Cidades da Rússia para visitar e se apaixonar

Home » Rússia » Cidades da Rússia para visitar e se apaixonar
Atualizado em 29/06/2021
Por: Bruno

Atualizado em 29/06/2021
Por: Bruno

Nós chegamos às cidades da Rússia algumas semanas antes do início da Copa do Mundo de 2018, onde trabalhamos para a mesma empresa que nos contratou quando o evento aconteceu no Brasil.

A viagem pela Rússia foi algo que não estava planejado acontecer durante essa nossa viagem de quase dois anos pela Ásia, mas sabemos que viajar livre e sem roteiro como sempre fazemos exige que estejamos preparados para surpresas e constantes mudanças.

Depois de viver seis meses nas ilhas mais lindas da Tailândia, nós voamos direto para Moscou e, de lá, começamos a conhecer algumas cidades que nos surpreenderam muito. E é por isto que queremos falar um pouco sobre as cidades da Rússia que valem a pena visitar.

Cidades da Rússia para visitar

Moscou

A capital da Rússia foi a nossa primeira parada no país e muito provavelmente você também chegará no país por aqui.

Inicialmente nós não sabíamos muito o que pensar sobre o país, mas tínhamos na mente aquela imagem de tempos soviéticos, edifícios antigos, em blocos e tudo muito similar onde quer que seja. Chegando em Moscou, nós nos surpreendemos logo de cara, pois é bem diferente daquela imagem que havíamos criado.

O caminho do aeroporto ao centro da cidade mostra que ainda existe uma forte influência da época soviética, mas que isso realmente vai ficando para trás com o passar dos anos e ao se aproximar da zona central da cidade.

Nikolskaya Street iluminada no coração de Moscou uma das cidades da Rússia para visitar

Nikolskaya Street iluminada no coração de Moscou

Moscou é uma cidade muito grande e moderna com diversas atrações e opções para todos os estilos e gostos. Nós passamos um pouco mais de um mês entre idas e vindas à cidade, que foi nossa base antes, durante e depois da competição.

Atrações

Em todos os lugares que lemos sobre a cidade, a unanimidade é com certeza a famosa Red Square, também conhecida como Praça Vermelha. Esse é o ponto central de Moscou, onde ficam o Marco Zero, o Kremlin, a linda Catedral de São Basílio e a movimentada Nikolskaya Street, uma das ruas mais importantes de Moscou, com diversos bares e restaurantes e que durante algumas épocas do ano, recebe enfeites e luzes para deixar tudo um pouco mais alegre.

Outras atrações imperdíveis e que você pode conferir no nosso post específico com várias dicas de Moscou (em breve), são: Bunker 42 – O museu da Guerra Fria, as famosas e movimentadas ruas Arbat e New Arbat, o centro comercial Moscow City, o gigante Gorky Park, as lindas catedrais de Nossa Sra. de Kazan (Church of our lady of Kazan), Catedral do Cristo Salvador (Christ the Saviour), Izmailovo Kremlim e mercado soviético, o Zaryadye Park e a Ponte Flutuante, um tour pelas lindas e famosas estações de metrô de Moscou, visitar o Teatro Bolshoi, um dos mais importantes do mundo, fazer um belo passeio de barco pelo Rio Moscou e um fim de tarde maravilhoso nos bares e restaurantes às margens do Rio que leva o nome da cidade e traz uma beleza única para a capital da Rússia.

Moscou é uma cidade única e cheia de atrações para todo e qualquer tipo de viajantes. Em breve criaremos um post com diversas dicas sobre tudo que vivemos na cidade para ajudar no seu planejamento ao escolher as cidades da Rússia que quer visitar.

Passeios disponíveis para reservar online:

Tour pelo metro de Moscou | Passeio+tickets para o Kremlin | Passeio de barco pelo Rio Moscou

Onde ficamos em Moscou

Nós ficamos hospedados em diferentes hotéis em Moscou, por conta do trabalho e para a nossa sorte, eles são os melhores de Moscou:

moscow: Get Your Guide

Cidades da Rússia para visitar

Rostov-On-Don

A cidade de Rostov-On-Don é uma das mais quentes durante o verão russo e é de onde os russos falam que saem as melhores frutas do país e as mulheres mais bonitas também. Nós visitamos Rostov-On-Don no fim de junho e o calor estava em um nível que era difícil de acreditar que aquilo era Rússia.

A cidade fica ao sul do país, não muito longe de Sochi e tem uma cara bem diferente do que encontramos em Moscou. Aqui, as ruas são um pouco mais estreitas e os prédios são mais baixos e meio amarelados, algo que me lembra bastante algumas cidades da Europa Ocidental e até mesmo Malta.

rua no centro de Rostov com a Catedral de Bogoroditsa ao fundo. cidades da Rússia

rua no centro de Rostov com a Catedral de Bogoroditsa ao fundo.

Não viaje sem seguro! Um dos principais gastos dessa nossa longa viagem pela Ásia é o seguro viagem, pois sabemos que se prevenir é sempre importante, principalmente quando se trata do quesito saúde. Comprovamos isso quando o Bruno bateu a cabeça e precisou ser hospitalizado na Tailândia. Nós estávamos cobertos pela World Nomads e o suporte foi sensacional, e em português. Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5.
Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉

Atrações

Rostov-On-Don é rodeada pelo Rio Don (River Don), onde é possível ver vários moradores locais correndo às suas margens, usufruindo das águas para lavar seus pertences, e até mesmo se banhar em algumas das pequenas praias que existem à beira do rio.

As atrações e atividades que mais gostamos de fazer e recomendamos por lá são: o passeio de barco pelo Rio Don, explorar o embankment e caminhar por toda a área do píer, provar comida local no mercado central de Rostov-On-Don, visitar o Gorky Park e os outros parques da cidade, ver a linda Catedral de Bogoroditsa, entre outras atrações.

Nós também nos hospedamos em diferentes lugares em Rostov-On-Don, mas o hotel que mais ficamos e mais gostamos foi o Hotel Boutique 39, um hotel novo, bem localizado, com um staff sensacional e um café da manhã que nos prendia lá por horas. Que saudades!

Também ficamos nos hotéis Mercure e Hermitage, que são ótimos e na área central, mas que não nos encantaram tanto quanto o Boutique 39.

Cidades da Rússia para visitar

Ecaterimburgo ou Yekaterimburgo

Diferente de Rostov-On-Don, a cidade de Ecaterimburgo tem um clima bem imprevisível e por muitas vezes bem oscilante, podendo fazer cerca de 10°C em um dia e, no dia seguinte subir à 28°C.

Outra curiosidade é que Ecaterimburgo já está do lado asiático da Rússia e, por incrível que pareça, nota-se uma diferença entre os russos que vivem nessa região com os que vivem na parte mais ocidental do país, como Moscou ou São Petersburgo, por exemplo.

Área central e Museu de História de Ecaterimburgo - cidades da Rússia

Área central e Museu de História de Ecaterimburgo

Ecaterimburgo é a quarta maior cidade da Rússia e um pouco mais moderna que a maioria das cidades dessa região. Conta com prédios altos e de vistas lindas, mas também possui muitos locais construídos para contar a história da Rússia e da região.

Uma das coisas mais convenientes é que o aeroporto fica a cerca de 18km da cidade, fazendo com a chegada seja um pouco mais tranquila, principalmente se você não estiver vindo de um vôo direto de Moscou, que foi o nosso caso.

Atrações

Em Ecaterimburgo nós andamos bastante para conhecer os diversos parques, margens do rio e edifícios antigos. Uma das melhores coisas a se fazer é pegar uma mapa num dos centros de informação e seguir o tour da Linha Vermelha de Ecaterimburgo, que corta toda a parte central da cidade e você pode visitar grande parte das atrações caminhando e no seu próprio ritmo.

Fazendo esse walking tour você cobrirá quase tudo o que há para visitar na cidade. Outras atrações são: visitar a Vaynera Street, parar na Square of 1905 year e ver as crianças brincando e se divertindo na águas da fonte (se for verão, é claro), subir na torre do hotel Vysotsky (prédio mais alto da cidade e um dos mais altos do país), tentar Patinação no Gelo (foi minha primeira vez) e, se tiver tempo, fazer um passeio até a fronteira da Europa com a Ásia, que fica bem perto da cidade de Ecaterimburgo.

Nós ficamos hospedados no Park Inn by Radisson, que é um bom hotel e ótimo café da manhã, porém, não tão perto da área mais central. Tivemos clientes hospedados no Hyatt Regency Ekaterinburg e no DoubleTree by Hilton, que são excepcionais e muito bem localizados.

 

 

Cidades da Rússia para visitar

Samara

A cidade de Samara foi uma surpresa para mim e acabou se tornando a minha preferida dentre as três menores que visitei depois de Moscou.

Samara é uma cidade que, apesar de estar na mesma linha de Ecaterimburgo, possui um verão muito bom e quente, o que faz com que os russos aproveitem ao máximo os vários parques disponíveis na cidade e acredite, eles tem até uma pequena praia.

Fim de tarde às margens do Rio Volga, em Samara - cidades da Rússia

Fim de tarde às margens do Rio Volga, em Samara.

Samara está bem longe da costa norte e do mar negro, que seria o mais próximo dali, porém, as águas calmas do Rio Volga e as praias (algumas artificiais) espalhadas às margens trazem um ar de cidade litorânea que realmente me chamou a atenção.

A cidade foi a capital provisória da Rússia durante a Segunda Guerra Mundial. Samara é também conhecida como a capital da cerveja no país, ou seja, para quem gosta de provar novos tipos de breja, esse é o lugar.

Atrações

Uma das coisas mais comuns de se fazer em Samara é andar pelo Samara Embankment, a praia artificial no centro da cidade que beira o Rio Volga e que durante as tardes de verão é um ótimo lugar para ver os locais caminhando, praticando esportes, nadando ou simplesmente tomando um precioso banho de sol. O pôr do sol nesta área é incrível!

Se for uma boa ideia essa caminhada, passe na famosa cervejaria Zhiguli Brewery (a favorita dos russos) e compre uma garrafa de 1,5L de cerveja local, degustando o tradicional peixe seco que eles vendem (eu não curti muito o peixe).

Dali, ande até a Samara Beach e curta a praia dos russos. Outras atrações bem legais em Samara são: o mercado central Troitsky Market, o Stalin Bunker, Museu Espacial de Samara e a Kuibyshev Square, a maior praça da Europa, é claro que tinha que ficar na Rússia.

A cidade de Samara possui diversos tipos de acomodação e preços, o que facilita praticamente todos os tipos de viajantes e turistas que passam pela cidade. Eu me hospedei no Renaissance Samara Hotel, que é um ótimo hotel, que porém, fica longe da maioria das atrações, o que pode tornar a vida difícil caso a sua ideia não seja usar táxi ou transporte público. Outras opções na área central de Samara seriam o Holiday Inn Samara e o Hampton by Hilton.

Opções de hospedagem para diferentes gostos e orçamentos para Samara

Cidades da Rússia para visitar

São Petersburgo

Essa é queridinha de muitos e tida pelos russos como a capital artística do país e uma das cidades da Rússia que não podem ficar de fora de um roteiro de viagem por lá.

Um dos canais de São Petersburgo com a Catedral de São Isaac ao fundo - cidades da Rússia

Um dos canais de São Petersburgo com a Catedral de São Isaac ao fundo.

São Petersburgo foi a nossa última cidade visitada na Rússia e talvez por isso não tenha se tornado a nossa preferida, mas nós adoramos a visita e achamos que a cidade realmente merece os títulos que leva ao longo dos anos.

Com ruas estreitas, igrejas e palácios enormes e históricos, pontes lindas e uma zona central vibrante, São Petersburgo é de alguma forma mais bonita e mais aconchegante que Moscou, mas o fato de termos passado mais de um mês na capital faz com que mantenhamos o nosso amor por ela.

Atrações

São Petersburgo é uma cidade cheia de vida, com atrações a todo o tempo e em todos os cantos. Por isso, vale a pena acompanhar sites ou aplicativos atualizados para ficar ligado no que acontece por lá a cada dia. As principais atrações por lá são:

A lindíssima Catedral do Sangue Derramado (Church of the Savior on Spilled Blood), o impressionante Museu Hermitage, o jardim e as milhares de fontes do Peterhof Palace, a Catedral de São Isaac (Saint Isaac’s Cathedral), a ilha onde está o forte de Peter and Paul, caminhar pela movimentada Nevsky Prospect e provar diferentes vodkas no Museu da Vodka.

Nós também gostamos muito de andar de bicicleta na avenida Leninskiy Prospect que nos levou até algumas praias (que não são boas praias) no Golfo da Finlândia e alguns parques da região. Algo que não pode ser deixado de lado é um passeio de barco pelos canais de São Petersburgo, é sensacional para ver a cidade de outro ângulo.

Outra coisa tradicional por lá é ver as pontes se levantarem para que os barcos possam passar durante a noite, virou uma atração nas noites de Saint Peter.

Hospedagem em São Petersburgo

A melhor decisão ao reservar hospedagem em São Petersburgo é escolher um hotel perto da área central. A Nevsky Prospect é uma ótima região, mas se o barulho pode te incomodar, o melhor é se hospedar nas ruas paralelas a ela. Ótimas opções são o By Hermitage Hotel, Sapphire Hotel e o Rhapsody Hotel, localizados na área central.

Para outras centenas de opções, essa lista pode ajudar na escolha.

Passeios em São Petersburgo disponíveis para reservar online:

Palácio de Peterhof e Parques | City Sightseeing de ônibus e barco | Passeio de barco noturno para ver as pontes levantando

Saint Petersburg: Get Your Guide
Abaixo, estão algumas cidades da Rússia que não tivemos a oportunidade de visitar, mas que estarão nos nossos rascunhos e sonho para uma próxima passagem pelo país.

Cidades da Rússia para visitar

Kazan

Não muito longe de Samara, está a cidade de Kazan, que está entre os rios Volga e Kazanka. Uma das mais antigas cidades da Rússia e com atrações culturais encontradas somente ali. Ao visitar Kazan, as principais atrações são o Kremlin de Kazan, que é a única fortaleza remanescente da cultura Tartar na Rússia, e também onde está a Mesquita Kul Sharif e o Hermitage.

Mesquita Kul Sharif, um dos símbolos de Kazan - cidades da Rússia

Mesquita Kul Sharif, um dos símbolos de Kazan.

Ver um pouco da cultura Tartar no Mercado Central e provar a comida também Tartar em alguns restaurantes e cafés da cidades. Visitar a movimentada Bauman Street, uma das ruas mais antigas da cidade e que atrai pessoas de vários estilos e idades, entre outras várias atividades para fazer.

Cidades da Rússia para visitar

Lago Baikal (Baikal Lake)

Assim que chegamos na Rússia nós descobrimos o que é o Baikal Lake, pois o nome está em vários lugares em diferentes cidades e inclusive em uma água famosa que leva o nome do lago. O Baikal Lake é o mais profundo e mais antigo lago do planeta terra e segundo os russos, possui uma das águas mais limpas também.

Cidades da Rússia para visitar e se apaixonar

Em volta do lago e na região que o cerca é possível escalar a montanha Chersky, conhecer a área da antiga linha de trem Circum-Baikal, ver as focas do Lake Bakal nadando e se você tiver coragem, nadar nas águas cristalinas e bem geladas do lago.

Durante o inverno, o lago fica congelado em grande parte e muita gente pratica diferentes esportes e alguns até dirigem carros de uma ponta a outra. É nessa época que algumas pessoas aproveitam as águas termais em Khakasy. Não deixe de provar o Omul, um peixe conhecido como o salmão do Lago Baikal.

Gostou do lago? Para se hospedar por lá, o melhor lugar seria Khuzhir.

Cidades da Rússia para visitar

Sochi

Sochi é a queridinha dos russos quando o assunto é férias na praia ou diversão no inverno, e não é por menos. A cidade é sempre muito ativa durante todas as estações com a prática de esportes na neve e diversas atrações para aproveitar o verão.

O verão e a cidade de Sochi, na Rússia - cidades da Rússia

O verão e a cidade de Sochi.

Se for a Sochi, não deixe de curtir o Mar Negro e suas praias, mas tente também pegar um barco que faz toda a costa daquela região em um passeio de um dia. Visitar as 33 cachoeiras ou pelo menos algumas delas é um must, o Parque Riviera e o Jardim Botânico Dendrarium são boas opções para o verão, já no inverno, vale a pela visitar os resorts de ski, como o Rosa Khutor em Krasnaya Polyana e ver a beleza das montanhas naquela região.

Cidades da Rússia para visitar

Golden Ring em Moscou

O Golden Ring (Anel de Ouro de Moscou) foi criado durante a época da união soviética com a intenção de tornar essa área mais turística e assim desenvolvê-la.

Essas cidades estão a cerca de 70-100km de Moscou e contam com diferentes atrações e histórias para quem as visita. As principais cidades para visitar no Golden Ring são Yaroslavl, Vladimir, Kostroma, Suzdal, Ivanovo, Sergiev Posad, Rostov Veliky e Pereslavl-Zalessky.

Escolha a cidade a visitar e procure o seu hotel por lá.

Uma das atrações de Kostroma, no Golden Ring de Moscou. cidades da Rússia

Uma das atrações de Kostroma, no Golden Ring de Moscou.

Cidades da Rússia para visitar

Nizhny Novgorod

Cidades da Rússia para visitar e se apaixonar

Uma cidade que encanta muito pela bela paisagem formada pelos rios Volga e Oka. Nizhny Novgorod tem crescido cada vez mais e é extremamente importante para o lado europeu da Rússia, chegando a ser considerada por muitos a terceira maior ou mais importante das cidades da Rússia, atrás de Moscou e São Petersburgo.

Em Nizhny, obviamente que o Kremlin é parte das atrações (sim, mais um Kremlin), e o teleférico de mais de 3km que liga Nizhny a Bor, os belos parques, ver o pôr do sol das escadarias Chkalov e se perder na Bolshaya Pokrovskaya Street não podem ficar de fora da sua lista do que fazer em Nizhny Novgorod.

Veja a lista de hotéis em Nizhny Novgorod.

Cidades da Rússia para visitar

Vladivostok

Essa é muito conhecida para os que desejam fazer a tão sonhada travessia da Ferrovia Transiberiana que leva os viajantes desde Moscou até Vladivostok, podendo passar pela Mongólia, China e outros lugares no caminho.

Vista panorâmica de Vladivostok. cidades da Rússia

Vista panorâmica de Vladivostok.

Se você vai visitar Vladivostok depois da Transiberiana ou em qualquer outra ocasião, não deixe de visitar o Eagle’s Nest Hill, um vulcão extinto que hoje é um mirante com uma paisagem de de tirar o fôlego, a Russky Island Bridge, o Funicular da cidade o Mercado do Peixe e comer muita comida boa disponível na cidade que vai desde comida russa, da República Checa à maravilhosa cozinha Georgiana.

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? E como foi a sua experiência visitando as cidades da Rússia? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre a Rússia e outros países do Leste Europeu, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Veja Também:

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

i
Categorias: Europa | Rússia
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Bruno</a>
Bruno
Já morei numa casa de lata flutuante onde o maior prazer era descobrir os sete mares. Trabalhei nos maiores eventos esportivos do mundo e vi o Bolt voando para mais um ouro no Rio de Janeiro. Hoje viajo o mundo sem data de volta para casa, na verdade, tenho chamado o mundo de minha casa. Não conto quantos países conheci pelo número de carimbos no passaporte, pois às vezes conheço dez países dentro de um só. Mergulhador e amante do oceano, amo aprender novos idiomas e coisas novas e escrevo sobre algumas das minhas aventuras no Na Proa da Vida.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

10 Comentários

  1. Mariana Antunes

    Que máximo! É ótimo um panorama desses porque você só se dá conta das cidades mais conhecidas como Moscou e San Petersburgo. Assim fica mais fácil programar uma viagem para a Rússia. Lugares lindíssimos.

    Responder
    • Victória Farina

      Isso mesmo Mariana! É isso que tentamos fazer para ajudar ao máximo os viajantes a planejarem bem o roteiro pela Rússia 🙂

      Responder
  2. rui batista

    Voltei à Rússia neste Mundial e tive a oportunidade de visitar algumas cidades que ainda não conhecia. É, sem dúvida, um país que merece visita demorada…

    Responder
    • Victória Farina

      Com certeza é, Rui! Nós amamos estar na Rússia no mundial e espero que você também 🙂

      Responder
  3. rui batista

    Estive agora no Mundial da Rússia e visitei várias dessas cidades, enquantro regressei a outras. A Rússia é, realmente, muito interessante e um país a visitar demoradamente. Belo artigo!

    Responder
  4. Gabriela Torrezani

    Samara e Sochi me surpreenderam muito, tem muito mais diversidade de paisagens na Rússia do que minha ignorância me permitia imaginar… quero demais conhecer!

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que despertou essa vontade em você, Gabriela! Bora preparar a mala? :))))

      Responder
  5. debora

    um post longo mas com muitas dicas e relatos interessantes.

    Responder
    • Bruno Miguel

      É um post longo, quase que do tamanho do país… hahaha ?

      Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *