Nosso roteiro em Cinque Terre, na Itália

Home » Itália » Nosso roteiro em Cinque Terre, na Itália

Atualizado em Mar 25, 2021

Por: Victória

Atualizado em Mar 25, 2021

Por: Victória

Cinque Terre na Itália é um daqueles cenários de filme que você nunca imagina que vai visitar. Em nossas idas e vindas pelo Mediterrâneo trabalhando em navios de cruzeiro não tivemos a oportunidade de passar por esse conjunto de vilinhas tão famoso pela paisagem estonteante. Agora, que estamos morando na Itália por alguns meses para fazer a minha cidadania italiana, fizemos questão de visitar esta atração turística da Itália que, além de maravilhosa e super conhecida, ainda é Patrimônio Mundial da UNESCO. Vamos fazer diversos posts sobre a nossa viagem pela riviera italiana mas, neste aqui vamos contar nosso roteiro em Cinque Terre:

Manarola foi um dos lugares que passamos no nosso roteiro em Cinque Terre.

Manarola, em Cinque Terre. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

Você também pode se interessar:
Melhores mirantes de Cinque Terre
Maps.me: o melhor aplicativo de mapas
Outros posts que escrevemos da Europa e Itália

Nosso roteiro em Cinque Terre

Onde fica Cinque Terre e algumas curiosidades

As Cinque Terre são vilas muito famosas da Itália e fazem parte da região de Ligúria. Localizadas a 120km de Gênova e a poucos minutos de carro ou de trem de La Spezia, as vilas fazem parte da riviera italiana na província de Spezia. 

“Cinque” em italiano significa o número cinco e “Terre” significa terras. Você pode imaginar, então, que as Cinque Terre são um conjunto de cinco terras/vilas similares que recebem milhares de turistas ao ano atraídos pelas suas águas cristalinas e pela paisagem singular de suas construções. 

As cinco terras/vilas são, pensando na ordem do mapa de Cinque Terre saindo de La Spezia:

  • Rio Maggiore
  • Manarola
  • Corniglia
  • Vernazza
  • Monterosso.

Em nossos dois dias em Cinque Terre visitamos quatro das cinco vilas e amamos cada uma de uma maneira diferente. Vamos contar para vocês agora nosso roteiro de 2 dias em Cinque Terre e como foi visitar Cinque Terre em 2 dias: 

Note que visitamos Cinque Terre de trem e existem outras possibilidades como de barco, a pé nas trilhas ou até de carro. Escreveremos um post com dicas úteis para te ajudar na escolha do meio de transporte ideal para a sua viagem mas fique sabendo que adoramos a experiência de visitar Cinque Terre de trem a partir de La Spezia. Veja mais dicas sobre viajar de trem na Itália!

roteiro em Cinque Terre

Vernazza, em Cinque Terre. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

O seguro viagem é obrigatório na Europa!
Durante a nossa viagem, nós usamos a World Nomads e o suporte foi sensacional e em português sempre que precisamos. Eles oferecem 5% de desconto com o código: PROADAVIDA.

Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5.

Assista aos vídeos desta playlist para ajudar na hora de fechar o seguro e garantir o desconto.
Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉

Nosso roteiro de viagem em Cinque Terre:

Dia 1: Chegada em La Spezia e visita a Vernazza

06:00-10:00: Viagem de ônibus de Perúgia a Pisa.

10:00-10:45: Ida da rodoviária de Pisa a Estação Central de Trem.

11:00-12:30: Viagem de trem de Pisa Centrale a La Spezia.

12:30-14:00: Check in em hotel próximo a estação de trem La Spezia e preparação para visitar as Cinque Terre.

14:00-14:30: Caminhada até a Estação Central de La Spezia, compra de bilhete unitário para Vernazza (€ 4 por pessoa) e trajeto de cerca de 7 minutos de trem até a vila.

14:30-23:30: Visita a Vernazza. Começamos nos maravilhosos viewpoints e depois descemos para a praia. No pôr do sol compramos vinho e azeitonas no mercadinho Coop que tem no centro da vila, uma pizza no Ristaurante Vulnetia e sentamos nas pedras da praia para assistir. Foi um momento delicioso que sempre vou lembrar, pela pizza, pelas conversas e pela sensação gostosa de estar num lugar tão lindo, de frente ao mar e com uma vista maravilhosa. Depois do pôr do sol caminhamos pela vilinha e assistimos a um show de músicos italianos com canções internacionais e italianas super românticas, bem do jeito que eu amo.

23:30-00:00: Pegamos o trem novamente de Vernazza para La Spezia e caminhamos no centro de Spezia que tem uma rua principal cheia de restaurantes. Não estava muito cheia mas tem diversas opções de comida e alguns bares.

Nosso roteiro em Cinque Terre, na Itália

Vernazza, em Cinque Terre. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

Você sabia que em nossa viagem pelo mundo já moramos na
Tailândia, Malásia e visitamos praticamente todo o Sudeste Asiático?
Leia nossos posts sobre o Myanmar, a Indonésia e as Filipinas que são países que amamos. 

Nosso roteiro Cinque Terre, Itália

Dia 2: Visita a Corniglia, Manarola e Rio Maggiore

07:00-07:30: Fizemos check out em nosso hotel, compramos chá gelado e uns salgados de café da manhã e pegamos o trem de La Spezia a Corniglia, a primeira vila que visitamos no dia.

07:30-11:30: Visita a Corniglia. O trajeto da estação de trem até a vila demora cerca de 40 minutos já que, além de ser lindo e você querer parar para observar e tirar fotos toda hora, ainda tem 386 degraus de escada para subir.

Se você tem o Cinque Terre Card pode evitar estes degraus pegando um ônibus incluso no valor.
Chegamos em Corniglia super cedo e tinham pouquíssimas pessoas andando nas ruas. Foi muito gostoso passar nas ruinhas bem mais fechadas de Corniglia e apreciar a vista maravilhosa nos viewpoints.

Corniglia é a única das vilas que não toca o mar, por ser a mais alta e, por este mesmo motivo, que as paisagens são mais incríveis. Nos sentimos mais na Itália em Corniglia já que tinham menos pessoas e as ruelinhas são super características, além dos cafés serem os menos internacionais das Cinque Terre.

Sentimos que tudo ainda é meio local e menos adaptado (mesmo com as diversas lojas de souvenier) e, por este motivo, adoramos. Passamos horas sentados em um viewpoint de frente ao mar, só curtindo a vista e observando. Quando voltamos a vilinha ela já estava a todo vapor, com restaurantes abertos e muita gente circulando. Era a nossa hora de partir haha.

Veja dicas de roteiro em Roma do blog “Uma viagem diferente”.

Corniglia, em Cinque Terre.

Corniglia, em Cinque Terre. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

Roteiro de viagem em Cinque Terre (dia 2)

11:30 a 17:30: Visita a Manarola.

Descemos todos os 386 degraus novamente e pegamos o trem de Corniglia a Manarola. A chegada foi um pouco que agoniante porque parecia muito com as outras duas vilas que havíamos visitado anteriormente mas, foi só descer as escadas e caminhar até o mar para tudo mudar.

Ual, que água cristalina e maravilhosa. Ignoramos o fato da vila estar LOTADA e seguimos subindo para os viewpoints até chegar bem lá no alto. Ficamos horas lá em cima olhando a composição do mar e da tão icônica paisagem das Cinque Terre. Manarola foi com certeza a nossa preferida e a que passamos mais tempo neste segundo dia.

A vontade de dar um mergulho era muito forte mas, como tínhamos uma noite de transporte sem acomodação a vista, decidimos não arriscar. Se puder, leve roupa de banho e tudo que precisar para ficar ao menos uma horinha mergulhando nessas águas maravilhosas, você com certeza vai amar e querer ficar muito mais.

Gostaríamos muito também de ficar até o pôr do sol mas ainda queríamos conhecer a última vila programada em nossa visita a Cinque Terre e então seguimos para Rio Maggiore.

roteiro em Cinque Terre

Manarola, em Cinque Terre. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

Que tal garantir o seu chip com internet antes de sair do Brasil?

A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil. Confira o melhor pacote para você. Use o cupom NAPROADAVIDA10 e receba 10% de desconto na compra do chip.

Cinque Terre: roteiro dia 2

17:30-23:30: Visita a Rio Maggiore

O trem de Manarola a Rio Maggiore demorou bastante para chegar e perdemos uns importantes minutos visitando nossa última vila do roteiro em Cinque Terre. Quando chegamos, o sol já estava bem baixo mas conseguimos aproveitar algumas horas até ele se pôr.

Descemos um pouco para o mar mas vimos algumas pessoas subindo nas pedras dramáticas e maravilhosas que vimos somente nesta terre e, assim, saímos a explorar as ruelas para chegar até elas. A vista destas pedras é absurda, tanto vendo o mar quanto para a pequena cidade.

Você não pode deixar a preguiça te vencer e tem que ir até a parte de cima para aproveitar Rio Maggiore em um de seus melhores ângulos. Depois de apreciar a paisagem, assistir a alguns malucos pulando lá do alto para o mar e tirar fotos maravilhosas começamos a caminhar em direção a praia para celebrar o momento que eu mais amo no dia: o pôr do sol.

Era meu aniversário neste dia e o meu maior presente, além dessa viagem maravilhosa, foi um dos pôr do sol mais lindos que vi na Europa. O sol estava vermelho fogo e incrível e eu não conseguia parar de olhar, nem por alguns minutos. Após o espetáculo bateu uma fome absurda e decidimos buscar um lugar para jantar. Jantamos com a luz do luar e o barulho do mar sentados na minha canga e esse foi para mim um dos pontos mais altos da viagem.

Só nós dois, a lua, o mar e mil crianças italianas gritando e brincando em volta hahaha para mim a última parte nem me incomodou de tão realizada e feliz que estava.

23:30 as 03:30: Espera na estação La Spezia para pegar um trem a Pisa, nossa próxima parada. Mas aí é assunto para outro post 🙂

Riomaggiore, em Cinque Terre.

Riomaggiore, em Cinque Terre. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

Você pode se interessar:
Posts que escrevemos sobre a Europa
Três dias em Praga com €50 (euros): viajando barato pela Europa
O que fazer em Budapeste de graça
Viagem pela Suíça: nosso roteiro com dicas e gastos
Letônia: visitando um país pouco conhecido na Europa
Castelos da Europa: informações úteis e dicas

Resumo do nosso roteiro pela riviera italiana:

  • Dia 1: chegada e visita a Vernazza (11 horas)
  • Dia 2: começo de dia cedo e visita a Corniglia (4 horas bem relaxadas), Manarola (6 horas mais relaxadas ainda) e Rio Maggiore para o pôr do sol e curtir a noite em Cinque Terre (6 horas).

Cinque Terre: quantos dias?

Isso depende MUITO de você. Dá sim para visitar todas as vilas de Cinque Terre em um dia mas vai ser master corrido e cansativo. Sugerimos fazer como nós e separar 2 dias para visitar com calma e, se quiser aproveitar o mar, faça um roteiro de 3 dias em Cinque Terre.

Sugestão de roteiro de 1 dia em Cinque Terre:

Vernazza (3 horas), Manarola (4 horas) e Rio Maggiore (3 horas).

Sugestão de roteiro de 2 dias em Cinque Terre:

  • Dia 1: Monterosso (3 horas) e Vernazza (4 horas).
  • Dia 2: Corniglia (3 horas), Manarola (4 horas) e Rio Maggiore (3 horas).

Sugestão de roteiro de 3 dias em Cinque Terre:

  • Dia 1: Monterosso (4 horas) e Vernazza (5 horas).
  • Dia 2: praia em Manarola (5 horas) e Rio Maggiore (5 horas).
  • Dia 3: Corniglia (4 horas) e Portovenere (4 horas)

Posso até fazer um roteiro de 5 dias em Cinque Terre porque com certeza tem o que fazer, principalmente se você gosta de aproveitar o mar. Dá para fazer passeio de barco por um dia e você ainda pode ficar um dia em cada praia maravilhosa ou até visitar a famosa praia nudista que exige fazer uma trilha bem arriscada para chegar até ela.

A ordem de visita as cidades de Cinque Terre depende de onde você se hospedar. Se você, como nós, não quer gastar muito com hospedagem, pode se hospedar em La Spezia que fica a minutos de trem das vilas. Se você seguir a nossa sugestão e se hospedar em Vernazza pode inverter a ordem do segundo dia iniciando pela mais longe (Rio Maggiore).

roteiro em Cinque Terre

Manarola, em Cinque Terre. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

Cinque Terre: vale a pena?

Sim e muito! Nós adoramos visitar esse conjunto de cidades e amamos não só pela paisagem estonteante mas também pela experiência de conhecer uma atração tão famosa e turística da Itália em pleno verão europeu.

Podemos dizer que as multidões não atrapalharam em nada a nossa experiência e que curtimos até mais porque buscávamos lugares com menos pessoas e encontrávamos cantinhos super especiais. Mesmo sendo um destino caro nós conseguimos encontrar formas de fazer uma viagem econômica e também ficamos muito tentados a voltar quando tivermos mais dinheiro e nos hospedar em uma das cidades da Cinque Terre, num hotel de frente ao mar e só aproveitar a paisagem e a brisa.

Se está planejando uma viagem pela Itália pense em colocar as maravilhosas montanhas da Itália no roteiro! Não deixe de ler o post da Dhebora, do blog Carioca sem Fronteiras, com um ótimo roteiro pelas Dolomitas.

Gostou desse post? Salva no Pinterest para ler depois!

Nosso roteiro em Cinque Terre, na Itália

 

E aí, gostou das dicas? E como foi a sua experiência visitando Cinque Terre? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre a Itália e outros países da Europa e Sudeste Asiático, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?

Indo para a Tailândia?

Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

Publicado em: Atualizado em Mar 25, 2021
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

6 Comentários

  1. Johnnie Lustoza

    Que lugar lindo. Deu vontade de viajar pra lá nesse exato momento. Preciso programar uma visita a Cinque Terre urgente.

    Responder
    • Victória Farina

      Com certeza Johnnie! Tem que ir visitar esse lugar maravilhoso da Itália!

      Responder
    • Victória Farina

      Com certeza Johnnie! Tem que ir visitar esse lugar maravilhoso da Itália! Cinque Terre é lindo demais e pode ser feito de maneira econômica na medida do possível 🙂

      Responder
  2. Luciana

    Ameiii seu roteiro em Cinque Terre. A Itália é tão rica de lugares incríveis que são precisas várias viagens para conhecer tudo. Estive no país no início do ano mas não consegui incluir as Cinque Terres mas pretendo voltar em breve para conhecer. Obrigada por compartilhar, vai me ajudar muito.

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom Luciana! Esperamos ajudar bastante na próxima viagem na Itália de vocês, principalmente se visitarem as maravilhosas das Cinque Terre. Obrigada pelo comentário!

      Responder
  3. debora maraston

    Realmente Cinque Terre é um lugar incrível e eu ficaria com certeza uns cinco dias pois adoraria mergulhar nestas águas cristalinas e aproveitar a praia,

    Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *