Melhores mirantes de Cinque Terre, Itália: onde apreciar e fotografar os vilarejos

Home » Itália » Melhores mirantes de Cinque Terre, Itália: onde apreciar e fotografar os vilarejos
Atualizado em 29/06/2021
Por: Bruno

Atualizado em 29/06/2021
Por: Bruno

Nós visitamos a região das Cinque Terre no mês de agosto, meio do verão europeu, que teoricamente é uma das melhores épocas para se visitar a Itália e outros países da Europa mas que, na prática, não é bem assim, pois o calor no continente neste período é extremamente alto, com temperaturas que podem passar dos 40º C. Mas mesmo com todo o calor e o solzão de rachar o coco, foi possível visitar as pequenas vilas e apreciar as vistas dos melhores mirantes de Cinque Terre, na Ligúria.

Nossa visita a Cinque Terre

Nós decidimos visitar Cinque Terre desde La Spezia, uma cidade maior e que fica a somente 13km da primeira cidade das Cinque Terre que é Riomaggiore. Ali, as hospedagens são mais em conta, tem boas opções de restaurantes e o transporte funciona bem e rápido, principalmente se você comprar o Cinque Terre Card.

Viewpoint em Manarola - melhores mirantes de Cinque Terre

E para otimizar o tempo visitando as cidades, decidimos começar da última para a primeira. Deixamos de fora a cidade de Monterosso al Mare e fomos direto para Vernazza, onde passamos uma tarde inteira andando pelas pequenas ruas da cidade. Nos outros dias visitamos as cidades seguintes até chegar a Riomaggiore.

Abaixo você confere os melhores mirantes de Cinque Terre baseado na nossa experiência nas cidades e, principalmente, se você não for fazer as trilhas entre uma cidade e outra, pois as trilhas com certeza guardam mirantes incríveis e lugares de tirar o fôlego.

Para fazer as trilhas é preciso comprar o Cinque Terre Card ou você também pode contratar um passeio guiado que já inclui o cartão para as horas de caminhada, o que é ideal se você quer que um morador local te mostre os melhores viewpoints e lugares para fotografar as Cinque Terre de pontos de vista e ângulos únicos. Mas vamos ao que realmente interessa neste post, os melhores mirantes de Cinque Terre:

Mirantes de Cinque Terre

La Torre, Vernazza

Este foi o primeiro mirante que visitamos em Cinque Terre e foi bem por acaso. Ao chegar em Vernazza, vimos no maps.me que tinha uma pequena praia à esquerda e resolvemos dar uma olhada. Mas como as ruas são estreitas, nós pegamos o caminho errado e as escadas começaram (acostume-se, Cinque Terre é cheia delas) e nós fomos subindo e medida que a vista ficava cada vez mais linda.

Vista linda do mirande de La Torre, em Vernazza. | mirantes de cinque terre

Vista linda do mirande de La Torre, em Vernazza. | Foto: Bruno/@naproadavida

Este foi provavelmente o lugar que mais gostamos de visitar em Vernazza, pois não havia muita gente, a vista era maravilhosa, e de lá conseguíamos ver quase que toda a pequena vila, incluindo a praia, as catedrais, o píer e a rua principal. E sabe de uma coisa legal? É possível se hospedar nas casas e guesthouses pertinho desse mirante e ter a mesma vista do mirante, mas com uma vantagem, ao acordar, dormir ou durante um jantar bem legal.

Alguns dos lugares que oferecem a mesma vista do mirante La Torre são: Casa Catò, Affittacamere Elisabetta e Ventu de Ma Studio.

Castelo Doria, Vernazza

Também conhecido como Castelo di Vernazza, este lugar oferece uma vista panorâmica de 360º de toda a cidade de Vernazza. Está bem no topo da montanha em frente ao mar, onde está também o maravilhoso Ristorante Belforte e pertinho do apartamento DonnaBarbara. Para entrar no Castelo Doria é cobrada uma taxa de €1.50, que é doada para a Cruz Verde da região.

Mirantes de Cinque Terre

Mirante atrás da Igreja Santa Margherita di Antiochia, Vernazza

Nós passamos muito tempo nesse mirante, que não é nas alturas, mas oferece uma vista legal e um ângulo diferente do vilarejo de Vernazza. É só pegar o caminho à esquerda da igreja, beirando a praia e seguir o concreto até o final ou onde achar que está bem.

Vista linda da cidade e da marina de Vernazza, Cinque Terre. | Foto: Bruno/@naproadavida

Vista linda da cidade e da marina de Vernazza, Cinque Terre. | Foto: Bruno/@naproadavida

Toda essa parte oferece boas vistas e oportunidades para fotos lindas. Você verá por quê não é à toa que as cidades são Patrimônio Mundial da Unesco. Ali os locais aproveitam para nadar e fugir um pouco dos turistas que se aglomeram na rua principal.

Mirante acima da Igreja Santa Margherita di Antiochia, caminho de Vernazza para Monterosso al Mare

Este mirante proporciona uma vista muito famosa de Vernazza e está um pouco acima do anterior e por um caminho diferente, que leva os viajantes até a cidade de Monterosso al Mare. É possível que lhe peçam o Cinque Terre Card na guarita antes do viewpoint. O mirante é lindo durante dia e noite, quando as luzes da cidade acendem deixando a cidade bem iluminada.

Que tal garantir o seu chip com internet antes de sair do Brasil? A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil. Confira o melhor pacote para você. Use o cupom NAPROADAVIDA10 e receba 10% de desconto na compra do chip.

Mirantes de Cinque Terre

Quebra-mar de concreto, Marina de Vernazza

Este foi o lugar em que escolhemos para ver o pôr do sol em Vernazza e o lugar que ficamos mais tempo, mesmo que o dia estivesse bem nublado. Nós compramos uma pizza no Ristorante Vulnetia e uma garrafa de vinho nas mercearias da rua principal e fomos para o quebra-mar de concreto, na Marina de Vernazza. O lugar é ótimo para ver o vilarejo de frente, além de ver as crianças locais pulando na água e locais caminhando ao entardecer.

Vista das luzes da cidade desde quebra-mar de concreto, na Marina de Vernazza | Foto: Bruno/@naproadavida

Vista das luzes da cidade desde quebra-mar de concreto, na Marina de Vernazza | Foto: Bruno/@naproadavida

Mirantes de Cinque Terre

Terazza Panoramica di Santa Maria, no final da vila de Corniglia

Se você estiver fazendo a caminhada entre Vernazza e Corniglia, prepare a câmera pois esta trilha rende boas vistas e claro, fotos muito boas (instagramáveis para os mais viciadinhos). É uma boa oportunidade para ver a amontoado de casinhas no alto da montanha.

Viajantes olhando a cidade de Manarola ao fundo, desde o mirante principal de Corniglia | Foto: Bruno/@naproadavida - mirantes em cinque terre

Viajantes olhando a cidade de Manarola ao fundo, desde o mirante principal de Corniglia | Foto: Bruno/@naproadavida

Agora se você foi direto de trem ou carro, uma ótima opção é visitar o viewpoint Terazza Panoramica di Santa Maria, o único lugar onde, em um dia de sol e poucas nuvens, é possível ver as 5 vilas de Cinque Terre ao mesmo tempo, mesmo que às vezes só um pedacinho delas.

Ali à direita estão dois lugares que a Victória ficou apaixonada e ficou falando que quer muito voltar para se hospedar um dia, pela vista e tranquilidade do lugar, são o Marina di Corniglia e L’ Agave Cinque Terre, onde uma mulher curtia a manhã de sol na varanda em frente ao mar.

Mirante atrás do Oratorio dei Disciplinati di Corniglia

Este é um viewpoint que muitas pessoas não visitam, pois está exatamente atrás da pequena igreja, subindo as escadas e realmente não parece ter nada de interessante ali. Porém, é um ótimo lugar para ver a cidade de Manarola ao fundo e apreciar a natureza penhasco abaixo, com a água cristalina do Mar Mediterrâneo. Suba as escadas até ver que realmente não há mais nada para ver ali, seja curioso, pode trazer recompensas e vistas maravilhosas.

O vilarejo de Manarola visto desde o mirante em Corniglia. Foto: Bruno/@naproadavida

O vilarejo de Manarola visto desde o mirante em Corniglia. Foto: Bruno/@naproadavida

Mirante da igreja Chiesa di San Pietro, Corniglia

Um mirante mais modesto e menor e com menos vista da paisagem e mais das casas e construções da vilinha. Fica exatamente em frente a Chiesa di San Pietro, um bom lugar para relaxar um pouco e observar como os locais vivem na região. Quando chegamos, um senhorzinho estava abrindo as portas da igreja e preparando para mais um dia.

Mirante da igreja Chiesa di San Pietro, em Corniglia - mirantes em Cinque Terre

Mirante da igreja Chiesa di San Pietro, em Corniglia

E não muito longe dali está a Via Stazione, que proporciona uma vista mais ampla de Corniglia e o mar ao fundo, tem até um barzinho com um terraço bem legal ali chamado Enoteca Winebar.

Mirantes de Cinque Terre

Morro do Cemiterio di Manarola

Neste morro existem pelo menos 5 mirantes com vistas incríveis sobre Manarola. É ali que está também o famoso (até demais) restaurante Nessun Dorma. Nós começamos subindo a rampa que leva até o cemitério e tivemos logo de cara a vista mais alta e muito impactante. Ficamos mais de 1 hora ali, apreciando a vista e descansando na sombra das árvores.

Manarola vista desde o mirante desde o morro do cemitério. | Foto: Bruno/@naproadavida

Manarola vista desde o mirante desde o morro do cemitério. | Foto: Bruno/@naproadavida

Dali fomos para um parquinho, onde outro viewpoint nos trouxe uma vista diferente e, ao fundo à direita, existe um que está sempre cheio, onde estão as bandeiras da Itália e União Europeia, uma bela vista. E então, é só ir descendo pela plataforma de concreto e descobrindo os diferentes mirantes que o seu olhar for capaz de identificar, esse é lugar é um prato cheio para os fotógrafos e criativos.

Pombinhas curtindo a vista de Manarola. | Foto: Bruno/@naproadavida

Pombinhas curtindo a vista de Manarola. | Foto: Bruno/@naproadavida

 

Um mirante um pouco mais baixo no caminho de volta ao centro de Manarola. - mirantes de Cinque Terre

Um mirante um pouco mais baixo no caminho de volta ao centro de Manarola.

Existe um outro mirante ao final da Via Belvedere, no morro ao contrário do cemitério. É um lugar que vale a visita mas que, na minha opinião não entra na lista dos melhores mirantes de Cinque Terre.

Mirante na Via di Loca, Riomaggiore

Um mirante pequeno e quem também chegamos por acaso, já que o mapa acabou mostrando um destino diferente do que queríamos. É uma plataforma pequena mas que proporciona uma vista linda das casas morro abaixo até o mar. É ali perto que está o apartamento Sailors Rest Riomaggiore, que possui uma vista incrível e ver o pôr do sol dali é algo que fica marcado.

Mirante ao final da Via di Loca em Riomaggiore, Cinque Terre. Foto: Bruno/@naproadavida

Mirante ao final da Via di Loca em Riomaggiore, Cinque Terre. Foto: Bruno/@naproadavida

Mirantes de Cinque Terre

À direita pelas escadas na marina de Riomaggiore (perfeito para pôr do sol)

Aqui existem mais de 3 mirantes com vistas diferentes, mas o que me refiro é um viewpoint que fica após as escadas na direita (olhando para o mar) da marina de Riomaggiore. Ali existe um menor, numa sacada e você pode passar e subir uns três ou quatro lances de escada e chegar a uma plataforma, de onde é possível ver o mar e o sol se pondo ao fundo.

Vista do pôr do sol, na sacada à direita da marina de Riomaggiore, em Cinque Terre. | Foto: Bruno/@naproadavida - mirantes em cinque terre

Vista do pôr do sol, na sacada à direita da marina de Riomaggiore, em Cinque Terre. | Foto: Bruno/@naproadavida

Dali, é só descer a escadinha e apreciar a vista sobre as pedras, com o sol iluminando lindamente o vilarejo de Riomaggiore. Tome cuidado, pois ali não há proteção em caso de quedas, se bem que eu vi alguns locais pulando lá de cima em outro momento. Este é sem dúvidas um dos melhores mirantes de Cinque Terre.

Vista da marina de Riomaggiore desde as rochas morro acima. Foto: Bruno/@naproadavida - mirantes de cinque terre

Vista da marina de Riomaggiore desde as rochas morro acima. Foto: Bruno/@naproadavida

Mirantes de Cinque Terre

Nas pedras do quebra-mar da marina de Riomaggiore

Esse é o lugar onde muitas pessoas se aglomeram para assistir ao pôr do sol e, sem dúvidas, um dos mirantes de Cinque Terre que mais recebe pessoas nesta hora do dia. Andar nas pedras pode ser um pouco difícil, mas vale muito a pena ir até o meio ou final do quebra-mar, dali é possível ver o vilarejo de Riomaggiore bem de frente e à esquerda, o sol se põe majestosamente no mar, fechando um dia maravilhoso nas Cinque Terre.

Riomaggiore vista desde o quebra-mar na marina. | Foto: Bruno/@naproadavida

Riomaggiore vista desde o quebra-mar na marina. | Foto: Bruno/@naproadavida

Mirante da Piazza del Vignaiolo, Riomaggiore

Este foi um dos mirantes que mais gostamos pelo momento que vivemos ali. Resolvemos jantar ao ar livre e curtir mais das vistas panorâmicas das Cinque Terre. Em um restaurante da rua principal, compramos lasanha, file à milanesa, vinho, cerveja e fomos para o viewpoint logo depois da Piazza del Vignaiolo.

Estendemos uma canga no chão e tivemos um dos melhores jantares dessa nossa longa viagem pelo mundo. A lua estava linda, iluminando o mar e toda a cidade. Ao fundo, as crianças brincavam e corriam pra lá e pra cá. Este foi o momento em que mais nos sentimos num ambiente local nas Cinque Terre. Nós somente visitamos este mirante ao final do dia, pois passamos pelo túnel abaixo da praça e fomos direto para a Marina, para curtir a tarde de sol. Sem dúvidas é um lugar para visitar durante o dia também.

Onde ficar em Cinque Terre

Nós ficamos na cidade vizinha chamada La Spezia e que serve como base para muitas pessoas que desejam visitar as Cinque Terre de uma forma mais econômica. Nos hospedamos na Guest House Montenegro, que é simples, mas tinha tudo que precisávamos para dormir bem ao voltar de um dia cheio em Cinque Terre. O único ponto fraco é que o lugar fica no 5º andar de um predinho sem elevador, nós já sabíamos e estávamos dispostos a ficar por ali.

Se você deseja se hospedar nas Cinque Terre, é possível encontrar ótimos hotéis e pousadinhas nas montanhas, em frente ao mar, ruas principais e muito mais. O vilarejo de Corniglia é lindo, mas não seria o mais recomendado para ficar, pois parece que a vila é mais quieta à noite e os estabelecimentos fecham mais cedo, além de que o mar não é tão acessível ali. Não visitamos Monterosso al Mare, mas dizem que também não é a melhor opção, a não ser que você esteja alugando um carro e pense em dirigir nas milhares de curvas de Cinque Terre.

Vista sobre a cidade de Vernazza, Cinque Terre. - onde ficar em Cinque Terre

Vista sobre a cidade de Vernazza, Cinque Terre.

Sendo assim, as melhores opções para se hospedar são as cidades de Vernazza, Manarola e Riomaggiore que tem bons hotéis com ótimas localizações, perto dos estabelecimentos, estações do trem e a vida noturna é um pouco mais ativa. Os hotéis mais recomendados de Vernazza são:

Em Manarola, os mais recomendados são:

Já em Riomaggiore, os mais recomendados e com vista de tirar o fôlego são:

Se estiver viajando durante a primavera ou verão europeu, reserve a sua hospedagem em Cinque Terre com antecedência, pois o lugar é pequeno os melhores hotéis e apartamentos são sempre MUITO concorridos. O Airbnb também é uma opção para hospedagem por lá.

Seguro Viagem para a Itália

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e todos os países que fazem parte do tratado Schengen, na Europa. Muitas pessoas arriscam em viajar para outras partes do mundo sem contratar um Seguro Viagem, porém, na Europa, a situação é diferente pois a falta de um seguro viagem pode impedir a entrada no país, caso o peçam uma comprovação de Seguro Viagem.

Homem pulando das rochas em Riomaggiore, Cinque Terre. | Foto: Bruno/@naproadavida - seguro viagem para a Itália

Homem pulando das rochas em Riomaggiore, Cinque Terre. | Foto: Bruno/@naproadavida

Além disso, uma viagem para a Europa, para muita gente, envolve sonhos, planejamento, tempo de pesquisas e um certo investimento financeiro e esse é um dos principais motivos para contratar um bom seguro, pois nunca sabemos o que pode acontecer numa viagem. Seguro Viagem é algo que nós pagamos esperando não usar mas, caso precise, é extremamente importante estar coberto, ainda mais em um país no qual não dominamos o idioma local.

Nós usamos o seguro da World Nomads, que sempre nos ofereceu um atendimento ótimo em todas as ocorrências que tivemos e tudo foi resolvido sem precisar do pedido de reembolso e através do WhatsApp. Eles oferecem um cupom de 5% de desconto usando o código PROADAVIDA neste link. Já a buscadora Seguros Promo oferece até 15% de desconto com o cupom NAPROADAVIDA10, neste link. As operadoras mais recomendadas aqui são: Travel Ace e Assist Card. Pesquise e leia bem os itens de Despesa Médica Hospitalar, Seguro Bagagem e Traslado Médico e uma cobertura de, no mínimo, €40.000 (euros). Programe-se, contrate um bom seguro viagem e evite dores de cabeça durante a viagem.

E aí, gostou das dicas? E como foi a sua experiência visitando os mirantes de Cinque Terre? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre a Itália e outros países da Europa, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Veja também:

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

i
Categorias: Europa | Itália
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Bruno</a>
Bruno
Já morei numa casa de lata flutuante onde o maior prazer era descobrir os sete mares. Trabalhei nos maiores eventos esportivos do mundo e vi o Bolt voando para mais um ouro no Rio de Janeiro. Hoje viajo o mundo sem data de volta para casa, na verdade, tenho chamado o mundo de minha casa. Não conto quantos países conheci pelo número de carimbos no passaporte, pois às vezes conheço dez países dentro de um só. Mergulhador e amante do oceano, amo aprender novos idiomas e coisas novas e escrevo sobre algumas das minhas aventuras no Na Proa da Vida.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

15 Comentários

  1. Angela C S Anna

    q dias maravilhosos e ensolarados! quando fui peguei um dia nublado q n colaborou muito e deixou tudo azul e meio cinza 🙁 fui nesse mesmo mirante e a vista [e incrivel!

    Responder
  2. Diego Arena

    Caraca, sou doido para conhecer Cinque Terre, quando fui para a Itália não consegui ir.
    Muito dificil escolher apenas um mirante eim, quero ir em todos. Boas dicas

    Responder
    • Victória Farina

      Tem que ir mesmo, Diego! Os mirantes de Cinque Terre são lindos e esse é só um resumo, tem muito mais!!

      Responder
  3. Paula Augot

    Vernazza é mesmo encantadora, quero voltar pra conhecer todos esses mirantes, seu post tá excelente!

    Responder
    • Victória Farina

      Obrigada pelo comentário, Paula! Tem que voltar mesmo para visitar Cinque Terre e seguir nossas dicas de viagem 🙂

      Responder
  4. Tatiana Prata

    Amei esse post. Tô querendo muito conhecer o Cinque Terre (quero muito), mas não conseguirei ir esse ano ainda. Volto para a Itália (ainda em 2019) mas como irei no inverno não conseguirei incluir no roteiro mais uma vez. Quem sabe ano que vem?

    Responder
    • Victória Farina

      Super esperamos que consiga visitar Cinque Terre e usar as nossas dicas de melhores mirantes lá, Tatiana!

      Responder
  5. Helen Pusch

    Nossa, eu não imaginava que havia tantos mirantes assim. E um é mais lindo que o outro.
    Certamente vou levar a lista de vocês na minha ida à Cinque Terre. Obrigada!

    Responder
  6. Luciana Rodrigues

    Estou lendo seu post em pleno Agosto, com cigarras cantando. Mas, calor à parte, não conhecia todos esses mirantes e ano que vem quando voltar a Cinque Terre vou com o seu post nas mãos.

    Responder
    • Victória Farina

      Muito bom saber que te ajudou, Luciana 🙂 Espero que super aproveite os mirantes de Cinque Terre em sua viagem para a Itália!

      Responder
  7. Francine Drebes

    Pelas fotos maravilhosas de vocês, já vou querer parar em todos esses mirantes de Cinque Terre. Obrigada por compartilhar com a gente!

    Responder
    • Victória Farina

      Obrigada pelo comentário, Francine! Os mirantes de Cinque Terre são realmente muito lindos!

      Responder
  8. Ruthia Portelinha

    Lindas fotos e boas dicas de mirantes. A região de Cinque Terre é muito fotogénica, né?

    Responder
  9. Fernanda Souza

    Muito legal essa lista de mirantes em Cinque Terre. Já estive lá duas vezes, mas não consegui visitar todos que você citou. Gostei bastante da dica dos mirantes do Morro do Cemiterio di Manarola. Dica anotada para uma próxima viagem.

    Responder
  10. Juliana Moreti

    Le Cinque Terre é um dos pedaços do mundo que mais curti. Fui qdo o turismo não era tão forte pelas cidadelas e fizemos todas elas a pé (foi bem antes do bloqueio). Para mim, o melhor mirante é o da trilha Vernazza – Monterosso. A subida é punk, mas realmente…. a visão que temos de Vernazza é incrível!

    Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *