Você está aqui
Home > Destinos > Dez dicas importantes para planejar uma viagem

Dez dicas importantes para planejar uma viagem

 

Caramba, faltam somente 10 dias para o início da realização de um sonho nosso e ainda não sei como me sinto em relação a isso. Calma gente, nós não vamos nos casar em dez dias, ainda não. Estamos indo para a Ásia, onde planejamos ficar viajando por mais ou menos dois anos. O nosso primeiro destino, após a conexão em Abu Dhabi, será Bangkok, onde faremos um trabalho voluntário por um mês pelo worldpackers, e a nossa missão será ensinar inglês para crianças com idade entre 3 e 12 anos e futebol para os adolescentes que não se interessam somente pelo idioma, mas tentando introduzir o inglês durante os jogos. Após este período, viajaremos para outras cidades da Tailândia e depois seguimos viagem pelos outros países do sudeste asiático, tentando usar como base sempre a Tailândia.




Nós já temos mais ou menos um plano para os primeiros meses da viagem, mas quando digo que não sei como me sinto em relação ao tempo que falta para o início de tudo isso, é porque realmente é um mix de emoções e pensamentos. Às vezes me sinto muito feliz por tudo isso, às vezes bate um pouco de medo do que vem pela frente, às vezes acho que não vai dar tempo de organizar tudo, ontem mesmo discutimos porque a viagem está aí e não tínhamos visto o que realmente vamos levar na mochila, às vezes penso que posso me arrepender por ter deixado um bom emprego para fazer isso, mas logo penso em tudo de positivo e que existem milhares de bons empregos lá fora, às vezes acho que esta será a melhor viagem de nossas vidas, e às vezes penso tudo isso junto, sério. Como disse, é um mix de emoções e pensamentos. A única coisa que temos certeza é de que esta viagem nos mudará e nos tornará pessoas diferentes, seja lá como for.

Na Proa da Vida - mini logo npv

Para dividir com vocês um pouquinho da nossa ansiedade, vou tentar colocar em tópicos um pouco do que já fizemos neste planejamento pré-viagem.

1) Planilha de budget (Cash disponível para a viagem)

Com a ajuda dos universitários pós-graduados (valeu Marcão), conseguimos montar uma planilha para saber quanta grana teríamos disponível para a viagem, e quanto tempo conseguiremos ficar, gastando um valor diário estipulado anteriormente. Com isso em mente, poderíamos partir para outros pontos do planejamento. Em breve disponibilizaremos essa planilha para quem quiser planejar uma viagem com antecedência e sem exageros ou desespero.

Deixe o seu e-mail que enviaremos um exemplo da planilha em breve:

 

2) Passagens Aéreas

Feito um planejamento inicial para ver quanto tempo e grana teríamos para uma viagem como esta, tínhamos que pensar no mais importante para nos levar até lá, as passagens aéreas, claro. Foi a primeira coisa que compramos, e tivemos a oportunidade de parcelar e pagar antes da viagem sem comprometer o budget. Nosso trajeto será o seguinte: Dia 12/10 São Paulo (GRU) > 13/10 Conexão em Abu Dhabi (AHU) por quatro horas > 14/10 chegamos em Bangkok (BKK).

3) Checklist

Para não deixar nada para trás ou sem fazer, criamos um checklist com todos os documentos, eletrônicos, objetos e TUDO que imaginamos que podemos precisar durante a viagem. Neste, incluímos tudo e dividimos por partes e lugar em que devem estar (mochila de mão, mochilão e nuvem). A cada passo concluído ou item comprado, damos um ok na planilha. Nos últimos dias, verificaremos se está tudo certo na mochila de mão e no mochilão para realmente não esquecermos nada.

4) Lista de deadlines

Após criar um checklist, precisávamos de um prazo para resolver todas essas coisas, então criamos uma lista com o que achávamos que poderia ser resolvido a cada mês, e isso deu muito certo. Algumas coisas ficavam para outro mês, mas colocávamos como prioridade para não deixar de lado.

Quer receber a planilha de deadlines também? Deixe o seu e-mail abaixo:

5) Procuração

Quando fomos viajar para trabalhar no navio, nem pensamos em fazer uma procuração para deixar no Brasil. Mas desta vez e com uma viagem tão longa pela frente, decidimos fazer uma procuração e deixar com quem achamos que seria melhor para resolver as coisas para nós, nossas mães. Neste post, a Vic explica direitinho como fazer uma procuração. 🙂

6) Vacinas

Para a maioria das viagens internacionais, a única vacina que eles realmente fazem questão é a contra febre amarela, que nós já tínhamos tomado há algum tempo. Para esta viagem à Ásia, o médico do viajante nos indicou algumas (bastante até) vacinas para reforço e prevenção, algumas gratuitas, outras pagas. Aqui tem todas as vacinas que tomamos e como fizemos com cada uma delas.

7) Seguro-Viagem

Quando fomos para o nosso mochilão na América do Sul, nem passou pela nossa mente as diversas coisas que poderiam acontecer no caminho, e por isso, não contratamos um seguro para a nossa viagem. A Victória passou muito mal em La Paz e ficou um dia inteiro de cama, por conta da altitude. Eu fiquei mal ao chegar em Cusco, pois a viagem no ônibus foi complicada e também fiquei com a perna doendo ao fazer brincadeiras no Salar de Uyuni. Por sorte, não foram problemas graves, mas e se precisássemos de atendimento médico em um desses lugares? Para essa viagem não queremos correr estes riscos, e então fechamos o Seguro-Viagem da World Nomads, que é um seguro para mochileiros e também quem busca aventura. Para viagens mais curtas ou outras seguradoras, fizemos cotação no buscador Real Seguro Viagem, que é brasileiro, e com atendimento em português, 24 horas por dia. Foram bem atenciosos nos contatos que tivemos. 🙂

8)  PID – Permissão Internacional para Dirigir

Nós normalmente não dirigimos muito aqui no Brasil, mas quando viajamos, costumamos ver qual o custo-benefício de se alugar um carro, como fizemos em São Thomé das Letras, que é afastado das atrações e cachoeiras. Para a Ásia, verificamos os países que aceitam a permissão e que provavelmente seria bom alugar carro para ir até certo lugar. Como estávamos planejando tudo, decidimos fazer a PID. Não temos certeza de que realmente usaremos, mas se precisar, tá na mão.

9) Coisas para levar

O nosso espaço é extremamente limitado e não poderemos levar nada que seja supérfluo ou que vá pesar muito nas mochilas. No checklist fomos colocando todos os itens importantes para comprar desde eletrônicos a itens de higiene pessoal. Eliminamos muita coisa nesta última semana e colocaremos o que der em frascos menores para sobrar espaço, ou pelo menos caber tudo. 😛




10) O que fazer em cada lugar e onde ficar

Ok, para o primeiro mês temos o trabalho voluntário que faremos em Bangkok pelo Worldpackers e depois seguiremos para Chiang Mai, no norte da Tailândia, para ver o Yi Peng Festival. Para os próximos meses e países, precisamos ver o que faremos e onde ficaremos, pois a nossa ideia é tentar, na maioria da vezes, ficar em algum lugar onde não seja preciso pagar por hospedagem, e para isso provavelmente usaremos os sites de House Sitting, de troca de hospedagem por trabalho como o Worldpackers, e o nosso querido Couchsurfing.

 

Ufa! Depois de escrever isso aqui, até fiquei um pouco mais tranquilo, olhando essa lista da pra perceber que já fizemos bastante coisa mesmo para a viagem! São muitos detalhes e esquecer de algo ou deixar tudo para o final pode acontecer facilmente se não houver planejamento.

Em breve faremos mais posts com dicas de como planejar uma viagem longa assim, e traremos também dicas das viagens curtas que fizemos pelo Brasil e América do Sul.

Se estiver interessado em nos acompanhar, vem com a gente no Facebook, Instagram e nosso canal do YouTube, que começará a ganhar vida durante a viagem. 🙂

Veja também:

Siga nossos perfis nas redes sociais:

Bruno Miguel
Paulista e criador do Na Proa da Vida, sempre foi um viajante, quando desde criança viajava nos livros de viagem e nas fotos que o tio trazia das voltas pelo mundo. É criativo, adora experimentar comidas diferentes, aprender coisas e idiomas novos e ama praticar esportes. Já visitou 18 países e, entre eles, os que mais gostou foram: Turquia (Istambul), Portugal, Bolívia e Peru além do nosso maravilhoso Brasil.
http://www.naproadavida.com/

Leave a Reply

Top
Close