Festival das Lanternas em Chiang Mai, Tailândia: um show de luzes e tradição

Home » Tailândia » Festival das Lanternas em Chiang Mai, Tailândia: um show de luzes e tradição

Atualizado em May 18, 2021

Por: Victória

Atualizado em May 18, 2021

Por: Victória

Não consigo nem acreditar que, no nosso mochilão de mais de quatro anos de viagem, passamos por tantas coisas incríveis e maravilhosas. Uma delas foi participar do Festival das Lanternas na Tailândia, mais precisamente na cidade de Chiang Mai, onde acontece a principal celebração desse show de luzes que se perdem no ar, com a lua cheia ao dando o ar da graça ao fundo.
Eu soltando a minha lanterna e chorando de felicidade no Festival das Lanternas em Chiang Mai

Eu soltando a minha lanterna e chorando de felicidade no Festival das Lanternas em Chiang Mai

Após passar um mês morando em Bangkok, capital da Tailândia e ponto inicial da nossa viagem pelo mundo, pegamos um trem noturno de mais de 14 horas de duração e chegamos em Chiang Mai super animados para conferir o festival das lanternas, também conhecido por Yi Peng Festival. O evento nos surpreendeu e superou todas as expectativas possíveis, nos fazendo amar a cidade e morar nela por um tempinho nas semanas seguintes.
Veja como foi a nossa experiência no Festival das Lanternas em Chiang Mai, na Tailândia:

Antes disso, já reservou o seu hotel em Chiang Mai? Não deixe para a última hora, tudo se esgota rapidamente na época do evento. Veja nossa dica de onde ficar em Chiang Mai, dividido por região, atrações e valores.

Festival das Lanternas na Tailândia

Para entender um pouco mais sobre o festival:

 Antes de tornar a proporção imensa que o Festival das Lanternas em Chiang Mai tem atualmente, as celebrações, em meados de 2012, eram realizadas de maneira gratuita e com muito mais tailandeses que turistas.

Após as inúmeras fotos e matérias, pessoas de várias partes do mundo se interessaram em participar deste festival das luzes maravilhoso e tão tradicional, o órgão que coordenava o evento teve que se adaptar a esta mudança gigantesca no público. Por este motivo, o festival, que antes era realizado em um único local, teve que ser dividido, já que o número de pessoas que participam do evento cresceu (e vem crescendo) exponencialmente ano após ano.

Veja todos os nossos posts sobre a Tailândia aqui! ??

Dicas para curtir Bangkok ???
Relaxar com a vibe cultural de Chiang Mai ??⛰
Curtir o paraíso que é Koh Phi Phi ?⛵️
E se maravilhar com as melhores praias nas Ilhas da Tailândia ?
Ou ver mais sobre o Sudeste Asiático ?

Assim, surgiram as diferentes comemorações que acontecem em diferentes locais da cidade. O grupo que organizava o evento gratuito na cidade se juntou para criar um novo evento privado (e pago) que atendesse a demanda dos turistas curiosos que tanto sonham por ter a experiência de participar do festival das lanternas na Tailândia. Foi assim que surgiram os eventos paralelos e privados, onde o principal objetivo é o show das lanternas, deixando um pouco de lado a tradição do festival.

Nós buscamos em muitos lugares saber se valeria a pena somente participar do festival que acontece na cidade ou se deveríamos participar em um dos eventos privados. Depois de muito ler a respeito, decidimos que, como não planejávamos celebrar este festival novamente em Chiang Mai, pagaríamos o evento privado e, depois, iríamos para a cidade para tirar nossas próprias conclusões. Acho que foi a melhor decisão a ser tomada e vou te dizer os motivos mais abaixo.

O que o festival representa para os tailandeses?

O nome em tailandês, Yi Peng, literalmente significa segundo mês. O motivo para este nome é que o Festival das Lanternas é comemorado na lua cheia do segundo mês do calendário Lanna, antiga civilização da Tailândia.
Tailandeses e turistas estrangeiros participando do Festival das Lanternas em Chiang Mai, na Tailândia

Tailandeses participando do Festival das Lanternas em Chiang Mai, na Tailândia

 

É por este motivo que o festival não tem data específica e muda todos anos, dependendo da lua. As lanternas são lançadas ao ar para terminar a má sorte de uma pessoa e acredita-se que isso acontecerá principalmente se a lanterna desaparecer de vista sem queimar o papel e cair. Você também pode fazer um pedido antes de soltar a lanterna e seu desejo vai se concretizar apenas se você for uma pessoa boa no futuro.

Mas não é somente para soltar lanternas que o festival acontece. Existe também desfiles nas ruas, pessoas dançando (principalmente perto do Tha Phae Gate) e, como todo lugar da Tailândia, existem diversos mercados de rua espalhados pela cidade no período de celebrações.

Quando vai acontecer o Festival das Lanternas na Tailândia em 2021, 2022 e 2023

Em 2020, devido a pandemia do coronavírus, o Ye Peng Lantern Festival foi cancelado e remarcado para o próximo ano. A data seria comemorada no dia 31 de Outubro.
Em 2021 o Festival das Lanternas na Tailândia (Yi Peng) acontecerá na noite de lua cheia de novembro, ou seja, o dia em que soltarão as lanternas será dia 19 de Novembro, porém, as comemorações começam no dia 18 e vão até o dia 20. A maior festa e os grandes eventos neste caso, acontecem em Chiang Mai, no norte da Tailândia.
Em 2022 o Lantern Festival acontecerá em 8 de novembro e, em 2023, será festejado no dia 27 de novembro.

Onde acontece o Festival das Lanternas na Tailândia

O evento acontece em todo o país, já que é uma celebração nacional para os budistas mas, o local que a celebração é mais famosa e, portanto, muito maior, é em Chiang Mai, cidade do norte da Tailândia. O motivo para a comemoração ser mais expressiva em Chiang Mai é que lá foi a antiga capital do reino Lanna, cuja população foi a responsável por criar estas celebrações.
Outras cidades da Tailândia em que acontecem celebrações do Festival das Lanternas são Bangkok e Sukhothai.

Onde ficar em Chiang Mai para aproveitar o Festival das Lanternas na Tailândia

O local na cidade que tem o maior número de pessoas soltando as lanternas na noite do Yi Peng e Loy Krathong, (que também acontece na noite de lua cheia) é a região da ponte Thanon Charoen Mueang e da Loi Kroh road, também conhecida como Iron Bridge.
Área da piscina do Bang Saen Feng, hotel em Chiang Mai, Tailândia

Área da piscina do Baan Saen Fang, hotel em Chiang Mai. | Foto: divulgação/booking

Perto do local, existem diversos hotéis e restaurantes. Eu recomendo que você se hospede próximo a essa região ou perto do Tha Phae Gate, que fica a cerca de 15 minutos caminhando. Segue a lista dos hotéis mais recomendados para quem quer participar do Festival das Lanternas em Chiang Mai, Tailândia:

Hotéis bem localizados, com boa avaliação e fora do quadrado (Old City):

Hotéis bem localizados, com avaliação boa e dentro do quadrado (Old City): 

Não deixe para reservar o seu hotel na última hora! As acomodações ficam superlotadas durante os dias do evento e pode ser quase impossível encontrar um hotel, resort ou hostel em Chiang Mai nesses dias.

Se você se hospedar em algum destes hotéis, poderá também participar do Festival das Lanternas gratuito na cidade e voltar andando para o seu hotel, o que é super conveniente.

Outros países onde acontece o Festival das Lanternas

As lanternas e balões também são usadas para celebrar datas importantes e comemorativas em outros países da Ásia como o Myanmar e a China, porém, com diferenças e menores proporções, mas com um show de luzes que ainda encanta.

O Festival das luzes do Myanmar se chama Thadingyut Festival e acontece ao sétimo mês do calendário birmanês, geralmente no mês de outubro ou novembro. Nós tivemos a oportunidade de estar no país durante as comemorações, fomos convidados por locais que conhecemos no aeroporto de Mandalay um dia antes de sair do Myanmar, mas como não sabíamos que se tratava desta festividade e estávamos bem cansados da viagem de um mês, não fomos! Nós nos arrependemos muito quando chegamos em Bangkok e vimos que realmente era o festival, que deve ser ainda mais local e cultural no Myanmar, como quase tudo que visitamos, incluindo o festival dos balões Tazaundaing.

Já o Festival das Lanternas na China acontece de forma diferente e também num período distinto ao dos vizinhos Tailândia e Myanmar. Os chineses comemoram no 15º dia do primeiro mês do calendário lunar (sim, é confuso para nós, meros ocidentais) e é esse evento que finaliza as comemorações do Ano Novo Chinês, quando eles presenciam a primeira noite de lua cheia do ano.

O evento, ao contrário do tailandês, não conta com a soltura de lanternas ou balões ao ar, pois estas ficam acesas e penduradas nos tetos de casas e templos, como uma forma de respeito a Buda, é muito lindo de ver também e no filme infantil Abominável eles retratam algumas dessas lanternas chinesas. Durante essas comemorações os chineses fazem diversas atividades, incluindo a dança do leão e do dragão, comer comidas típicas e fazer brincadeiras apreciando a lua cheia, como também retrata bem o filme.

A nossa experiência no Festival das Lanternas

Como reservamos o ingresso para o evento privado

Nós AMAMOS ter participado do Festival das Lanternas! No privado e no evento da cidade. Foi uma experiência tão incrível que escrevemos um relato de tudo, tin tin por tin tin, dá uma lidinha: Relato de como foi o Festival das Lanternas.

Soltando o Loy Krathong no festival da Tailândia - brasileiros na Tailândia

Soltando meu Loi Krathong em Chiang Mai, Tailândia

Não viaje para a Ásia sem seguro! Um dos principais gastos dessa nossa longa viagem pela Ásia é o seguro viagem, pois sabemos que prevenir é sempre importante, principalmente quando se trata do quesito saúde. Comprovamos isso quando o Bruno bateu a cabeça e precisou ser hospitalizado na Tailândia. Nós estávamos cobertos pela World Nomads e o suporte foi sensacional e em português. Eles oferecem 5% de desconto com o código: PROADAVIDA.
Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5.
Assista aos vídeos desta playlist para ajudar na hora de fechar o seguro e garantir o desconto.
Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉

Vale a pena viajar para a Tailândia em novembro para participar do Festival das Lanternas de Chang Mai?

Com certeza vale. Se tiver férias neste período e encontrar uma passagem com um valor bom, esta é a sua chance de participar do festival das Lanternas na Tailândia.

Nós amamos de paixão a experiência e super master recomendamos. Esta também é uma das melhores épocas do ano para visitar Chiang Mai já que a época de chuva está no terminando e o “inverno” está começando.

Você, ainda por cima, pode visitar Bangkok e até as praias da Tailândia (consulte a meteorologia das regiões da Tailândia já que no país existem as chuvas de monções, que acontecem em épocas diferentes para cada local. As chuvas de verão geralmente são bem fortes e constantes e, por isso, pode estragar as suas férias).

Evento pago ou Evento público?

Nós ficamos bastante satisfeitos com o evento pago, mesmo depois de ter visto que, na cidade, o show das luzes é maravilhosamente lindo também. Recomendamos que, se o seu orçamento de viagem permitir, você participe de ambos e, assim, poderá ter as duas experiências incríveis em um único dia.

Existem outros eventos pagos que acontecem durante o festival das Lanternas de Chang Mai, na Tailândia, que são:

E aí, gostou das dicas? E como foi a sua experiência participando do Festival das Lanternas na Tailândia? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre a Tailândia e outros países da Ásia, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?

Indo para a Tailândia?

Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

Publicado em: Atualizado em May 18, 2021
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

24 Comentários

  1. Isabela

    Olá,adorei a matéria!! onde vc recomenda ir na cidade para participar do evento gratuito??

    Responder
    • Bruno Miguel

      Oi, que bom que gostou da matéria Isabela! O melhor lugar para aproveitar o Festival das Lanternas de graça é entre as pontes Iron Bridge e Thapae bridge! Espero que ame tanto quanto nós 🙂

      Responder
  2. Amanda

    Ola, bom dia! Estou com bastante duvidas sobre a programacao do festival entre os dias 11/11 e 13/11. Como so teria duas noites em Chian Mai e gostaria de entender um pouco o que acontecera em cada um desses dias. Voce poderia me passar se ha algum site oficial com essa programacao? Estou lendo varios blogs, mas cada um fala uma coisa diferente… Vou para Phi Phi tambem, como consigo reservar esse passeio com guia brasileiro? Desde ja agradeco muito!

    Responder
  3. Debora

    Olá. Boa noite. Tenho algumas dúvidas…
    -Qual a diferença do ingresso vip?
    – O padrão está 4000b. Esse preço se mantém ou tende a aumentar mais próximo do evento?
    – O dia divulgado para o festival foi 11/11. Pode ser que mude ainda?
    Obrigada ?

    Responder
    • Victória Farina

      Olá Debora, tudo bem? Então, nós não fazemos parte da organização do festival para te responder essas perguntas com propriedade.
      Nós visitamos o festival e escrevemos sobre a nossa experiência para te ajudar na escolha 🙂
      Sugiro que pergunte a organização do evento 🙂
      Boa sorte e divirta-se!

      Responder
  4. Eliane

    Olá! Estarei em Chiag Mai no período do festival! 🙂 (10 a 13/11/19)
    Gostaria de saber se vcs tem o contato da empresa que fez o passeio particular pro festival. Ou de que forma posso achá-los no Facebook.
    Obrigada!

    Responder
  5. Eliane

    Olá,
    Estou programando uma viagem a Tailandia em novembro/2019, estarei em Chiang Mai bem nas datas do festival. Por acaso vcs tem o contato da empresa que vcs fizeram a reserva para o evento privado? Ou de que forma eu procuro eles no facebook?
    Obrigada!!

    Responder
    • Bruno Miguel

      Olá Eliane, tudo bem? Nós estamos organizando uma viagem em grupo para as pessoas que desejam viajar pela Tailândia conosco e ver também o Festival das Lanternas. Como está o planejamento da sua viagem?

      Responder
  6. Mariana

    Gente, eu senti sua emoção lendo esse texto.
    Estou programando minha viagem para novembro e quero ver esse festival que sera realizado dia 13-11. Só fiquei em dúvida se preciso ir para Chiang Mai ou em BKK pode valer a pena também?

    Responder
  7. Jerusa

    Comecei o ano com a maravilhosa notícia: vamos para a Tailandia!! Eu e meu marido vimos uma promoção essa semana e compramos. Até então eu não sabia do festival das lanternas. Comecei a ver fotos da Tailandia noInstagram e vi fotos das luzes, achei incrível. Comecei a pesquisar e vi que acontece em novembro, na lua cheia. Vamos chegar dia 12/11 em Bangkok e quero ir pra Chiang Mai direto para conseguir pegar o festival. Li que a lua cheia em novembro/2019 vai ocorrer no mesmo dia que chegaremos. Espero MUITO que a gente consiga participar deste evento. Fiquei emocionada lendo o seu texto. Deve ser lindo demais!!! Amo tudo que tem luzes assim.

    Responder
    • Victória Farina

      Ai Jerusa que incrível! Espero que aproveite DEMAIS sua viagem e que ame MUITO o festival!!!! Bom planejamento e se precisar de algo, comenta com a gente aqui no blog! :)))

      Responder
  8. Tainá Vieira

    Em que ano vcs participaram? Estou em choque com os preços de 2018, imagina pra 2019

    Responder
    • Victória Farina

      Participamos em 2016! Como o festival está cada vez mais famoso realmente os preços estão ficando absurdos. Vários leitores este ano me enviaram mensagens dizendo que AMARAM o festival e participaram somente na cidade. É uma opção boa para quem quer economizar 🙂

      Responder
  9. Rafaela Ramalho

    Olá! Estamos tentando os ingressos pro Yee Peng 2018 em Chiang Mai, mas surgiu uma dúvida: vocês participaram do evento na Universidade Mae Jo ou no Yee Peng Doi Saket? Será que valeria a pena ir ao Doi Saket?

    Responder
  10. Ridania

    Olá! Eu e meu namorado iremos pra Tailandia em out/nov e, infelizmente, voltaremos no dia 15/11. Vocês sabem se nesse periodo ha algum tipo de festividade do yee peng em chang mai ou é somente na noite do dia 20/11?

    Responder
    • Victória Farina

      Olá Ridania! O festival acontece nesta data especificamente mas talvez você consiga algo mais “íntimo” em algum templo, ou algo assim! Pergunte em seu hotel quando chegar em Chiang Mai, não custa nada tentar! Mesmo que não participar do festival das lanternas eu tenho certeza que vai AMAR sua experiência nesse país maravilhoso <3 boa viagem!

      Responder
  11. Ridania

    Olá! Tudo bem? Eu e meu namorado vamos pra Tailandia em out/nov, mas, infelizmente, voltaremos dia 15/11. Vocês sabem se além do dia 20 há outros dias de festividades durante aquela semana em Chang Mai?

    Responder
    • Victória Farina

      Olá Ridania! O festival acontece nesta data especificamente mas talvez você consiga algo mais “íntimo” em algum templo, ou algo assim! Pergunte em seu hotel quando chegar em Chiang Mai, não custa nada tentar! Mesmo que não participar do festival das lanternas eu tenho certeza que vai AMAR sua experiência nesse país maravilhoso <3 boa viagem!

      Responder
  12. Julia Fernandes

    Poxa uma pena que já está esgotado. Estou desesperada por que não consegui comprar.
    Tem dicas? Queria ir em um desses dois grandes que você descreveu.

    Responder
    • Victória Farina

      Poxa Julia, que pena! Eu acho que você vai super aproveitar participando do festival na cidade mas, se quiser mesmo ir em algum destes eventos pagos, envie um email ou mensagem pelo Facebook para a organização pedindo lista de espera. Nós conseguimos desta maneira! BOA SORTE e aproveite MUITO a Tailândia!

      Responder
  13. Debora

    Estivemos no réveillon na Tailândia e também soltamos as lanternas na praia. Foi uma experiência indescritível. Este seu sonho realizado deve ter sido emocionante e arrepiante.

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que também conseguiram participar um pouquinho da cultura da Tailândia, Débora. Fico super feliz 🙂 A minha emoção não tem como explicar, até hoje me arrepio de pensar 🙂

      Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *