Principais conselhos para alugar moto na Tailândia e outros países do Sudeste Asiático

Home » Ásia » Principais conselhos para alugar moto na Tailândia e outros países do Sudeste Asiático
Atualizado em 4/08/2021
Por: Victória

Atualizado em 4/08/2021
Por: Victória

Já escrevemos um manual super completo com diversas dicas sobre aluguel de moto no Sudeste Asiático. Agora, estamos colocando, nesse post, os principais conselhos para alugar moto na Tailândia, Malásia, Myanmar (Birmânia), Laos, Vietnã entre outros… Bora curtir essa região maravilhosa com as nossas dicas de viagem?

Você pode se interessar: Todos os nossos posts da Tailândia, Myanmar, Indonésia, Filipinas, Malásia e Laos.

Principais conselhos para alugar moto na Tailândia e outros países:

  • Só alugue moto se estiver confiante que consegue dirigir e que não vai se machucar. Não vale a pena estragar toda a viagem por um dia de moto.
  • USE CAPACETE!
  • Não dirija bêbado(a)!
  • Conheça bem os limites do seu seguro viagem e, se souber que vai usar moto em sua viagem pela Ásia, já contrate um que cubra acidentes no transporte. A maioria dos seguros viagem não cobre, então seja bem detalhista nesse sentido. Nós usamos e amamos a World Nomads, que cobre diversos tipos de esportes de aventura mas sabemos que eles não cobrem acidentes de moto e, por isso, tomamos atenção redobrada.
Conselhos para andar de moto na Indonésia e outros países do Sudeste Asiático

Loja de aluguel de motos nas Filipinas. Foto: Victoria/@naproadavida.

Não viaje para a Ásia sem seguro! Estamos viajando há mais de 3 anos pelo mundo e já tivemos diversos problemas na viagem que foram cobertos pelo nosso seguro viagem. Nós estávamos cobertos pela World Nomads e o suporte foi sempre sensacional e em português. Eles oferecem 5% de desconto com o código: PROADAVIDA. Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5. Assista aos vídeos desta playlist para ajudar na hora de fechar o seguro e garantir o desconto.

Principais conselhos para alugar moto no Sudeste Asiático

  • Muita atenção! Na Ásia geralmente não existem regras de trânsito, então as pessoas ultrapassam pela direita, aparecem do nada na rua e cruzam avenidas sem nem checar se tem algum perigo. Você é o elemento diferente lá, então tenha cuidado redobrado.
  • Não dirija em alta velocidade. As estradas geralmente são bem ruins com buracos e pedras, então evite acidentes.
  • Tente não dirigir com mais de duas pessoas na garupa (em todos os países do Sudeste Asiático você vai ver uma família inteira em cima da moto e, depois de um tempo, essa cena vai se tornar normal).
Estacionamento na Tailândia e Sudeste Asiático em geral

Estacionamento em Chiang Mai, na Tailândia. Foto: Victoria/@naproadavida.

  • Se tem medo dos golpes, alugue a moto na recepção do seu hotel. Mesmo que seja um pouco mais caro, geralmente é mais confiável.
  • Quando estacionar, verifique se tirou a chave do contato (dica importante porque já esquecemos VÁRIAS vezes a moto ligada enquanto fazíamos compras no mercado) e também marque bem onde estacionou. Na Ásia geralmente os estacionamentos tem centenas de motos, então tire foto do lugar que estacionou ou coloque algo na moto para identificar mais facilmente.
  • Os asiáticos geralmente não usam capacetes então, na maioria dos lugares, é bastante seguro deixá-los presos no retrovisor. Nós, como somos brasileiros neuróticos, desenvolvemos uma tática ótima (que copiamos de umas gringas hahaha), olha só:
Alugar moto na Tailândia, Indonésia e outros países do Sudeste Asiático

Truque para guardar os capacetes enquanto visita um local. Foto: Victoria/@naproadavida.

Veja todos os nossos posts sobre a Tailândia! ??
Dicas para curtir Bangkok ???
Relaxar com a vibe cultural de Chiang Mai ??⛰
Curtir o paraíso que é Koh Phi Phi ?⛵️
Mergulhar na nossa amada Koh Tao
E se maravilhar com as melhores praias nas Ilhas da Tailândia ?
Ou ver mais sobre o Sudeste Asiático ?

Conselhos para alugar moto na Tailândia e Sudeste Asiático

  • Seja honesto! Se acontecer algo, tente solucionar antes de chegar no dono da moto e, se não conseguir, pague pelo prejuízo.
  • Se sabe que vai dirigir uma moto em seu mochilão pelo Sudeste Asiático, pegue um tempinho antes e treine em casa. Vale pedir para um amigo que tem moto ou até fazer algumas aulas. Meu pai, quando foi nos visitar na Tailândia, ficou treinando mais de dois meses antes da viagem porque já sabia que ia ter essa experiência. Com certeza ajudou demais ele ter treinado.
  • Se você, como eu, tem medo de dirigir moto, tente arrumar alguma pessoa do hostel que queira fazer o mesmo programa que você e vá na garupa. POR FAVOR tome cuidado já que a pessoa pode dirigir mau ou até correr demais, causando acidentes.
Aluguel de moto com chuva na Ásia

Uma capa de mochila improvisada com saco plástico pode ajudar DEMAIS. Foto: Victoria/@naproadavida.

Planeje bem o transporte da sua viagem pela Ásia!✈️??
O continente é formado por muitas ilhas, regiões montanhosas e distâncias longas e isso exige algumas horas de locomoção de um lugar para outro.
A nossa dica é usar o 12Go Asia para pesquisar e reservar os principais transportes e evitar perrengues durante a viagem.

Saiba como e principais dicas de aluguel de moto na Tailândia e outros países:

  • Se está pensando em alugar moto na Tailândia, principalmente em Chiang Mai e Phuket tome cuidado porque tem bastante policial a procura de gringos para ganhar uma graninha. Em Chiang Mai eles te param numa blitz e te fazem pagar uma multa de cerca de THB 500, te entregam um comprovante que vale por até 3 dias, ou seja, mesmo se for parado mais 10 vezes nesse período não irá pagar mais nenhum valor. Nós demos uma de João sem braço e dissemos que não tínhamos THB 500 e o policial aceitou nossos THB 300 de boa, tudo é lucro para ele. Mas, nossas histórias de aluguel de moto no Sudeste Asiático vão ficar para outro post porque tem MUITA coisa engraçada e agoniante para contar.
  • Ter internet no celular pode te salvar de grandes sufocos. Foram diversos momentos que confiamos somente no nosso senso de direção e no nosso querido Maps.me mas, em outras situações, agradecemos a possibilidade de buscar alternativas no Google e pesquisar horários, valores e mais detalhes das próximas atrações.
Interagir com os locais é algo que amamos.

Menininha burmesa que simplesmente subiu na moto com o Bruno e ficou fingindo que tava em movimento. Foto: Victoria/@naproadavida.

Que tal garantir o seu chip com internet antes de sair do Brasil? A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil. Confira o melhor pacote para você. Use o cupom NAPROADAVIDA10 e receba 10% de desconto na compra do chip.

Mais conselhos:

  • Nós SEMPRE levamos uma blusa de frio, canga e biscoitinhos quando alugamos a moto, mesmo quando o lugar está 35 graus de extremo calor. Geralmente na parte da tarde esfria um pouco e o vento da moto pode te deixar desconfortável. Todas as vezes que esqueci de levar casaco, passei frio.
  • ATENÇÃO PARA AS MULHERES: tente não sentar diretamente no banco da moto já que ele é sujo e já foi usado por muitas pessoas. Como você provavelmente estará de shorts e bikini, ou seja, bem despreparada, pode pegar alguma doença ou fungo. Aconteceu comigo algumas vezes antes de eu perceber mas, depois de usar moto sem colocar uma canga ou blusa embaixo, ficava com sérias coceiras você sabe onde por alguns dias depois.
  • Aproveite a estrada! Uma das coisas mais marcantes que aconteceram com a gente na estrada foram em cima da moto em movimento. Na Ásia, principalmente em cidades menos turísticas, as crianças e senhores acenam para você e é cada cena incrível e inédita que você vê e se sente privilegiado de ter a oportunidade de vivenciar. Amamos passar por pequenas vilas onde tá todo mundo sentado na frente de casa papeando, jogando baralho, ouvindo música e até pescando.
Conselhos para andar de moto na Indonésia e outros países do Sudeste Asiático

Pedindo informações na Indonésia pode ser uma ótima maneira de se conectar com os locais. Foto: Victoria/@naproadavida.

Leia também:

E aí, gostou das dicas? E como foi a sua experiência dirigindo moto no Sudeste Asiático? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre a Tailândia e outros países do Sudeste Asiático, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

30 Comentários

  1. Aline Laudelina Pires

    Adorei as dicas, não sabia que os seguros viagens não cobriam acidentes (e acredito que muitas pessoas não saibam). Já alugamos uma moto em Cozumel, meu marido que carteira de motorista (carro e moto) e foi mais fácil, mas depois que tivemos filhos fiquei frouxa (rs) e morro de medo de andar de moto agora.

    Responder
    • Victória Farina

      Sim, entendo a sua preocupação viajando de moto com filhos, talvez eu não faria isso e alugaria um carro no lugar 🙂

      Responder
  2. Andrea Santos

    Conheço pessoas que não seguiram esses conselhos de como alugar moto na Ásia e se machucaram. Importante o relato!!

    Responder
    • Victória Farina

      Sim, é importante ler relatos e saber o máximo de informações possíveis antes de alugar moto na Tailândia e Sudeste Asiático.

      Responder
  3. Noelia

    Nossa ótimas dicas. Vc citou fatos q realmente nem pensamos, o trânsito eu acredito q é sempre uma preocupação em qualquer viagem. Ótimo post .

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que curtiu, Noelia! Realmente o trânsito é um problema e deve ser bem estudado.

      Responder
  4. GISELE PROSDOCIMI

    Quantas emoções, está aí algo que não gostaria de fazer nunca em uma viagem. Obrigada pelos conselhos para alugar moto na Tailandia, Sudeste Asiático, dicas importantíssimas para quem quer se atrever a desbravar o país em duas rodas motorizadas. Só que não é pra mim, hehehe. Mas adorei o post, cheio de aventura e fotos incríveis.

    Responder
    • Victória Farina

      Se você não se sente confortável dirigindo moto é melhor evitar e usar outros transportes, Gisele! Sorte que você curtiu nossas dicas 🙂

      Responder
  5. Sylvia Leite

    Ótimas dicas de como para alugar moto na Tailândia e outros países.

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que curtiu nossas dicas e principais conselhos de aluguel de moto na Tailândia e Sudeste Asiático, Sylvia!

      Responder
  6. Fabíola Moura

    Importantes alertas para quem decidir alugar moto na Tailândia ou em outro lugar do sudeste asiático, é sempre bom saber sobre essas especificidades pra evitar acidentes e até multas em plenas férias.

    Responder
    • Victória Farina

      Sim Fabíola, exatamente! Que bom que curtiu nosso post com os conselhos para alugar moto na Tailândia 🙂

      Responder
  7. Ângela Martins

    Que incrível essas dicas para alugar uma moto na Tailândia e no Sudeste Asiático. Nunca imaginaria essa possibilidade sem carteira específica. Facilita demais! Mas uma verdadeira aventura. Fiquei doida com as motos na China kkkk

    Responder
    • Victória Farina

      Então, na verdade não é permitido mas é super possível e para a gente sempre deu certo! Que bom que você curtiu nossas dicas e conselhos para alugar moto na Tailândia e Sudeste Asiático 🙂

      Responder
  8. Juliana

    Dicas mega importantes para quem vai alugar moto na Tailândia e Sudeste Asiático mesmo. Nunca visitei mas imagino como deve ser complicado pra nós brasileiros se adaptar com o caos que pode aparentar ser o trânsito por lá então é muito bom ter noção de todos esses detalhes que vocês nos aconselharam. Assim já partimos pra viagem de um modo mais esperto!

    Responder
    • Victória Farina

      É por isso mesmo que criamos esse post de conselhos para alugar moto na Ásia, Juliana e esperamos ter te ajudado 🙂

      Responder
  9. Hebe

    Ótimo seu post com conselhos para alugar moto na Tailândia. Já salvei as dicas para minha viagem que se Deus quiser será em breve. Uma boa escolha para fugir do trânsito né?

    Responder
    • Victória Farina

      Com certeza alugar moto na Tailândia e Sudeste Asiático é uma ótima opção com diversas vantagens e algumas desvantagens, Hebe!

      Responder
  10. CINTIA VAZ

    Na Tailândia acabamos optando por andar de taxi, uber e tuk tuk. Lemos em algum lugar que a carta internacional não é aceita e sobre pagar multa se um policial te pega. Fora o caso de um acidente, dar aquela merd.* sabe?
    Mas mesmo assim achei o post bem interessante porque é uma opção. Excelente post.

    Responder
    • Victória Farina

      Sim sim, tem que alugar com prudência a moto na Tailândia mas é possível sim e muito recomendado para curtir as principais atrações de cada cidade!

      Responder
  11. Ma

    Me lembro das milhoes de motinhos e de como elas param para atravessarmos a rua. é impressionante. eu nao dirijo moto mas mto boas as dicas de como alugar uma moto na Thailandia 🙂 show!!!

    Responder
    • Victória Farina

      Eles pararam para você passar? Que privilégio hahaha é difícil ver isso nos países do Sudeste Asiático 🙂

      Responder
  12. Leo Vidal

    A fama que conheço no que se trata do trânsito nos países do Sudeste Asiático é que o caos é completo. Então nesse quesito, acredito que alugar moto na Tailândia e nesses países seja ótimo para fugir do tráfego intenso. No meu caso, terei que me contentar com um tuk-tuk já que nem carro dirijo. Vocês andaram de tuk-tuk?

    Responder
  13. Deyse

    Excelentes as suas dicas e principais conselhos para alugar moto na Tailândia e nos demais países do sudeste asiático. É um tipo de ação que sempre gera dúvidas e causam perrengues!! Obrigada por compartilhar!

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que curtiu, Deyse! Esperamos te ajudar no planejamento de viagem para a Tailândia e os outros países do Sudeste Asiático 🙂

      Responder
  14. Mairim Serafini

    Ótimas dicas. Eu sou medrosa mesmo e acabei não alugando. Em Myanmar aluguei uma e-bike, no começo ficou com receio… nem conseguia fazer as curvas direito mas com o tempo peguei jeito. Na próxima vou tentar seguir tuas dicas e conselhos para alugar moto na Tailandia 🙂

    Responder
    • Victória Farina

      É a melhor coisa, Mairim! Se você souber dirigir esse é um meio de transporte ótimo porque te dá liberdade para conhecer as principais atrações da cidade no seu tempo 🙂

      Responder
  15. LUCIO FABIO DA COSTA JUNIOR

    Sensacional o post repleto de conselhos. Quando viajei para a Thailandia não cheguei a alugar uma moto. Confesso que fiquei com medo do trânsito maluco de Bangkok e das histórias de ser passado para trás. Seguindo suas dicas vou me aventurar a alugar uma moto na próxima vez que for ao Sudeste Asiático. Tenho muito o que conhecer por ali ainda!

    Responder
    • Victória Farina

      Alugar uma moto com prudência é uma das melhores aventuras que pode fazer no Sudeste Asiático, Lucio. Espero que use nossos conselhos na próxima viagem para o continente 🙂

      Responder
  16. Débora

    Nós quando viajamos para a Tailândia também alugamos uma moto para conhecer as várias praias e se este post fosse escrito antes, com certeza teríamos evitado alguns perrengues

    Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *