. 

Ufa! Sério, foi uma loucura elencar somente cinco mirantes em Lisboa diante de tantos pontos turísticos com vista privilegiada. Decidimos então nomear mais alguns lugares com um potencial gigantesco e que podem aparecer por aqui em uma outra oportunidade:

  • Jardim do Torel e miradouro de Santa Catarina (Adamastor), ambos revitalizados e reabertos recentemente
  • Miradouro do Parque Eduardo VII
  • Miradouro do Monsanto (fica em uma estrutura abandonada, no meio da floresta que é o “pulmão” de Lisboa)

A lista de mirantes com entrada paga também é extensa e é difícil achar algum que não vale a pena:

  • Torre de Belém
  • Padrão dos Descobrimentos
  • Arco da Rua Augusta
  • Amoreiras 360° Panoramic Views
  • Pilar 7 (ponte 25 de Abril)

Para finalizar, aí vai uma dica de ouro, ou melhor, de “golden hour”. Se a ideia é ter fotos incríveis do pôr do sol de Lisboa guarde seus aplausos para os mirantes da Graça e Senhora do Monte, que ficam no bairro da Graça. Se estiver pelo bairro Belém, corra até o mirante do MAAT!  

Ah, e se você não conhece os principais pontos turísticos de Lisboa, leia esse post super completo da Carol Miranda, do blog Vamos por ai, para te ajudar a montar um roteiro de viagem perfeito pela capital de Portugal.

Mirantes em Lisboa

Um passeio matinal pelo mirante do MAAT, como esse da Gaby e do Geovani, tem o seu charme. Foto: @lisboanamala.

Seguro Viagem para Portugal

O Seguro Viagem é obrigatório para Portugal e todos os países que fazem parte do tratado Schengen, na Europa. Muitas pessoas arriscam em viajar para outras partes do mundo sem contratar um Seguro Viagem, porém, na Europa, a situação é diferente pois a falta de um seguro viagem pode impedir a entrada no país, caso o peçam uma comprovação de Seguro Viagem.

Além disso, uma viagem para a Europa, para muita gente, envolve sonhos, planejamento, tempo de pesquisas e um certo investimento financeiro e esse é um dos principais motivos para contratar um bom seguro, pois nunca sabemos o que pode acontecer numa viagem.

Seguro Viagem é algo que nós pagamos esperando não usar mas, caso precise, é extremamente importante estar coberto, ainda mais em um país no qual não dominamos o idioma local.

Nós usamos o seguro da World Nomads, que sempre nos ofereceu um atendimento ótimo em todas as ocorrências que tivemos e tudo foi resolvido sem precisar do pedido de reembolso e através do WhatsApp. Eles oferecem um cupom de 5% de desconto usando o código PROADAVIDA neste link.

Já a buscadora Seguros Promo oferece até 15% de desconto com o cupom NAPROADAVIDA10, neste link. As operadoras mais recomendadas aqui são: Travel Ace e Assist Card. Pesquise e leia bem os itens de Despesa Médica Hospitalar, Seguro Bagagem e Traslado Médico e uma cobertura de, no mínimo, €40.000 (euros). Programe-se, contrate um bom seguro viagem e evite dores de cabeça durante a viagem.

Sessão de fotos em Lisboa

E como faz para ter uma sessão de fotos em Lisboa?

Super simples! Basta mandar mensagem no Instagram @lisboanamala e falar com o Fábio e a Letícia. Eles são brasileiros que moram em Lisboa e fazem sessão de fotos para brasileiros em Portugal. Aproveita e segue a conta deles que as fotos e stories são incríveis! Já tá imaginando a sua sessão de fotos em Lisboa, né? Nós também!!

E você, já ouviu falar ou conhece algum desses mirantes em Lisboa? Tem algum outro lugar que não citamos? Compartilha com a gente! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre Portugal e outros países da Europa ou Sudeste Asiático, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?

Indo para a Tailândia?

Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

Publicado em: Atualizado em Feb 22, 2021
i
Categorias: Europa | Portugal
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

2 Comentários

  1. Débora

    Realmente muito legal o post, fiquei com muita vontade de conhecer os mirantes em Lisboa… Anotado

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que curtiu o post, Debora! Espero que na sua próxima viagem a Europa dê uma passadinha em Lisboa para conferir nossas dicas 🙂

      Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *