Roteiro na Tailândia: sugestões de ordem para visitar

Home » Tailândia » Roteiro na Tailândia: sugestões de ordem para visitar
Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Uma das perguntas que mais recebemos em nosso Instagram e nos grupos de Whatsapp sobre a Tailândia é: qual o melhor roteiro na Tailândia? Onde eu vou primeiro? Qual a melhor ordem para visitar as atrações da Tailândia? É por isso que criamos esse post com sugestões de roteiros para quem vai passar 7, 10, 15, 20 e mais dias na Tailândia.

Como moramos em praticamente todas as cidades mais famosas do país conhecemos cada cantinho e amamos cada cidade de uma maneira especial. Esperamos que esse post ajude no seu planejamento de viagem e que você ame a Tailândia tanto quanto nós.

Roteiro na Tailândia: sugestões de ordem para visitar

Templos de Ayutthaya, cidade próxima de Bangkok na Tailândia. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

Tá curtindo nossas dicas de roteiro na Tailândia?
Você sabia que em nossa viagem pelo mundo já moramos na Tailândia, Malásia e visitamos praticamente todo o Sudeste Asiático? Leia nossos posts sobre o Myanmar, a Indonésia e as Filipinas que são países que amamos. 

Como começar a planejar a sua viagem pela Tailândia

O primeiro passo para entender mais sobre a Tailândia é ler nosso post explicando sobre as cidades do país e veja quais você gostaria de visitar. Se você se interessa por história, outro post que deve ler é Patrimônios Mundiais da Tailândia. Para ver todos os posts que escrevemos sobre a Tailândia com dicas de melhor época para visitar, principais transportes do país e contando um pouco de cada cidade leia também esse post aqui.

Veja todos os nossos posts sobre a Tailândia aqui! ??

Dicas para curtir Bangkok ???
Relaxar com a vibe cultural de Chiang Mai ??⛰
Curtir o paraíso que é Koh Phi Phi ?⛵️
Mergulhar na nossa amada Koh Tao
E se maravilhar com as melhores praias nas Ilhas da Tailândia ?
Ou ver mais sobre o Sudeste Asiático ?

Roteiro de viagem pela Tailândia: 7 dias

Se tem 7 dias na Tailândia é melhor escolher duas ou três cidades no máximo e deixar para a próxima viagem explorar o país. Você provavelmente vai chegar por Bangkok, que é a capital da Tailândia e um lugar fascinante. Passe uns dois ou três dias lá e vá para Krabi se quer ver um pouco das praias ou Chiang Mai se busca conhecer mais sobre o país. Se decidir ir para Krabi pode passar ao menos uma noite (ou todas) em Koh Phi Phi e, se for para Chiang Mai pode programar um dia para visitar Chiang Rai. Tem muito o que fazer na Tailândia em 7 dias, não acha?

Dica: Tome cuidado com horários de voo e transportes já que seu roteiro de viagem está bem apertado e prefira viajar a noite para “economizar” seu tempo de visitação nos lugares. A viagem vai ser cansativa mas eu tenho certeza que vai amar de paixão e vai querer voltar assim que possível para ficar mais dias e explorar mais do país.

Roteiro na Tailândia

Veja opções de hotel em Bangkok com piscina e a opinião sincera de nossos leitores
sobre algumas das principais acomodações da capital.

Saiba também o que fazer em Bangkok e veja dica de um roteiro diferente.
AAAAH, e não esqueça de ver nossas sugestões de roteiros em Bangkok.

Pesquise os melhores hotéis de Bangkok para o seu período aqui.

10 dias de viagem pela Tailândia

Se tem 10 dias na Tailândia já está com um pouquinho mais de sorte e pode aproveitar uma cidade a mais do país. Continue com Bangkok se tem curiosidade pela cultura e história da Tailândia e escolha se vai para o Norte (cultura e paisagem de montanhas) ou para o Sul (praias paradisíacas da Tailândia).

Se deslocamento não é o problema você também pode fazer 3 dias em Bangkok, 3 dias em Chiang Mai e 4 dias em Krabi (sendo que você pode e DEVE passar ao menos uma noite em Koh Phi Phi). Também vai ser corrido mas você vai conseguir visitar os principais pontos do país e ter um gostinho de quero mais.

Roteiro na Tailândia: sugestões de ordem para visitar

Leia a opinião dos nossos leitores sobre os hotéis em Chiang Mai e também
esse guia super completo de onde se hospedar em Chiang Mai.

Encontre seu hotel ideal em Chiang Mai!

Roteiro de 15 dias na Tailândia

Para aqueles que tem que criar um roteiro na Tailândia por 15 dias já podem se considerar pessoas super sortudas. Sabemos que é difícil tirar tantos dias de férias assim no trabalho e também que a viagem é longa e, por isso, vamos sugerir um roteiro para você dar uma geral na Tailândia. Meio corridinho ainda para nós lerdinhos que moramos 2 anos no país e ainda nos falta algumas cidades mas, mesmo assim, super dá para aproveitar.

Como sempre, comece por Bangkok e fique uns 3 a 4 dias explorando a cidade. Depois de ver que a cidade mesmo caótica é super interessante e já se apaixonar pelo país, pegue um avião ou um trem noturno e vá para Chiang Mai. Essa cidade é um relax total e super gostosa de perambular pelas ruas, visitar mais templos, fazer massagem e aprender mais sobre a cultura local (além de, é claro, ver as paisagens maravilhosas nas montanhas da Tailândia).

Com dois ou três dias dá para visitar as principais atrações de Chiang Mai. Pegue sua mala novamente, reserve um avião e vá se maravilhar pelas praias incrivelmente lindas do Mar de Andaman. Passe ao menos dois dias inteiros em Krabi (um para passeio de barco e um para as praias de Railay) e vá para o paraíso na Terra: Koh Phi Phi. Nossa casinha na Tailândia agora fica nessa ilha minúscula e maravilhosa que tanto amamos. Fique ao menos dois dias inteiros em Phi Phi Islands.

Sabe porque eu deixei Phi Phi Islands por último no roteiro de viagem a Tailândia? Porque, se eu colocar essa ilha em primeiro lugar, você vai simplesmente esquecer de todo o seu planejamento, cancelar todos os voos e hospedagens e querer ficar lá por todo o sempre. Aconteceu com a gente, então acredita!

Não viaje para a Ásia sem seguro! Um dos principais gastos dessa nossa longa viagem pela Ásia é o seguro viagem, pois sabemos que prevenir é sempre importante, principalmente quando se trata do quesito saúde. Comprovamos isso quando o Bruno bateu a cabeça e precisou ser hospitalizado na Tailândia. Nós estávamos cobertos pela World Nomads e o suporte foi sensacional e em português. Eles oferecem 5% de desconto com o código: PROADAVIDA.

Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5. Assista aos vídeos desta playlist para ajudar na hora de fechar o seguro e garantir o desconto. Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉

Fez a soma ai e não tá dando os 15 dias, certo? Aproveite os “dias de folga” que te demos (haha) e escolha um ou dois dias a mais em um lugar que quer MUITO conhecer. Se você for um viajante incansável e quer MUITO conhecer ao máximo do país em 15 dias, mesmo sabendo que vai se cansar demais e pode não aproveitar tudo, sugerimos que visite Phuket ou Khao Sok National Park.

Atenção: se está viajando entre junho a outubro na Tailândia e tem ao menos 15 dias de viagem, ao invés de visitar as praias e ilhas do mar Andaman, opte por visitar as maravilhosas ilhas do Golfo da Tailândia. Este é o melhor período para visitar Koh Tao (nossa ilha preferida da Tailândia e onde eu quero criar meus filhos), Koh Phangan e Koh Samui. Este “lado da Tailândia” tem a época de monções trocada então quando está chovendo no mar Andaman está sol maravilhoso no Golfo da Tailândia e vice-versa.

Koh Tao - Hin Wong

Veja nosso guia super completo sobre Koh Tao, a ilha que mais amamos na Tailândia.
E também tem dicas de onde ficar na ilha em forma de tartaruga.

Pesquise e reserve seus hotéis em Koh Tao, Koh Phangan e Koh Samui e ajude o blog a continuar funcionando!

Roteiro Tailândia: 20 dias

Para os mais sortudos ainda que tem 20 dias na Tailândia para viajar e curtir sugerimos todo esse roteiro novamente (15 dias) e adicione Koh Lipe se gosta de praia ou Pai se gosta de natureza. Pai é uma cidadezinha de montanha próxima de Chiang Mai que é uma gracinha e tem paisagens maravilhosas.

Outra indicação é visitar o Khao Sok National Park (lugar que ainda não visitei mas tenho LOUCURA para ir) ou estender o roteiro conhecendo Koh Phayam ou Koh Lanta.

Roteiro na Tailândia

Ao Nang, praia de Krabi na Tailândia. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

Resumimos a região de Krabi nesse post aqui com várias dicas do que fazer,
onde se hospedar para cada tipo de pessoa além dos principais passeios.

Veja as principais opções de hotel aqui!

Roteiro de viagem para a Tailândia com mais de 20 dias

Mas, se você tem mais de 20 dias na Tailândia você será a pessoa mais feliz do mundo e pode estender todo o roteiro de 15 dias e visitar Koh Lipe, Khao Sok, Pai OU ainda arriscar de ir para o Golfo da Tailândia na mesma viagem. Não deixe de visitar Koh Tao, please. Essa ilha é um absurdo de maravilhosa, tem a melhor vibe do universo e o pôr do sol mais lindos do mundo (ok, não do mundo mas o lugar é tão perfeito que te faz sentir ainda mais apaixonada). Já que você tem mais tempo pense em se aprofundar na cultura do país ou ajudar a quem precisa. Que tal fazer um trabalho voluntário? Nós fizemos vários pela Tailândia e acho que foi isso que nos fez amar tanto esse país.

Roteiro na Tailândia: sugestões de ordem para visitar

Veja todas as dicas de quem mora em Phi Phi há duas temporadas nesse post
O que fazer em Koh Phi Phi e leia outros posts para te ajudar a escolher onde ficar na 
ilha paradisíaca da Tailândia.

Você sabia que organizamos passeio de barco em Koh Phi Phi com guia brasileiro?
Veja mais detalhes nesse post com o roteiro e neste com as perguntas frequentes.

Resumo com sugestões de quantos dias ficar na Tailândia:

Vai aí algumas dicas do que conhecer na Tailândia e como fazer para dividir o seu roteiro no país:

  • Quantos dias ficar em Bangkok: pelo menos 3 dias inteiros;
  • Quantos dias ficar em Chiang Mai: pelo menos 2 dias inteiros e um extra se for para Chiang Rai.
  • Quantos dias ficar em Pai: pelo menos 2 dias inteiros pelo transporte pesado que é para chegar lá (uma estrada cheia de curvas!).
  • Quantos dias ficar em Krabi/Railay beach: pelo menos 2 dias inteiros (um para passeio de barco e um para as praias de Railay) mas o ideal são 3.
  • Quantos dias ficar em Koh Phi Phi: pelo menos 2 dias inteiros mas 4 é o ideal para curtir sossego, festa e fazer os passeios de barco e mergulho.
  • Quantos dias ficar em Phuket: sugerimos que visite Phuket somente se dirige moto e tem bastante tempo de viagem pela Tailândia. A ilha é imensa e as atrações são bem separadas então o deslocamento é mais difícil. Passe ao menos 2 dias inteiros para curtir as praias e visitar os templos.
  • Quantos dias ficar em Koh Lipe: pelo menos 3 dias inteiros para compensar o deslocamento difícil para chegar nessa ilha paradisíaca.
  • Quantos dias ficar em Koh Tao, Koh Samui e Koh Phangan: saiba que para chegar nesse lado da Tailândia exige ao menos um dia inteiro de deslocamento então planeje cerca de uma semana para a região no mínimo. Os roteiros sugeridos são: 1 dia de deslocamento, 2 dias em Tao, 2 dias em Phangan e 2 dias em Samui ou 1 dia de deslocamento, 3 dias em Tao e 3 dias em Samui.

Onde se hospedar na Tailândia?
Se está com esta dúvida veja os nossos guias de onde ficar em
Koh Phi Phi, Chiang Mai, Bangkok, Krabi e Koh Lipe.

Roteiro na Tailândia

Que tal garantir o seu chip com internet antes de sair do Brasil? A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil. Confira o melhor pacote para você. Use o cupom NAPROADAVIDA10 e receba 10% de desconto na compra do chip.

Deslocamento na Tailândia

Um dos principais erros de quem planeja uma viagem a Tailândia é não considerar os deslocamentos. Resumi um pouco sobre os principais meios de chegar em cada cidade da Tailândia nesse post mas saiba que, dependendo do deslocamento, você pode “perder” um dia de seu roteiro de viagem. Pesquise bastante sobre horário de vôos, ferrys (principalmente!) e seja detalhista nesse quesito se não quer ter contratempos. Algumas dicas importantes:

  • A última ferry de Phuket para Koh Phi Phi é às 14:00. Veja aqui mais detalhes!
  • A última ferry de Krabi para Koh Phi Phi é às 15:00. Veja aqui mais informações!
  • A última ferry de Koh Phi Phi para Krabi/Phuket é às 15:30. Veja informações de Phuket e Krabi.
  • Longtail boat coletivo de Ao Nang para Railay e vice versa é barato só até as 17:30/18h. Depois disso você terá que pagar um barco privado que não sairá por menos de THB 1.500 para duas pessoas.
  • Trem noturno de Bangkok a Chiang Mai é bem mais barato que voo, tem cama para dormir e você pode levar quantas bagagens quiser.

Planeje bem o transporte da sua viagem pela Ásia!✈️??
O continente é formado por muitas ilhas, regiões montanhosas e distâncias longas e isso exige algumas horas de locomoção de um lugar para outro.
A nossa dica é usar o 12Go Asia para pesquisar e reservar os principais transportes e evitar perrengues durante a viagem.

E aí, gostou das dicas? E como foi a sua experiência planejando o roteiro na Tailândia? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre a Tailândia e outros países do Sudeste Asiático, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

13 Comentários

  1. Débora Maraston

    Eu fiz meu roteiro da Tailândia com este casal, e foi incrível. Conhecemos praias maravilhosas ( Krabi, PHIPHI, entre outras), nesta viagem conhecer as praias era o objetivo. Agora queremos retornar para conhecer outras praias e lugares… Bangkok, Chiang Mai, Pucket , dentre outros… em breve

    Responder
  2. Rosi

    Olá! Tudo bem?
    Estou planejando meu mochilão pelo sudeste asiático, passando por Tailândia, Vietnã, Filipinas e Bali. Tenho a opção de chegar tanto por Bangkok quanto por Phuket. Na sua opinião melhor começar por Phuket e ir subindo ou pelo roteiro mais tradicional que começa em Bangkok?
    Obrigada,
    Rosi

    Responder
    • Bruno Miguel

      Olá Rosi, que legal! É uma viagem longa e por muitos países, hein! Acho que o melhor é que você pense em como vai ser a sua viagem para os outros países e de onde sairá, se for sair de Bangkok, de repente é interessante começar por Phuket e se for visitar o norte, voar de Krabi para Chiang Mai e depois sair de Bangkok. Espero que tenha ajudado! Qualquer coisa, assista as lives que fazemos sempre no https://www.instagram.com/passeiosemphiphi/ | @passeiosemphiphi e deixe perguntas que respondemos a todas nas lives!

      Responder
  3. ana

    ótimas dicas e sugestões de roteiros da Tailândia, ajuda muito a montar tudo e viajar tranquilo para a ásia.

    Responder
  4. Marcia Picorallo

    Já tenho anotadas várias dicas de vocês, como o passeio de barco em Phi Phi e as cidades a visitar na Tailândia. Mais um pra lista, uma hora a viagem sai!

    Responder
  5. MICHELE

    Amei o Roteiro pela Tailândia, planejando a minha viagem! Já estou na ansiedade e doida para ver tudoo isso de pertinhoo. Obrigadaa pelas dicas

    Responder
  6. Sil Mendes

    Adorei essas opções de Roteiro para Tailândia. Essa é uma viagem incrível que merece um bom planejamento , principalmente porque tem muita coisa bonita pra conhecer.

    Responder
  7. Surian

    Adorei as varias opções e dias para o roteiro pela Thailandia. Obrigada por clarear algumas das dívidas que tinha. Já fui em 1999 pra lá. Agora to planejando voltar! ?

    Responder
  8. Andrea

    Olá,
    Acho a Tailândia incrível, infelizmente pelo tempo de voo ainda não rolou ir com criança para lá. Para quem quer aproveitar as praias, qual a melhor época?

    Responder
  9. Dilma

    Oi Victória, post super útil para ajudar no planejamento de uma viagem para a Tailândia. Didático e bem estruturado, com seu post fica mais fácil planejar a viagem. E sobre a barreira da língua? Como se virar na Tailândia? Esse é meu medo!

    Responder
  10. Analuiza Carvalho

    Todo mundo fala tão bem da Tailândia. Sempre ouço que é uma viagem inesquecível! As paisagens e os relatos são mesmo muito atraentes. Bom saber o que é possível fazer por lá dependendo da quantidade de dias, porque me parece que é uma viagem de natureza intensa, né?! Eu acho que iria preferir o norte com história e montanhas. Praia não é muito minha praia. 🙂 bj

    Responder
  11. Gabriela Torrezani

    Adorei as opções de roteiro para Tailândia, eu ficava muito na dúvida na hora de tentar pensar uma ordem de locais pra visitar… quero separar pelo menos 20 dias pro país, é meu sonho! Provavelmente vai rolar ano que vem 😀

    Responder
  12. Cintia Grininger

    Post perfeito e super didático! Realmente perfeito para planejar um roteiro pela Tailândia, me tirou muitas dúvidas e deu mais vontade ainda de conhecer o país!

    Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *