Dez dicas para planejar uma viagem

Home » Planejamento » Dez dicas para planejar uma viagem
Atualizado em 29/06/2021
Por: Bruno

Atualizado em 29/06/2021
Por: Bruno

Caramba, faltam somente 10 dias para o início da realização de um sonho nosso e ainda não sei como me sinto em relação a isso. Calma gente, nós não vamos nos casar em dez dias, ainda não. Estamos indo para a Ásia, onde planejamos ficar viajando por mais ou menos dois anos num mochilão pelo mundo. Depois de tanta organização decidimos escrever esse post com dez dicas para planejar uma viagem.

O nosso primeiro destino, após a conexão em Abu Dhabi, será Bangkok, onde faremos um trabalho voluntário por um mês pelo worldpackers e a nossa missão será ensinar inglês para crianças com idade entre 3 e 12 anos e futebol para os adolescentes que não se interessam somente pelo idioma, mas tentando introduzir o inglês durante os jogos. Após este período, viajaremos para outras cidades da Tailândia e depois seguimos viagem pelos outros países do sudeste asiático, tentando usar como base sempre a Tailândia.

Dicas para planejar viagem

Nós já temos mais ou menos um plano para os primeiros meses da viagem, mas quando digo que não sei como me sinto em relação ao tempo que falta para o início de tudo isso, é porque realmente é um mix de emoções e pensamentos. Às vezes me sinto muito feliz por tudo isso, às vezes bate um pouco de medo do que vem pela frente, às vezes acho que não vai dar tempo de organizar tudo.

Ontem mesmo discutimos porque a viagem está aí e não tínhamos visto o que realmente vamos levar na mochila. Ás vezes também penso que posso me arrepender por ter deixado um bom emprego para fazer isso, mas logo penso em tudo de positivo e que existem milhares de bons empregos lá fora, As vezes acho que esta será a melhor viagem de nossas vidas e às vezes penso tudo isso junto, sério.

Como disse, é um mix de emoções e pensamentos. A única coisa que temos certeza é de que esta viagem nos mudará e nos tornará pessoas diferentes, seja lá como for.

Para dividir com vocês um pouquinho da nossa ansiedade, vou tentar colocar em tópicos um pouco do que já fizemos neste planejamento pré-viagem. Veja então as nossas dez dicas para planejar uma viagem:

Dez dicas para planejar uma viagem

1) Planilha de budget (Dinheiro disponível para a viagem)

Com a ajuda dos universitários pós-graduados (valeu Marcão) conseguimos montar uma planilha para saber quanta grana teríamos disponível para a viagem e quanto tempo conseguiremos ficar, gastando um valor diário estipulado anteriormente. Com isso em mente, poderíamos partir para outros pontos do planejamento. Em breve disponibilizaremos essa planilha para quem quiser planejar uma viagem com antecedência e sem exageros ou desespero.

Deixe o seu e-mail que enviaremos um exemplo da planilha em breve:

2) Passagens Aéreas

Feito um planejamento inicial para ver quanto tempo e grana teríamos para uma viagem como esta, tínhamos que pensar no mais importante para nos levar até lá: as passagens aéreas, é claro. Foi a primeira coisa que compramos e tivemos a oportunidade de parcelar e pagar antes da viagem se iniciar sem comprometer o budget.

Nosso trajeto será o seguinte: Dia 12/10 São Paulo (GRU) > 13/10 Conexão em Abu Dhabi (AHU) por quatro horas > 14/10 chegamos em Bangkok (BKK) na Tailândia.

3) Checklist

Para não deixar nada para trás ou sem fazer, criamos um checklist com todos os documentos, eletrônicos, objetos e TUDO que imaginamos que podemos precisar durante a viagem. Neste, incluímos tudo e dividimos por partes e lugar em que devem estar (mochila de mão, mochilão e nuvem).

A cada passo concluído ou item comprado damos um ok na planilha. Nos últimos dias, verificaremos se está tudo certo na mochila de mão e no mochilão para realmente não esquecermos nada.

Dicas para planejar viagem

4) Lista de deadlines para planejar uma viagem

Após criar um checklist de viagem precisávamos de um prazo para resolver todas essas coisas então criamos uma lista com o que achávamos que poderia ser resolvido a cada mês e isso deu muito certo. Tiveram algumas coisas que não conseguíamos resolver e ficavam para o próximo mês mas colocávamos estas como prioridade para não deixar de lado.

Dez dicas para planejar uma viagem

5) Procuração de plenos poderes

Quando fomos viajar para trabalhar no navio nem pensamos em fazer uma procuração de plenos poderes para deixar no Brasil. Mas, desta vez e com uma viagem tão longa pela frente, decidimos fazer uma procuração e deixar com quem achamos que seria melhor para resolver as coisas para nós: nossas mães. Neste post, a Vic explica direitinho porque e como fazer uma procuração.

6) Vacinas

Para a maioria das viagens internacionais a única vacina que os médicos realmente fazem questão é a contra febre amarela, que nós já tínhamos tomado há algum tempo. Para esta viagem à Ásia, o médico do viajante nos indicou algumas (bastante até) vacinas para reforço e prevenção, algumas gratuitas, outras pagas. Aqui tem todas as vacinas que tomamos e como fizemos com cada uma delas.

Dicas para planejar viagem

Dez dicas para planejar uma viagem

7) Seguro-Viagem

Quando fomos para o nosso mochilão na América do Sul em 2013 nem passou pela nossa mente as diversas coisas que poderiam acontecer no caminho, e por isso, não contratamos um seguro para a nossa viagem.

A Victória passou muito mal em La Paz e ficou um dia inteiro de cama, por conta da altitude. Eu fiquei mal ao chegar em Cusco, pois a viagem no ônibus foi complicada e também fiquei com a perna doendo ao fazer brincadeiras no Salar de Uyuni. Por sorte, não foram problemas graves mas, e se precisássemos de atendimento médico em um desses lugares?

Para essa viagem não queremos correr estes riscos e, por isso, fechamos o Seguro-Viagem da World Nomads, que é um seguro para mochileiros e também quem busca aventura. Para viagens mais curtas ou outras seguradoras, fizemos cotação na SegurosPromo. Foram bem atenciosos nos contatos que tivemos. 🙂

Não viaje sem seguro!
Nós estamos sempre cobertos pela World Nomads e o suporte é sensacional e em português.
Eles oferecem 5% de desconto com o código: PROADAVIDA.
Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5.

Assista aos vídeos desta playlist para ajudar na hora de fechar o seguro e garantir o desconto.
Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉

8)  PID – Permissão Internacional para Dirigir

Nós normalmente não dirigimos muito aqui no Brasil, mas quando viajamos, costumamos ver qual o custo-benefício de se alugar um carro, como fizemos em São Thomé das Letras, que é afastado das atrações e cachoeiras.

Para a Ásia, verificamos os países que aceitam a permissão e que provavelmente seria bom alugar carro para ir até certo lugar. Como estávamos planejando tudo, decidimos providenciar a PID (Permissão Internacional para dirigir). Não temos certeza de que realmente usaremos, mas se precisar, tá na mão.

Dez dicas para planejar uma viagem

9) Coisas para levar

O nosso espaço é extremamente limitado e não poderemos levar nada que seja supérfluo ou que vá pesar muito nas mochilas. No checklist fomos colocando todos os itens importantes para comprar desde eletrônicos a itens de higiene pessoal.

Eliminamos muita coisa nesta última semana e colocaremos o que der em frascos menores para sobrar espaço ou, pelo menos, caber tudo. 😛

10) O que fazer em cada lugar e onde ficar

Ok, para o primeiro mês temos o trabalho voluntário que faremos em Bangkok pelo Worldpackers e depois seguiremos para Chiang Mai, no norte da Tailândia, para participar do Yi Peng Festival, o tão famoso Festival das Lanternas.

Para os próximos meses e países, precisamos ver o que faremos e onde ficaremos, pois a nossa ideia é tentar, na maioria da vezes, ficar em algum lugar onde não seja preciso pagar por hospedagem e, para isso, provavelmente usaremos os sites de House Sitting, de troca de hospedagem por trabalho como o Worldpackers e o nosso querido Couchsurfing.

Ufa! Depois de escrever isso aqui, até fiquei um pouco mais tranquilo, olhando essa lista dá pra perceber que já fizemos bastante coisa mesmo para a viagem! São muitos detalhes e esquecer de algo ou deixar tudo para o final pode acontecer facilmente se não houver planejamento.

Em breve faremos mais posts com dicas de como planejar uma viagem longa assim, e traremos também dicas das viagens curtas que fizemos pelo Brasil e América do Sul.

Se estiver interessado em nos acompanhar, vem com a gente no Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Veja também:

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

i
Categorias: Planejamento
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Bruno</a>
Bruno
Já morei numa casa de lata flutuante onde o maior prazer era descobrir os sete mares. Trabalhei nos maiores eventos esportivos do mundo e vi o Bolt voando para mais um ouro no Rio de Janeiro. Hoje viajo o mundo sem data de volta para casa, na verdade, tenho chamado o mundo de minha casa. Não conto quantos países conheci pelo número de carimbos no passaporte, pois às vezes conheço dez países dentro de um só. Mergulhador e amante do oceano, amo aprender novos idiomas e coisas novas e escrevo sobre algumas das minhas aventuras no Na Proa da Vida.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

0 comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *