Cidades da Tailândia: resumo com as principais atrações

Home » Tailândia » Cidades da Tailândia: resumo com as principais atrações
Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

A Tailândia se tornou o país que todos querem visitar. Chamando a atenção principalmente pelas praias paradisíacas, o país tem muito mais a oferecer e, neste post sobre cidades da Tailândia, vamos contar um pouco de nossa experiência e apontar os principais pontos turísticos de cada região.

Assim, suas férias para a Tailândia podem ser, além de relaxantes em frente a uma praia maravilhosa, culturais e divertidas, dependendo do que está procurando. Conhecendo a Tailândia, suas regiões e principais atrações fica muito mais fácil de montar seu roteiro de viagem. Ah, e não esqueça de ver ao final deste post a nossa sugestão de roteiro ideal para visitar a Tailândia da melhor maneira possível:

Turismo na Tailândia: mapa das cidades 

Cidades da Tailândia:

Bangkok (capital)

A capital do país. Super agitada, cheia de shoppings e trânsito, mas com uma vida cultural e gastronômica interessantíssima. Cada vez que voltamos para Bangkok percebemos o quanto a cidade é parecida com São Paulo. Com segurança, templos maravilhosos para visitar e um rio que é muito bem utilizado para transporte, podemos dizer que uma parte de Bangkok é a São Paulo que queremos para o futuro (esperamos que muito próximo).

Não sabe ainda onde se hospedar em Bangkok?
Pesquise no Booking, Agoda ou veja nosso post sobre
hotéis com piscina em Bangkok e a
avaliação de leitores sobre os principais hotéis da cidade.

Veja também nossa experiência de como foi se hospedar no Monkey Nap Hostel, uma acomodação muito bem localizada em Bangkok.

Principais atrações de Bangkok, na Tailândia:

Principais templos:

Grand Palace, Wat Pho, Wat Arun, Wat Ratchanatdaram, Wat Traimit, Wat Prayoon e Golden Mount.

Bairros/ruas interessantes:

Chinatown, Little India, Soi Cowboy, Khao San Road, Rambuttri e Sukhumvit.

Mercados imperdíveis: 

Chatuchak market (fim de semana), JJ Green (Mercado noturno de fim de semana), Rot Fai market, Flower Market (principalmente durante a noite), mercados de rua e mercados flutuantes.

Cidades próximas para se visitar:

Ayutthaya, Lopburi, Parque Phra Pha-Daeng, Kanchanaburi, Cachoeira Erawan, Mercado do trem Maeklong, Mercados flutuantes, entre outros exemplos. Para ler mais a respeito, leia nosso post!

Outras coisas legais para fazer:

Visitar o parque Lumpini, passar pelo mercado Pat Pong e tomar uma cerveja nos bares da região, fazer compras no MBK, assistir uma luta de muay thai de graça, ver as luzes da cidade em um skybar, dar uma passeada no Asiatique e ver a roda gigante super iluminada e o rio na mesma paisagem deslumbrante, pegar um barco sem rumo no famoso Rio Chao Phraya e observar seu movimento, se assustar assistindo um Ping Pong Show (não recomendado!), cruzar o rio e visitar a área super local do Wat Arun e Wat Kalayanamit tendo um dia diferente na cidade

Para mais informações sobre Bangkok veja:

Se está programando a sua viagem pela Tailândia não deixe de ver esta lista com todos os posts que escrevemos sobre o país.

Grand Palace em Bangkok. Cidades da Tailândia

Grand Palace: uma das principais atrações de Bangkok (Tailândia)

Chiang Mai (cultura)

Se eu tivesse que escolher algumas palavras para descrever Chiang Mai eu diria que lá é um lugar zen, com muitos templos e paisagens espetaculares. A cidade, ainda, recebe muitos nômades digitais a procura de hospedagem barata e de qualidade e, por isso, Chiang Mai virou o lugar perfeito para quem quer trabalhar enquanto viaja.

Passamos um mês pela cidade e podemos dizer que lá é um lugar que voltaríamos para morar. Visitamos muitos parques, templos, cachoeiras e ruínas que fizeram o nosso mês passar rapidinho e tornaram Chiang Mai uma das cidades da Tailândia que mais gostamos. Ah, esta é a cidade da Tailândia onde acontece o famoso Festival das Lanternas! Veja nossas dicas de Chiang Mai abaixo:

Onde ficar em Chiang Mai? Post para te ajudar a escolher a
hospedagem perfeita em sua viagem a Tailândia.
Hotel luxuoso nas montanhas de Chiang Mai. Veja como foi a
nossa experiência de se hospedar no Panviman Spa Resort

Principais atrações de Chiang Mai na Tailândia:

Principais templos:

Wat Phra Doi Suthep (para ver o nascer do sol num dia com céu aberto), Wat Chedi Luang (lindo lindo lindo), Wat Chet Lin (com monk chat e um lago super bonito), Wat Phra Singh, Wat Sri Suphan (templo de prata), Wat Phra That Kham, entre MUITOS outros.

Bairros/ruas interessantes:

Você pode definir Chiang Mai entre a área dentro do quadrado (onde você encontra a maioria das hospedagens, restaurantes e alguns templos conhecidos) e a parte de fora do quadrado (que é muito mais interessante, na minha opinião).

Mercados imperdíveis:

Sunday night market (o melhor), night market de todos os dias (chamado Night Bazar) e Warorot market.

Cidades/atrações próximas para se visitar: 

Lago Huay Tung Tao, cachoeira Huay kaew, cachoeira Bua Thong (amei de paixão esta cachoeira que você andar por ela sem escorregar e a paisagem em volta é maravilhosa), Mae Kam Pong National park, Wiang Kum Kam ancient city e as famosas e incríveis cidades de Pai e Chiang Rai.

Outras coisas legais para fazer:

Participar do Festival das Lanternas, ir numa conversa com um monge, passar de moto pela Iron bridge, participar de uma aula de meditação, almoçar ou tomar um suco no restaurante The Faces, fazer uma aula gratuita de ginástica ou simplesmente observar os locais se divertindo no tempo livre no Nong Buak Haad Park.

Para ver outros posts sobre a Tailândia veja aqui essa lista completinha com os posts que escrevemos sobre o país. 
Templo da Tailândia em Chiang Mai. Cidades da Tailândia

Wat Phantao, templo em Chiang Mai (Tailândia)

Praias da Tailândia

Finalmente chegamos ao destino de desejo mais desejado (rs) de todos os turistas que vem pra Tailândia: as praias paradisíacas. Pode-se dividir o litoral do país entre: mar de Andamão (lado esquerdo), Golfo da Tailândia (lado direito) e praias próximas de Bangkok (região central).

Áreas de praias na Tailândia:

Mar de Andamão:

É deste lado do litoral que ficam as praias mais famosas e turísticas do país. Phuket, Krabi, Koh Phi Phi, Koh Lipe e Lanta são a razão principal da Tailândia ser um país tão conhecido internacionalmente, já que possuem praias maravilhosas com águas cristalinas e uma ótima infra-estrutura de turismo. Isto faz com que a região tenha um movimento imenso de turistas e, em alta temporada, quase que fica superlotada.

Golfo da Tailândia:

Formada por três ilhas pincipais (Koh Samui, Koh Tao e Koh Phangan), é uma área especial para nós. Passamos um dos melhores momentos da nossa viagem de mais de um ano neste padacinho de terra.

Koh Samui é uma ilha bem grande, com cidade, empresas, trânsito, restaurantes fast food e é onde acontece uma das principais celebrações do Songkran (o ano novo tailandês) do país. Koh Tao é o nosso paraíso no mundo, já que é uma ilha pequeníssima (21 km²) com tudo que você precisa: paisagens e praias maravilhosas, mergulho com cilindro barato e de qualidade, pessoas super gente boa e lá você consegue emprego fácil para estrangeiros dependendo da época e de suas qualificações ($$$). Já Koh Phangan é a tão famosa ilha das festas (Full Moon Party) mas que pode ser uma ilha super tranquila dependendo do seu objetivo e de onde se hospedar.

Praias próximas de Bangkok (região central):

Pattaya é a região mais conhecida deste meio, mas existem outras opções como Hua Hin, Koh Samet, Koh Chang, Cha Am. Pattaya é um local bastante conhecido principalmente por famílias que moram em Bangkok e querem uma praia próxima, mas tem um cenário de festa e prostituição bastante forte. Não conhecemos esta área e, sinceramente, não temos muita curiosidade de visitar.

Veja o super guia de Koh Tao que preparamos com dicas sobre
a nossa ilha preferida na Tailândia. 
Praia apaixonante de Koh Tao, Tailândia. Cidades da Tailândia.

Ao Leuk Beach em Koh Tao (Tailândia)

Praias da Tailândia

Áreas de praias na Tailândia:

Dica extra: Um tesouro escondido no litoral da Tailândia

Em nosso caminho de Bangkok para Phuket pegamos carona e, sem nem planejar, chegamos bem perto de uma ilha super gostosa que se chama Koh Phayam. Decidimos adiar os planos de chegar em Phuket direto e passamos dois dias explorando essa ilha linda e super desconhecida, principalmente pelos brasileiros. Adoramos a ilha e contamos um pouco mais sobre em nosso post chamado “Koh Phayam – a jóia escondida no sul da Tailândia” e também no stories de nosso Instagram.

A famosa Maya Bay.

Maya Bay em Koh Phi Phi, sul da Tailândia

Outros lugares que valem muito a visita

Não viaje sem seguro! Um dos principais gastos dessa nossa longa viagem pela Ásia é o seguro viagem, pois sabemos que se prevenir é sempre importante, principalmente quando se trata do quesito saúde. Comprovamos isso quando o Bruno bateu a cabeça e precisou ser hospitalizado na Tailândia. Nós estávamos cobertos pela World Nomads e o suporte foi sensacional, e em português. Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5.
Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉

Comparações entre as cidades e ilhas da Tailândia

Dizem que Chiang Mai é uma das cidades da Tailândia que você consegue ver melhor a cultura tailandesa. Nós concordamos meio que discordando desta afirmação. Sim, Chiang Mai tem muitos templos e muitos tailandeses vivendo suas vidas normalmente, mas em Bangkok, basta você sair um pouco das ruas mais conhecidas (Sukhumvit e Khao San Road), e você vê uma Bangkok cheia de cultura e totalmente única.

Nas ilhas você dificilmente conhece locais que não falam inglês e que não trabalham com turismo. Assim, sentimos que nas ilhas a cultura dos tailandeses está se perdendo cada vez mais, principalmente nas mais conhecidas. Isto é uma pena já que a cultura tailandesa, suas crenças e rotina são super interessantes. Vivendo um mês do outro lado do Rio Chao Phraya, em Bangkok, nos fez perceber isto de uma maneira muito forte. Muçulmanos, budistas e cristãos convivem em harmonia e têm costumes muito parecidos e outros totalmente diferentes. Nós amamos praticamente todas as cidades da Tailândia e, por isso mesmo, passamos tanto tempo viajando e morando no país.

Ferry para chegar em Koh Tao.

Ferry para chegar em Koh Tao, ilha da Tailândia

Roteiro para viajar pela Tailândia da melhor maneira

Você provavelmente vai chegar em Bangkok, já que a maioria dos vôos desembarcam na capital. Passe ao menos três dias para ter a experiência de visitar a cidade mais desenvolvida e, em nossa opinião, mais interessante do país. Depois de explorar o máximo possível da capital é hora de escolher se o clima está mais favorável para subir para o Norte em Chiang Mai ou descer para o sul nas praias.

É muito importante que você pesquise quando ir para a Tailândia e qual é o melhor momento de visitar as praias da Tailândia (o país tem somente duas estações: de chuva ou de estação seca. Então se planeje para ir nas praias no momento certo, de seca).

Se as condições permitirem, pegue um voo para Krabi ou Phuket e aproveite as praias da região do mar de Andaman. Você precisará de ao menos uma semana para conhecer os principais pontos. Se ainda tiver desejando curtir mais praia e se o clima permitir (as estações de chuva e calor do mar Andaman e do Golfo da Tailândia são em diferentes meses do ano), visite Koh Tao (4 dias no mínimo), Koh Samui (2-3 dias) e Koh Phangan (2-3 dias).

Antes ou depois de se encantar com as praias paradisíacas da Tailândia não deixe de ir para o Norte do país e conhecer Chiang Mai (ao menos 4 dias), Pai (2-3 dias) e Chiang Rai (1-2 dias).

Sei que este roteiro é o ideal e que muitas pessoas não tem tanto tempo assim para conhecer o país mas o que eu mais recomendo é: fique mais tempo em cada lugar, mesmo que você for conhecer menos destinos. Passar um dia em Koh Tao, por exemplo, é um desperdício de tempo e dinheiro já que você não vai ter a oportunidade de sentir o clima do local, apreciar aquela praia maravilhosa e nem de fazer um snorkeling demais sem pensar no roteiro apertado que você terá.

Diminua o número de cidades que vai conhecer para aumentar a sua felicidade e tranquilidade. A Tailândia, mesmo sendo um país fácil de visitar se comparado com outros países do Sudeste Asiático, ainda é muito grande e tem seus desafios quando se trata dos meios de transporte.

Quer saber mais dicas da Tailândia? Leia mais sobre as cidades da Tailândia clicando aqui. Se ficou alguma dúvida, nos pergunte nos comentários que vamos responder da melhor maneira possível 🙂 Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre a Tailândia e outros países da Ásia, siga as nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

33 Comentários

  1. Solange

    Ola Victória tudo bem? Vamos em outubro e gostaria de saber algumas informações com voce, como posso enviar por email?

    Responder
  2. Eloah Cristina

    Tenho lido muito sobre a Tailândia e cada dia mais penso em programar uma viagem para lá. Quero conhecer todos os templos, praias, e comidinhas local.

    Responder
  3. Camila Neves

    Uauuu, adorei o post! Muito completo 🙂

    Responder
  4. Angela

    Bahh isso sim que é completo, gurus da Tailândia ahsush gostei muito da indicação dos templos com as experiências entre parênteses! Quero muito voltar, tem tanta coisa pra ver!!!

    Responder
  5. Lulu Freitas

    Um roteiro de viagem super completo, perfeito para montar uma viagem para lá. Ainda mais que o local se tornou um destino tão popular.

    Responder
  6. Marcia Picorallo

    Que belo guia para começar o planejamento! Até salvei para quando eu for, obrigada por compartilhar.

    Responder
    • Victória Farina

      Salva mesmo, Marcia 🙂 E que você venha para a TailÂndia em breve 🙂

      Responder
  7. Diana

    Adorei esse post! Muito bem explicadinho e super didático.. a Tailândia tá na minha listinha de lugares que quero visitar em breve, e já salvei esse post aqui para isso. bjs

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom Diana!!! Venha para a Tailândia e veja por você mesmo esse paraíso maravilhoso 🙂

      Responder
  8. Cleber Yamamoto

    Tailândia está na nossa lista de prioridades, quero conhecer muito Chiang Mai e as ilhas Koh Phi Phi e quem sabe fazer uma escala em Laus, essa parte da Ásia me fascina. Gostei muito da sugestão do roteiro, ficou bem interessante! Obrigado por compartilhar

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que tem curiosidade em visitar o Sudeste Asiático, Cleber! Vou te falar que você, depois de vir pra cá, não vai querer visitar outros destinos 🙂

      Responder
  9. rui batista

    Bom, a isto chamo serviço público 🙂 Excelente resumo para quem se propõe visitar este fantástico país, muito fácil de viajar e de nos encantar. Bela partilha!

    Responder
    • Victória Farina

      Sim, a Tailândia é maravilhosa mesmo e, como sempre me perguntam, resolvi partilhar 🙂

      Responder
  10. Fabricio

    Excelente post, parabéns! Eu amo a Tailândia, já estive lá 2 vezes e o amor foi tão grande que eu vou me mudar pra lá em agosto. =)

    Responder
    • Victória Farina

      Que demais Fabricio! Super podemos ajudar com isso, se precisar! Já moramos em Bangkok, Chiang Mai, Koh Tao e Koh Phi Phi e passamos pela maioria das ilhas e cidades. Se precisar de algo, avisa 🙂

      Responder
  11. Debora maraston

    Realmente a Tailândia é algo que me surpreende a cada post que leio de vocês. Parabéns o guia está completo. É pegar a mochila e ir com o blog fe vocês aberto…

    Responder
    • Victória Farina

      Obrigada Débora pelo elogio <3 Ficamos super master felizes de ajudar!

      Responder
  12. Fabia Fuzeti

    Muito útil esse post, é um guia pra ajudar melhor a gente a planejar a viagem e por onde passar. fui pra Tailandia faz tempo, nao era um destino bombado, quero voltar!

    Responder
    • Victória Farina

      Tem que voltar sim, Fábia! A Tailândia tem MUITO lugar maravilhoso pra visitar 😛

      Responder
  13. clarissa ferreira

    Aaaaiii assim meu coração não aguenta de saudade da Tailândia! <3 Belo resumo do que fazer no país!

    Responder
    • Victória Farina

      Que honra receber um comentário seu, Clarissa <3 Obrigadíssima e volte para nos visitar com um baby lindo acompanhando!

      Responder
  14. Flávia Donohoe

    estou entre estes que querem conhecer o país é claro, mas de primeira irei conhecer somente a capital que me parece incrível!

    Responder
    • Victória Farina

      A capital é realmente incrível. Na primeira vez eu me assustei um pouco mas agora eu volto e me sinto em casa!

      Responder
  15. Luis Felipe

    As praias sao incríveis, com um mar exuberante. As cidades trazem tanta cultura e uma convivência tão pacífica entre as diferentes religiões que da até inveja. País encantsdor.

    Responder
    • Victória Farina

      Com certeza é, Luis Felipe! Por isso que passamos tanto tempo na Tailândia <3

      Responder
  16. Luciana

    Mais do que um.post, Este é um guia completo. Quero conhecer a Tailandia, mas me parece u. Lugar para muitas viagens a fim de curtir coisas diferentes.

    Responder
    • Victória Farina

      Sim, com certeza a Tailândia tem para todos os gostos. Mas acho que dá pra fazer na mesma viagem, sabe. Vai mudando a chavinha dependendo do lugar que você está 🙂

      Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *