Songkran: ano novo tailandês

Home » Tailândia » Songkran: ano novo tailandês
Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Você sabia que os tailandeses estão no ano 2.562? Estranho, né? A Tailândia, mesmo já se adequando ao calendário convencional, comemora o ano novo em abril. Sim, em abril! A maioria dos turistas participa do festival de virada de ano por acaso, tendo reservado as suas férias para a segunda semana do mês, mas a sorte que eles tem de participar do Songkran, o Ano Novo tailandês é gigantesca.

Além do Festival das Lanternas (que acontece em novembro principalmente em Chiang Mai), o Songkran é o festival que mais amamos participar. O país inteiro comemora com água para todo que é lado. Na data acontecem cerimônias tradicionais de purificação e guerrinhas de água com muito significado para os tailandeses mas a diversão é garantida para todos. Veja mais informações neste post sobre o Songkran, o ano Novo tailandês:

Tailandeses no Songkran Koh Samui.

Tailandeses jogando água do baldinho em Koh Samui. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

Veja todos os nossos posts sobre a Tailândia! ??

Dicas para curtir Bangkok ???
Relaxar com a vibe cultural de Chiang Mai ??⛰
Curtir o paraíso que é Koh Phi Phi ?⛵️
Mergulhar na nossa amada Koh Tao
E se maravilhar com as melhores praias nas Ilhas da Tailândia ?
Ou ver mais sobre o Sudeste Asiático ?

Quando acontece o ano novo tailandês?

O Songkran é comemorado nos dias 13, 14 e 15 de abril todos os anos. Antigamente esta comemoração tinha uma data regida pelo calendário solar, mas agora ficou fixada neste período.

O período de 13 a 15 de abril são as datas dos calendários oficiais já que os tailandeses geralmente comemoram o Songkran (ano novo tailandês) durante a semana inteira.

A guerrinha de água que é característica do Songkran e tão famosa pelos estrangeiros acontece principalmente no dia 13, com exceção de alguns lugares que continuam até o dia seguinte (não é comum).

Menininha tailandesa no Songkran em Koh Phi Phi, Tailândia.

Menininha tailandesa em Koh Phi Phi, Tailândia. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

O que é o Songkran?

O Songkran é a comemoração do ano Novo tailandês. É a virada de ano da Tailândia. No ano de 2019, por exemplo, os tailandeses passaram do ano de 2.561 para o 2.562. A data do ano remete a morte do último Buda, chamado Gautama Buddha.

Durante o período de festas os tailandeses geralmente viajam para a sua cidade natal para passar o tempo com a família. Eles fazem oferendas ao Buda, visitam os templos da região, limpam a casa, se purificam e comemoram o ano que está vindo agradecendo o que já passou.

Não se assuste se, durante a comemoração do Songkran alguns tailandeses passarem uma pasta branca no seu rosto. Esse talco de água e giz também faz parte da festividade de purificação e é normalmente usado pelos monges budistas. Outras celebrações que fazem parte da comemoração é lavar a mão dos idosos em sinal de respeito e também ir aos templos fazer oferendas e jogar água nas estátuas.

Songkran: ano novo tailandês

Tailandesa comemorando o Songkran. Foto: Mark Jones/ CC BY 2.0

Não viaje para a Ásia sem seguro! Um dos principais gastos dessa nossa longa viagem pela Ásia é o seguro viagem, pois sabemos que prevenir é sempre importante, principalmente quando se trata do quesito saúde. Nós estamos cobertos pela World Nomads e o suporte é sempre sensacional e em português. Eles oferecem 5% de desconto com o código: PROADAVIDA.
Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5.
Assista aos vídeos desta playlist para ajudar na hora de fechar o seguro e garantir o desconto.
Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉

Onde comemorar o Songkran na Tailândia?

Dizem que o melhor local para passar o ano Novo tailandês é em Chiang Mai, onde as celebrações tem proporções gigantescas. Se não puder passar o Songkran nesta cidade, em todo país os tailandeses comemoram o ano Novo da mesma forma: se purificando e jogando água nas pessoas da rua, simbolizando a limpeza do corpo e alma para o ano que está por vir.

2019 foi nosso terceiro ano participando do Songkran e, por sorte e bom planejamento, passamos em três lugares diferentes. Vamos contar para vocês a nossa experiência participando do Songkran em Koh Samui, Koh Phi Phi e Bangkok.

Crianças comemorando o Songkran em Koh Samui.

Crianças comemorando o Songkran em Koh Samui. Foto: Victoria/@naproadavida

Não deixe de ver ao final deste post dicas de como comemorar o Songkran da melhor maneira!

Songkran em Koh Samui

Foi nosso primeiro ano Novo tailandês e amamos de paixão. As ruas de Koh Samui ficam ensopadas na parte da tarde do dia 13, com uma guerra de água entre tailandeses e gringos. Ficamos impressionados com a quantidade de tailandeses na rua, em frente a comércios e casas, com som alto dançando e curtindo demais o momento.

Mas não é só música que eles tem em frente as casas não, os tailandeses preparam baldes lotados de água para jogar nas pessoas que passam e é muito divertido. Além dos baldes de água em frente as casas existem muitos tailandeses que andam com a caminhonete do carro cheia de pessoas despejando litros de água nos passantes.

Vimos muitas crianças e idosos participando da cerimônia de purificação (guerrinha de água para nós, gringos) e foi muito legal saber que eles estão se divertindo e ver a felicidade estampada no rosto deles por nos ter participando com eles. Com certeza para nós passar o ano Novo tailandês em Koh Samui foi o mais especial, talvez por ter sido o primeiro ou por termos nos surpreendido com tantos locais participando.

Uma lembrança que não posso deixar de citar é do Bruno com duas armas na mão “lutando” fortemente com várias criancinhas tailandesas no meio da rua. Ou de um bebê que eu abaixei do lado dele para ele jogar o baldinho de água na minha cabeça. Quando olhei pra cima e vi a felicidade dele olhando pra mim, o Songkran já tinha valido.

A ilha de Samui é imensa então você tem que escolher muito bem onde se hospedar durante o Songkran para aproveitar ao máximo. Veja aqui as melhores opções para ficar em Samui durante o Songkran:

Songkran: ano novo tailandês

Tailandeses passando de carro em Samui.

Quanto custou passar o ano novo em Koh Samui (2017)?

  • Hotel super simples mas bem localizado: THB 500 por um quarto privado com banheiro dentro. (Baan Kluay Mai Guest House)
  • Almoço e jantar em barraquinhas de rua para duas pessoas. THB 470.
  • Não sentimos necessidade de beber algo alcoólico em Samui
  • Arminhas de água: THB 140 uma grande e depois encontramos outra na rua.
  • Bolsinha a prova d’água para o celular: THB 50.
  • Recarregar arminhas: THB 0
Songkran: ano novo tailandês

Tailandeses dançando e comemorando o Songkran em Koh Samui. Foto: Victoria/@naproadavida

Songkran em Koh Phi Phi

Passamos nosso segundo ano Novo tailandês em Koh Phi Phi já que começamos a organizar o passeio de barco com guia brasileiro na ilha mais linda da Tailândia. Pensamos que seria algo mais comercial já que geralmente não vemos muito os tailandeses se divertindo em Koh Phi Phi mas novamente fomos surpreendidos. Saímos de casa para nos deparar com uma passeata de tailandeses segurando plaquinhas de cada hotel da ilha.

Os funcionários estavam uniformizados e, alguns, usando roupas típicas da Tailândia. Começamos a seguir a passeata e, quando vimos, éramos uns dos únicos gringos que continuaram. A maioria foi parando em alguma festa ou outra comemoração (principalmente foram ao Ibiza onde todos os estrangeiros ficam concentrados na piscina de lá, participando da pool party).

Foi MUITO divertido participar da passeata com os tailandeses e, como conhecemos vários em Phi Phi, a gente passava cumprimentando todos. Foi muito especial poder passar o Songkran em Phi Phi por ser a nossa casa na Tailândia. Olha o capitão do passeio de barco “One Day Trip” se divertindo no Songkran:

Songkran: ano novo tailandês

Capitão do “One Day Trip” curtindo o Songkran em Phi Phi. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

Ficamos tão felizes de termos continuado pois acabamos chegando num palco improvisado em frente ao pier onde os apresentadores tailandeses falavam animadamente no microfone. Apresentações musicais aconteceram, miss Songkran Phi Phi foi elegida (uma ladyboy por sinal, como eu AMO a Tailândia por isso) e nós éramos uma das atrações do lugar, por ser um dos únicos gringos. Todos vinham nos abraçar, tirar fotos, dar uma garrafinha de água, brindar e comemorar com a gente. Foi uma energia absurda que eu nunca imaginei que teria em Koh Phi Phi. Este dia vai ficar marcado para sempre.

O que não podemos deixar de relembrar é que participamos do Songkran em Koh Phi Phi da maneira mais local possível: ficando bêbados de Lao Khao, a bebida típica da Tailândia que é um whisky de arroz. A garrafa custa apenas 70 bath e parece um pouco com a nossa cachaça do Brasil, compramos um refrigerante e bora comemorar o ano Novo tailandês em Phi Phi do jeito mais tradicional possível 🙂

Não importa muito onde você se hospedar em Koh Phi Phi para comemorar o Songkran. Só recomendamos que, se quiser aproveitar a festa durante o dia e a noite, evite ficar hospedado em hotéis distantes do centro como o Phi Phi Island Village Beach Resort, Holiday Inn Resort Phi Phi Island e Zeavola Resort. Para nossas dicas de onde se hospedar em Phi Phi veja:

Comemoração do Songkran nas ruas de Phi Phi.

Comemoração do Songkran nas ruas de Phi Phi. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

Quanto custou passar o ano novo em Koh Phi Phi (2018)?

  • Nosso quarto de hotel alugado mensalmente em Phi Phi: THB 500
  • Almoço na 7 eleven e jantar no Papaya Restaurant duas pessoas. THB 260
  • Lao Khao e refrigerantes: THB 120
  • Arminhas de água: THB 0 usamos baldinho de bebida até acharmos umas arminhas no caminho.
  • Bolsinha a prova d’água para o celular: THB .0 (usamos a do ano anterior)
  • Recarregar arminhas: THB 0
Songkran: ano novo tailandês

Palco em Phi Phi para a comemoração.

Songkran em Bangkok

O que sentimos mais falta de ver em Koh Samui e Phi Phi Islands foram as celebrações tradicionais típicas do Songkran. Quando estávamos definindo onde passar o Songkran de 2019 o que eu mais buscava era um local que pudesse, além de participar da lutinha de água, também ver como os tailandeses comemoram o Songkran de verdade. Bangkok foi perfeito por isto.

Visitamos o Wat Arun (no Wat Pho não tinha nada) e haviam muitos tailandeses se apresentando, fazendo oferendas e comemorando da maneira tradicional que eu tanto queria ver. Fiquei emocionada de participar da celebração e recomendo a todos a ir no dia 12 ao Wat Arun para ver as comemorações do Songkran em Bangkok. No dia 13 planejávamos ir a Silon onde havia lido que era o bairro que tinha as melhores comemorações/lutinhas de água, com mais tailandeses do que gringos mas, como estávamos hospedados numa rua paralela a Khao San Road e tínhamos que pegar um ônibus às 20:00 para Krabi, decidimos ficar por lá.

Não posso comentar sobre Siam porque não visitamos mas o Songkran na Khao San Road me surpreendeu fortemente. Achei que iam ter somente gringos mas tinham MUITOS tailandeses de todas as idades, ninguém estava super bêbado e estragando as celebrações e eu amei amei amei. Vimos muitas crianças e famílias gringas e tailandesas e, para mim, o ambiente foi perfeito.

Em alguns momentos no início da tarde a Khao San Road ficou um pouco cheia demais e, por isso, seguimos direto para a Rambuttri onde tinham menos pessoas e espaço para andar e dançar, sem empurra empurra. A tarde passou rapidinho e logo era hora de voltarmos a nossa querida Koh Phi Phi, para continuar organizando o passeio de barco com guia brasileiro por lá.

Uma única observação que ficamos CHOCADOS do Songkran em Bangkok é que você tem que PAGAR para recarregar a sua arminha. Achei isso o cúmulo. Mesmo sendo pouco (cerca de THB 10-30 por enchida) estraga todo o clima de festa e confraternização que tivemos nos outros lugares. Relevamos isso e curtimos a festa, mesmo achando um pouco estranho.

Songkran: ano novo tailandês

Songkran em Bangkok, Tailândia.

O melhor lugar para se hospedar em Bangkok durante o Songkran é na Khao San Road ou nas ruas paralelas. Veja algumas opções de hotéis que recomendamos aqui:

Quanto custou passar o ano novo em Bangkok (2019)?

  • Hotel super simples com ar condicionado perto da Khao San Road: THB 600. (At Home Guesthouse)
  • Almoço num restaurante indiano e jantar no Mcdonnalds para duas pessoas. THB 630.
  • Bebidas alcoólicas na 7 eleven: THB 90 (Uma cerveja e uma bebida estilo Smirnoff Ice)
  • Arminhas de água: THB 160 uma grande e depois encontramos outra no meio da brincadeira.
  • Bolsinha a prova d’água para o celular: THB 35.
  • Recarregar arminhas: THB 60.

Total para duas pessoas: THB 1575 (cerca de R$ 195)

Maneiras de economizar:

  • Compramos bebidas alcoólicas na loja de conveniência ao invés dos bares que tem um valor bem mais caro. Fique atento aos horários em que é proibido vender bebidas alcoólicas para não ficar sem ou ter que pagar o dobro nos bares. (Uma cerveja que na 7 eleven custa THB 70 nos bares custa THB 130).
  • Faça amizade com os tailandeses e peça para encher as arminhas sem pagar. Conseguimos algumas vezes e, por isso, não gastamos tanto com isso. Outra opção é ir no hotel encher. Fizemos isso uma vez já que estávamos passando super perto e ainda pegamos uma garrafa de água extra para carregarmos.
Multidão aproveitando o Songkran na Khao San Road,

Multidão aproveitando o Songkran na Khao San Road, Bangkok. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

Afinal, onde devo comemorar o Songkran na Taillândia?

Para ser super sincera realmente não importa. Em todo o país os tailandeses estarão em festa e você irá se divertir da mesma forma. Amamos as três comemorações que participamos de maneira diferente e, o que importa de verdade, é a sua atitude, o seu humor no dia. Largue preconceitos, eixa de fora o stress e preocupações e limpe sua alma no ano novo tailandês. Quem sabe esse recomeço no meio do nosso ano não faz bem para você também? 🙂 APROVEITE!

Que tal garantir o seu chip com internet antes de sair do Brasil?

A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil. Confira o melhor pacote para você. Use o cupom NAPROADAVIDA10 e receba 10% de desconto na compra do chip.

Algumas recomendações para participar do ano novo tailandês da melhor maneira:

  • Respeite as pessoas. Não jogue água no olho ou no rosto e, se perceber que a pessoa não está curtindo, simplesmente pare de atirar água. Todos geralmente estão em clima de festa mas, sempre tem os mais estressados.
  • Se vista respeitosamente já que é uma data super especial para os tailandeses. Nada de andar de bikini ou com roupas muito curtas ou transparentes. Mesmo com o calor INFERNAL que faz em Abril os tailandeses ainda usam calça jeans e blusa de manga. Um vestido e um shorts mais larguinho são perfeitos. Ah, dica importante: tente não usar roupas brancas hahaha entendeu porque?
  • Não jogue água nas pessoas da rua que estão secas ou, principalmente em senhores de idade e monges. Seja delicado ao jogar água em crianças para não machucar e PELAMOR não jogue água nas comidas expostas nas ruas.
  • Não leve nada de valor na sua ida a comemoração do Songkran. Coloque na bolsinha a prova d’água dinheiro, celular e leve a sua GoPro se tiver uma. Você não precisará de mais nada além da arminha que irá comprar para se divertir.
Bruno lutando educadamente com uma criança. Songkran

Bruno lutando educadamente com uma criança.

  • Evite ir de tênis já que ele ficará ensopado nos primeiros dois segundos de caminhada. Chinelo é o ideal.
  • O período que sugerimos para participar do Songkran é de 12 a 14 de abril. Não deixe para se deslocar no dia 13 já que, além de você perder a principal comemoração, ainda sofre a grande possibilidade de molhar toda a sua mala e pertences. No dia 13 vários comércios e empresas não funcionam então fique ligado e deixe esse dia livre para aproveitar a tão famosa festa.
  • Compre seus transportes e reserve a hospedagem com antecedência. Em época festiva como o ano novo tailandês quase todos os locais vão para as suas cidades natal e pode haver esgotamento de tickets e hotéis. Reserve hospedagem através do Booking e transportes através do 12goAsia.
  • Além de reservar hotéis e transportes com antecedência se você é viajante mochileiro pão duro como nós, compre a sua arminha com antecedência e em um local longe do agito. Se deixar para comprar no dia a arminha pode custar até o dobro do valor. Em Bangkok nós compramos na fronteira com o Camboja e foi infinitamente mais barato que na Khao San Road. Não deixe para comprar as bolsinhas impermeáveis no dia também se não quiser pagar muito mais caro.
  • As arminhas custam de THB 40 a THB 500 (de R$4,88 a 62). Sim, existem arminhas de água para o Songkran que custam mais que uma refeição no país, cerca de R$ 62.
  • Os tailandeses já viram que o Songkran agrada MUITO os turistas então inventaram várias coisinhas para vender além das arminhas. Tem óculos protetor, as capinhas a prova d’água entre muitas outras coisas. Evite comprar coisas de plástico e, ao invés de comprar um óculos de plástico para proteger os olhos da água, use seu óculos escuro. Evite comprar plásticos na Tailândia já que o país apresenta um GRANDE problema no sentido ecológico.
Songkran: ano novo tailandês

Comemorando o ano novo tailandês em Koh Samui.

  • Dica master blaster útil para comprar a sua arminha: ao escolher, veja a que tem mais espaço de armazenamento de água. Essa dica é de OURO para aproveitar o Songkran da melhor forma já que você não tem que ficar parando toda hora para encher (ou pagar no caso de Bangkok).
  • No meio da tarde já existem VÁRIAS arminhas no chão. Algumas estão quebradas mas outras estão em pleno funcionamento. A gente sempre acaba com umas duas cada um, se sentindo os jogadores de Counter Strike na Tailândia. hahaha

E aí, gostou das dicas? E como foi a sua experiência comemorando o ano novo tailandês? Conta pra gente aqui nos comentários! Comenta também se tem alguma dúvida. Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre a Tailândia e outros países do Sudeste Asiático, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Veja também:

Gostou desse post? Salva no Pinterest para ler depois?

Songkran: ano novo tailandês

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

18 Comentários

  1. Débora Maraston

    lembrei que esta semana se comemora o Ano novo Tailandês, SONGKRAN, que momento lindo que deve ser, Esta é uma vontade que tenho , de estar na Tailândia nesta época… deve ser sensacional

    Responder
  2. Debora

    Passar o sonkgran em Bangkok deve ser mega agitado… em uma cidade grande deve ser uma experiência incrível

    Responder
  3. Ana Carolina

    Nossa, não fazia ideia de que o ano novo tailandês era comemorado no mês de abril. Diferente né? Deve ser uma surpresa maravilhosas para quem visita o país durante estes dias sem saber da festa né?

    Responder
  4. Angela C S Anna

    deve ter sido uma experiencia muito legal ne, todo mundo feliz e nesse calor! eu passei em berlim uma vez e morri com o frio, sem falar no perigo pq soltavam fogos de artifico na rua em direção a carros e pessas o.O

    Responder
  5. Paula Augot

    Eu quase passei o ano novo lá esse ano, mas no final não rolou! Fiquei vendo todo mundo brincando com baldes e arminhas de água pela tv mesmo

    Responder
  6. Vanessa

    Fantástico! Tailândia é um sonho, agora já quero ir é na época do ano novo tailandês para viver essa experiência também!!

    Responder
    • Victória Farina

      Com certeza viajar para a Tailândia em Abril é uma ótima opção para aproveitar o ano novo tailandês!

      Responder
  7. Diego Cabraitz Arena

    Muito bacana saber um pouco mais sobre o Songkran, eu acho que me divertiria muito na festa.
    Quem sabe passe um ano novo por lá um dia =)

    Responder
  8. Juliana

    U A U! Eu não sabia que eles comemoravam em abril, imagina marcar uma viagem pra lá e se deparar com essa festa sem querer? Mas agora eu quero é marcar uma viagem nessa época de propósito rs

    Responder
    • Victória Farina

      Siiim! Tem que fazer isso mesmo pq a festa de ano novo na Tailândia é master incrível 🙂

      Responder
  9. Andrea

    Muito legal o Songkran, Ano Novo Tailandês. Não imaginava que a Tailândia também possuía uma contagem diferente. No mínimo divertido.

    Responder
    • Victória Farina

      Verdade, a Tailândia tem muitas particularidades e cultura incrível 🙂

      Responder
  10. Gabriela Torrezani

    Caramba, não sabia que a Tailândia estava 500 anos na nossa frente! hehehe que demais! Adorei conhecer o Songkran, também quero me planejar para ir em Abril e viver em primeira pessoa o ano novo tailandês 🙂

    Responder
    • Victória Farina

      Tente mesmo, Gabriela. Com certeza vai amar participar do Songkran na Tailândia 🙂

      Responder
  11. Ruthia Portelinha

    Muito boas as dicas para conhecer o Songkran, o Ano Novo Tailandês. Parece bem divertido!

    Responder
    • Victória Farina

      É muito divertido mesmo, Ruthia! Que bom que gostou desse post sobre o Songkran 🙂

      Responder
  12. Fernanda Souza

    Adorei saber um pouco mais sobre o Songkran, Ano Novo Tailandês. Sempre quis saber o que era a pasta branca no rosto das pessoas. Já estive na Tailândia várias vezes, mas nunca no mês de abril. Quero ver se encaixo em uma próxima visita e tento participar de um Songkran em Bangkok. Parece ser a experiência mais autêntica de todas.

    Responder
    • Victória Farina

      Com certeza é, Fernanda! Nós adoramos todas as celebrações mas passar o Songkran em Bangkok foi especial!

      Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *