30 coisas para fazer antes dos 30 anos

Home » Reflexões » 30 coisas para fazer antes dos 30 anos

Atualizado em Apr 9, 2021

Por: Bruno

Atualizado em Apr 9, 2021

Por: Bruno

O tempo não tem fim e a passagem dele faz os anos virarem e a idade chegar. Hoje trouxemos uma lista para falar de coisas que podem mudar seu modo de viver e enxergar o mundo. Vamos propor atividades e reflexões que o tempo traz. Então sente-se confortável e deixe o coração leve, vamos ver as 30 coisas para fazer antes dos 30 anos:

Veja também:
Viajar e trabalhar: um relato de viagem de quem planejou e está vivendo o sonho
Viagens para fazer depois dos 50 anos

30 coisas para fazer antes dos 30 anos

1) Descobrir o que te motiva

Saber o que te faz seguir em frente para partir em busca de algo novo é talvez a habilidade mais recompensadora que os anos trazem. Descobrir o que te motiva será uma chave para várias portas na sua vida, tanto as que você irá abrir como as que vai abandonar.

2) Revisite memórias

Nessa altura da vida você ainda não está nem perto do fim, mas já tem bastante história para contar e relembrar. Aproveite os álbuns de fotografias, os vídeos de apresentações ou a velha e boa história do almoço de domingo. Revisite as alegrias da vida e lembre quem você é.

Recordar é viver! E é uma das coisas que deve fazer antes dos 30 anos de idade!

Recordar é viver!

3) Descobrir o caminho profissional é algo URGENTE que se fazer antes dos 30 anos

Quando entramos na casa dos 20 anos se inicia a corrida do sucesso, os anos passam e essa corrida começa a pesar. Dizem por aí que descobrir o porquê leva a ações com sentido. Refletindo sobre o caminho você pode ter mais segurança para continuar com o que quer, mesmo que signifique mudar de carreira ou se demitir do trabalho que você odeia.

4) Entender a sua relação com o dinheiro

Dinheiro é um assunto muito delicado, aposto que você nunca ouviu as pessoas falando com naturalidade os valores de seus rendimentos. Acredito que agora que você se aproxima dos 30 anos e já percebeu que a ideia de o dinheiro ser algo ruim não ajuda muito. Repense, o que afeta a forma como você lida com seu dinheiro? O que ele significa para você?

5) Restabelecer os objetivos e metas financeiras

Metas são marcos a serem alcançados para demarcar quando um objetivo foi conquistado. Nesses últimos anos, para que objetivos seus investimentos financeiros e de tempo estiveram trabalhando? Sua vida financeira também fez parte do seu sistema de metas?

Leia também: Quanto custa viajar pelas Filipinas e também para Londres

Vida financeira e planejamento pessoal.

30 coisas para fazer antes dos 30 anos

6) Praticar o consumo consciente

Esse é um tema bem atual, é fácil achar uma discussão sobre a forma como afetamos o ambiente em que vivemos. Desenvolva uma visão mais acurada sobre seus hábitos de consumo, não no sentido de se privar, mas no sentido de compreender se um desejo de compra é seu ou se foi construído para você. Lembre-se, o dinheiro atende um objetivo e isso não precisa ser interligado ao consumo

7) Desenvolva suas habilidades interpessoais

Ter flexibilidade social e conseguir desenvolver a capacidade de se comunicar é essencial independente da carreira ou do negócio. Foque nas habilidades interpessoais como uma grande possibilidade de adquirir um posicionamento melhor no mercado, desenvolvendo seu trabalho com mais humanidade.

Leia também: Melhores países para trabalhar, morar e juntar dinheiro

Foque nas habilidades interpessoais como uma grande possibilidade de adquirir um posicionamento melhor no mercado

30 coisas para fazer antes dos 30 anos

8) Empreender ou ser contratado: uma decisão que deve-se fazer antes dos 30 anos

Esse tópico é para te lembrar que não existe obrigatoriedade de nada, então independente do caminho que você escolher seguir, mantenha em mente o que é melhor para você. Empreender e gerenciar o próprio negócio pode ser seu foco, assim como conseguir o emprego dos sonhos.

Leia também: Quanto custa cidadania italiana na Itália? Valores e dicas


9) Aprender um novo idioma

A principal forma de comunicação humana é a linguagem, e o idioma influencia profundamente a forma como cada um se comunica. Aprender um novo idioma é também aprender uma nova cultura e forma de compreender o mundo. E com toda certeza, será uma habilidade que nunca irá estar na lista de desperdício de tempo.

Leia também:
Viajar sem falar inglês: relato de uma viajante
Bahasa: palavras e frases importantes em indonésio e malaio
Tailandês: Palavras e frases importantes que aprendi na Tailândia

Aprendendo tailandês

10) Fazer as pazes com a família

É normal chegarmos na casa dos 20 anos percebendo com mais clareza os erros da nossa família. Tente olhar para além dos erros e enxergar o que de humano se encontra em errar. Quando percebermos a natureza humana, reconhecemos que os sofrimentos e limitações são naturais.

11) Pagar uma refeição ou viagem para os pais

A gratidão e o amor não precisam ser expressos sempre de maneira material e nem através da linguagem com o tradicional “eu te amo”. Encare a possibilidade de cuidar de quem sempre cuidou de você e permita uma noite por sua conta.

Curtir a família é com certeza uma das principais coisas para fazer antes dos 30 anos.

Que tal garantir o seu chip com internet antes de sair do Brasil?

A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil. Confira o melhor pacote para você. Use o cupom NAPROADAVIDA10 e receba 10% de desconto na compra do chip.

12) Desenvolver habilidades culinárias

Não precisa imaginar que estamos sugerindo que você seja um grande mestre da culinária, estamos te dizendo para aprender o básico. Com 30 anos você vai precisar saber cozinhar, se não for por necessidade, que seja por hobby. Você pode começar aprendendo como fazer Pad Thai: o prato típico da Tailândia.

13) Ser um anfitrião de um encontro familiar

Nos últimos 30 anos você pode ter se acostumado com a ideia de ser servido e nunca nem mesmo cogitou como é ser quem serve. Aproveite para descobrir como é organizar e também receber pessoas que você ama.

Cozinhar para a família uma refeição e servi-los

14) Aprender a ouvir o silêncio: algo que todos devem fazer antes dos 30 anos!

O mundo vem ficando cada vez mais agitado, a forma como vivemos faz com fiquemos acostumados a ouvir muitos barulhos e estar em um constante turbilhão de informações. Não se surpreenda caso descubra que o silêncio assusta você. Aprender a lidar com o silêncio é poder descobrir a possibilidade de reflexão e olhar para si próprio.

15) Afinar seu contato com a arte

A arte é a forma de expressão humana do mais alto nível de sensibilidade. Aprender e afinar o contato com a arte é o mesmo que estar se conectando com a humanidade que nos habita. Estude sobre arte, vivencie arte, pratique, a arte traz leveza para a rotina.

16) Fazer uma viagem sozinho

Viajar nunca é uma aventura pequena, muitos detalhes precisam ser pensados. Ter o conforto de alguém indo com você para trazer segurança faz a viagem ser mais cativante. Chegou a hora de fazer o oposto, vá viajar sozinho e busque essa segurança em você, acredite, você consegue aproveitar uma viagem mesmo estando só.

Viajar sozinho ou sozinha é um bem que você faz a si mesmo.

30 coisas para fazer antes dos 30 anos

17) Faça uma viagem para se conhecer

Fazer uma viagem sozinho não é sinônimo de se conhecer, talvez você esteja focando em outros pontos. Viajar para se conhecer é uma oportunidade de estar em contato com destinos que te fazem se sentir mais completo. Uma viagem com esse objetivo tem como foco a descoberta do que te faz sentir vivo.

Leia também: Viajar sozinho: um relato sobre intuição, auto conhecimento e liberdade

18) Mude de casa ou país

Normalmente nos acomodamos com a vida e com a maneira que ela é. Não se deixe seduzir pela rotina. Aproveite a casa dos 20 anos para conhecer formas diferentes de viver, pessoas que não se parecem com você, isso irá ampliar sua visão de mundo. Se conseguir, vá viver um tempo em outro país, imerso em outra cultura. Dizem que ter amigos estrangeiros muda as pessoas.

19) Aproveite algo que sempre te cativou e causou medo

É bem comum se prender nos medos e no que pode dar errado, agora que você está perto dos 30 anos, reflita sobre isso. O medo muitas vezes é um conselheiro ruim, vá aproveitar algo que sempre te trouxe fascínio, seja pular de asa delta ou jogar xadrez. Nadar com tubarões ou visitar Machu Picchu, pode ser radical como escalar e fazer trilhas ou simples como ir a um evento.

PARA SONHAR: opções para voos de balão pelo mundo, com valores e mais detalhes aqui e aqui!

Templos de Bagan, Myanmar (Burma)

Andar de balão nos templos de Bagan no Myanmar também pode ser uma noa opção! | Foto: Charungroj Bunphabuth

20) Volte a lugares que te marcaram

Não é preciso ir em frente sempre, um passo para trás pode mudar muita coisa. Volte aos lugares que você sente que se tornaram parte de você, permita que na sua terceira década de vida possa existir um pouco do que já foi vivido.

21) Aproveite um monumento, evento ou experiência que te atrai

A rotina vai demandando que deixemos de lado as experiências que nos enche de vida. Não permita que isso vire o normal da sua vida, busque estar presente nos momentos que você sempre quis viver. Vá assistir aquele filme na estreia ou ir ao show daquele artista, aproveite o que te faz sentir animação.

Ir ao show daquele artista que você AMA!

Ir ao show daquele artista que você AMA!

30 coisas para fazer antes dos 30 anos

22) Utilize da leitura como ferramenta de conexão

A leitura vem se tornando uma ferramenta de produção, o foco é ter metas de leitura que irão te tornar mais crítico. Aprenda que, produzir é diferente de viver, a vida conecta e o produzir multiplica. Utilize a leitura como conexão com o agora, sem cobranças de rendimentos.

23) Visite a cidade onde você mora

Uma coisa mais do que comum para quem viveu 30 anos, 20 anos ou 10 anos em um lugar é achar que conhece cada canto. Esse é um erro banal, a cidade onde você vive se transforma assim como você. Conheça ela e se disponha a descobrir que no local que você chama de lar sempre existe algo novo.

Leia também: Airbnb no centro de São Paulo: dicas e como foi nossa experiência

Visite a cidade onde você mora

24) Perca um mau hábito

Hábitos são um tipo manias que estamos tão familiarizados com elas que nem percebemos o quanto podem estar nos causando transtornos. E pode ter certeza, quando estiver próximo dos 30 anos muitos hábitos estarão estabelecidos. Não precisa esperar até lá para começar a perder os hábitos ruins, pare de roer as unhas e balançar a perna, comece a mudar seus hábitos gradualmente.

25) Voluntariar-se! Uma das principais coisas que recomendamos fazer antes dos 30 anos

Ao contrário do que parece, o voluntariado não é coisa para corajosos e altruístas. Ser voluntário é a chance de estar em contato com as pessoas de uma forma diferente, a partir das necessidades delas e em uma relação de confiança. Existe uma infinidade de oportunidades de voluntariado fora do Brasil e você pode aproveitar para estabelecer novos laços culturais.

Leia também:
Trabalho voluntário: viajar mais e gastar menos
Trabalho voluntário na África (Por Patrícia Wink)

Fazer trabalho voluntário é, com certeza, que todos deveriam fazer antes dos 30 anos

Trabalho voluntário em Bangkok, na Tailândia. LEIA MAIS!

Trabalho voluntário - viaje gastando pouco
Pensando em viajar por um longo período e fazer trabalhos voluntários? Acesse o site da Worldpackers e tenha US$10 de desconto na sua próxima experiência no exterior.

26) Participar de festivais interessantes pelo mundo

Já pensou na possibilidade de ir participar do festival de La Tomatina? Quem sabe os dias dos mortos te interesse mais… A ideia é que você vá ver todos esses diferentes e curiosos festivais pelo mundo. Pode ter certeza, em algum lugar do mundo vai ter um festival que você vai querer ir conhecer. Alguns exemplos são: Carnaval no RJ, Festival das Lanternas e Songkran na Tailândia e festival de balões no Myanmar.

Songkran: ano novo tailandês.

Songkran: ano novo tailandês. A maior guerrinha de água do MUNDO!

Não viaje sem seguro! Estamos viajando há mais de 4 anos pelo mundo e já tivemos diversos problemas na viagem que foram cobertos pelo nosso seguro viagem. Nós estávamos cobertos pela World Nomads e o suporte foi sempre sensacional e em português. Eles oferecem 5% de desconto com o código: PROADAVIDA.
Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5.
Assista aos vídeos desta playlist para ajudar na hora de fechar o seguro e garantir o desconto.

30 coisas para fazer antes dos 30 anos

27) Acampar

Já falamos um pouco sobre aprender a ouvir o silêncio e talvez a melhor forma de fazer isso seja indo para um lugar isolado e só aproveitar os sons da natureza. Olhar o céu aberto, sem a interferência das luzes das cidades e sentir o cheiro do ar fresco.

Para chegar até o acampamento você pode alugar um carro através da Rentcars ou a RentalCars ou, para economizar, ir de ônibus! Se estiver na Europa tem a Flixbus que é MASTER barata mas, se sua viagem for no Brasil, pode usar a Buser ou Clickbus. Use o código 580LELV na Buser para descontos exclusivos. Na Clickbus você ainda ganha 6% de desconto no valor total usando esse código: AWINCLICKBUS6.

Nosso acampamento na Bielorússia, Europa. Uma coisa a fazer antes dos 30 anos!

Nosso acampamento na Bielorússia, Europa.

28) Chegar no seu limite

Maratonas, esportes de resistência física, grandes escaladas, isso nunca te pareceu seu tipo de divertimento? Talvez seja interessante você pensar melhor nisso. Os esportes de resistência exigem um treino físico alto e um desenvolvimento da inteligência emocional, são atividades conhecidas por revelarem os limites físicos e emocionais de seus praticantes.

Mas não precisa somente correr em uma maratona, você também pode fazer trilhas, escalar, snowboard ou ski e até fazer mergulho livre.

Chegar no seu limite ao menos uma vez antes dos 30 anos é um desafio!

29) Aprender sobre política

Assim como você aprendeu sobre o mercado financeiro e o básico de educação financeira vai fazer uma grande diferença entender sobre política. Descobrir os tipos de governo e qual a influência deles na sua vida cotidiana pode te dar uma visão mais ampliada das possibilidades que você tem. E quem sabe te auxiliar em decisões importantes no futuro.

30) Se conhecer no sexo é algo para se fazer antes dos 30 anos!

A vida adulta tem lá sua carga de dificuldades mas também de prazeres, e a descoberta e vivência da vida sexual é uma mudança significativa. Aproveitar para experimentar o que você gosta ou não gosta no sexo é uma das formas prazerosas de se conhecer. E claro, garantir que aos seus 30 anos você se sinta mais confortável com o que te faz bem.

Toda mulher e homem deveriam se conhecer na cama e saber o que gosta! Uma coisa a fazer antes dos 30 anos!

30 coisas para fazer antes dos 30 anos

EXTRA: Viajar com amigos de longa data

Amigos de infância são sempre pessoas que conhecem as histórias mais vergonhosas sobre nós e também costumam ser pessoas que nos fazem sentir conforto. Aproveite essa intimidade e viaje na companhia deles, provavelmente você vai ter bastante tempo e chances para rir. Lembrar como era gostoso ser criança e viver essas amizades.

Viagem com amigos é sempre divertido!

De moto nas ruas de Ayutthaya, Tailândia.

E aí, gostou das dicas? E como foi a sua experiência de fazer 30 anos? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre viagem, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?

Indo para a Tailândia?

Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

Publicado em: Atualizado em Apr 9, 2021
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Bruno</a>
Bruno
Já morei numa casa de lata flutuante onde o maior prazer era descobrir os sete mares. Trabalhei nos maiores eventos esportivos do mundo e vi o Bolt voando para mais um ouro no Rio de Janeiro. Hoje viajo o mundo sem data de volta para casa, na verdade, tenho chamado o mundo de minha casa. Não conto quantos países conheci pelo número de carimbos no passaporte, pois às vezes conheço dez países dentro de um só. Mergulhador e amante do oceano, amo aprender novos idiomas e coisas novas e escrevo sobre algumas das minhas aventuras no Na Proa da Vida.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

0 Comments

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *