Desde que moramos a primeira vez em Koh Phi Phi em 2018 e começamos a organizar o passeio de Barco pelas ilhas, recebemos diariamente no Instagram e Facebook diversas perguntas sobre o arquipélago.
Dúvidas que muitas vezes são simples para nós, mas que podem parecer um grande empecilho no planejamento de viagem para a Tailândia.
Por isso decidimos juntar algumas das questões aqui e dividir com vocês TUDO SOBRE PHI PHI, num esquema de perguntas e respostas sobre este paraíso chamado Phi Phi, Tailândia.
Leia e descubra mais sobre Phi Phi:
- O que fazer em Koh Phi Phi, na Tailândia
- Onde ficar em Koh Phi Phi: a ilha mais famosa da Tailândia
- Viewpoints em Koh Phi Phi: para apreciar a ilha de cima
Tudo sobre Phi Phi
Para facilitar o entendimento e organização das perguntas, nós a separamos por categorias que falam sobre transporte, hospedagem, passeios e outros assuntos importantes que são de extrema importância saber sobre as ilhas Phi Phi. Acesse o @passeiosemphiphi e @naproadavida para ficar maluquinhx e descobrir ainda mais sobre esse paraíso.
Transporte em/para Phi Phi
Para transporte na Tailândia, nós nos baseamos e reservamos passagens no 12Go Asia, que é referência para toda a Ásia e alguns países da Europa mas sim, se você não tem um roteiro fechado, é possível comprar as passagens na hora.
Como se locomover entre Krabi, Phi Phi e Koh Lipe?
A melhor forma de se locomover entre as três regiões é sem dúvidas de barco. Existem as opções de ferry e lancha rápida. A ferry é o meio mais comum e popular para chegar em Phi Phi e aqui você confere os valores e horários da ferry de Krabi para Phi Phi e também de Phi Phi para Koh Lipe.
O trajeto de Phi Phi para Koh Lipe não funciona durante a baixa temporada (maio à meio de outubro), por isso é bom confirmar direitinho os trajetos no site.
De Krabi para Koh Lipe é possível fazer o trajeto por terra até o Pak Bara Pier em Satun e de lá pegar um ferry para Koh Lipe. O aeroporto mais próximo deste píer é o de Hat Yai, código HDY.
Como ir de Phi Phi para Railay Beach?
Para ir de Phi Phi a Railay Beach em Krabi, existem alguns horários de ferry saindo do Tonsai Pier e os principais são: 9:30 e 15:30. Porém, alguns destes horários funcionam somente durante a alta temporada.
Veja no site os valores e horários para ferry e lancha rápida e, caso não queira comprar online, procure a Elle na agência Visa Travel Team em Phi Phi, é a mais confiável da ilha para qualquer tipo de serviço e sabem tudo sobre Phi Phi.
Se você já fez o passeio de barco em Phi Phi e curtiu o dia com uma galera brazuca, conhece a Elle e sabe onde fica a agência.
- Veja o que fazer em Railay Beach e região de Krabi
- Melhores hotéis e resorts em Railay Beach e Ao Nang
Como sair de Phuket para Phi Phi?
Saindo de Phuket para Phi Phi é preciso ir até o Rassada Pier, que fica mais próximo à área de Phuket Town. Existem diferentes horários de Ferry entre Phuket e Phi Phi e o último sai às 15:00 (durante a alta temporada).
Em alguns sites e blogs existe a informação de que sai às 17h, mas eu sempre peguei o das 15h, pois nunca me davam a informação correta sobre este último. Os outros horários são 8:30, 11:00, 12:20 e 13:30. e você pode conferir o atualizado sempre aqui.
O píer de Phuket fica a 1 hora do aeroporto e com o trânsito pode levar mais tempo. Evite comprar os bilhetes direto no píer, pois em algumas ocasiões, eles aproveitam e cobram o dobro. O normal deste trajeto é entre 400-550THB e as agências em Patong, Phuket Town e região vendem por este valor.
Quanto tempo de Phuket para Phi Phi?
De Phuket para Phi Phi o tempo normal é de 2 horas, se você estiver no ferry comum. Mas a viagem pode levar mais ou menos tempo de acordo com condições climáticas e o tipo de transporte que você vai pegar (ferry, speedboat).
Como ir de Bangkok para Ko Phi Phi?
A forma mais simples de ir de Bangkok a Phi Phi é pegar um voo para Krabi ou Phuket, que é de onde saem os barcos para Phi Phi. É possível também ir de ônibus desde Bangkok a estes dois destinos, nós fizemos isso depois do Songkran em 2019 e foi uma longa viagem que, mesmo sendo mais barata, pode não valer a pena se você tiver pouco tempo. Pense bem.
Qual o aeroporto mais próximo de Phi Phi?
Existe Tuk Tuk em Koh Phi Phi?
Tudo sobre Phi Phi
Passeios em Phi Phi
Se você nos acompanha no Instagram há algum tempo ou mesmo que já tenha lido alguns artigos sobre a Tailândia, deve saber que desde o começo de 2018 nós organizamos um passeio de barco em Phi Phi com guia brasileiro.
Esta é sem dúvidas a melhor opção para curtir os principais pontos das Ilhas Phi Phi e depois fazer passeios menores para os lugares que mais gostou. Veja mais informações também no Instagram @passeiosemphiphi, que tem dicas e fotos deste paraíso diariamente. Vamos às perguntas:
A Maya Bay está fechada? Pode visitar?
Sim, a Maya Bay está fechada, porém, o que está fechada é a praia e uma parte da baía e, neste caso, é possível nadar em uma área ali na esquerda da baía, perto dos paredões rochosos e uma pequena praia que se forma. É proibido chegar até a praia principal, respeite a sinalização.
O que se perde com a Maya Bay fechada? Ela se destaca muito das outras praias?
Com a Maya Bay fechada nós perdemos a oportunidade visitar uma praia linda, mas como eu disse em uma das LIVES sobre Phi Phi, nós temos mais a ganhar do que perder como fechamento da praia.
Antes de fechar em 2018, a Maya Bay recebia mais de 5.000 mil pessoas por dia, diversos barcos, ancoras jogadas no chão, lixo deixado pelos turistas entre várias outras coisas ruins que ajudaram na quase destruição deste paraíso.
Ela é muito linda sim, os paredões são incríveis e a cor da água é de cair o queixo, mas todas as outras praias de Phi Phi possuem a sua beleza e são especiais de alguma forma.
O mergulho em Phi Phi vale a pena?
Sem dúvidas! O mergulho em Phi Phi é uma das coisas mais incríveis para se fazer nas ilhas, pois a vida marinha nessa região é simplesmente muito ativa e o corais ainda estão bonitos em alguns pontos de mergulho.
Nós mergulhamos diversas vezes em Phi Phi, desde 2018 quando conhecemos o Rodrigão do Blog Traveler BR, que trabalhava na Profun Divers e nos ajudou muito com tudo sobre Phi Phi quando chegamos na ilha.
Fale com a @passeiosemphiphi para agendar o seu mergulho em Phi Phi com instrutor brasileiro.
Melhores empresas de mergulho em Phi Phi?
Existem dezenas de empresas de mergulho em Phi Phi e, quase todas possuem profissionais que falam português! Sim, isso mesmo, por conta do grande número de brasileiros e portugueses visitando a ilha, as escolas contrataram mergulhadores que falam a nossa língua.
As melhores escolas na nossa opinião são a Profun Divers, Princess Divers ou a Aquanauts Scuba. Para reservar o seu mergulho em Phi Phi, é só mandar mensagem lá pro @passeiosemphiphi dizendo a sua data na ilha.
Passeios imprescindíveis em Phi Phi?
Os passeios imperdíveis em Phi Phi são o passeio de barco One Day Trip, em que você pode visitar todos os principais pontos em um só dia e ficar por dentro de tudo sobre Phi Phi. Pegar um longtail para ir a alguma praia e sentir como é andar nesse barquinho típico da Tailândia.
E os seguintes não são ‘passeios’, pois não se contrata alguém para isso, mas caminhar até a Long Beach e passar uma tarde relax lá é algo recomendadíssimo, subir até o viewpoint e curtir o pôr do sol ou mesmo ver o mar azul de lá de cima e alugar um caiaque e visitar as praias vizinhas.
Existe também os barcos de festa, conhecidos como Party Boat. Entre os brasileiros, o mais famoso é o Barco Pirata, mas existem mais barcos de festa como o Blanco, Captain Bob’s Booze Cruise e outros espalhados pela ilha.
Tudo sobre Phi Phi: Como é dormir na Maya Bay? Ainda é possível?
Sim, ainda é possível embarcar no mesmo passeio de antes e ter a experiência de dormir na Maya Bay ou em uma praia ao lado, com o passeio Maya Bay Sleep Aboard Phi Phi.
O passeio para por diversos pontos turísticos e passa a noite sob as estrelas atracado em Maya Bay ou Loh Samah Bay. Ali é possível nadar com os plânctons e curtir um lual na prainha, tudo isso na área permitida pelo Parque Nacional.
Hospedagem em Phi Phi
Também já disponibilizamos diversas dicas sobre hospedagem em Phi Phi aqui no blog, no Insta e até mesmo no YouTube. Se tem dúvidas sobre hotéis e regiões, veja os seguintes posts:
Onde ficar em Phi Phi: dividido por regiões e hotéis | Hotéis com piscina em Phi Phi | Opiniões e avaliações dos leitores sobre os hotéis em Phi Phi. E algumas respostas às perguntas vão a seguir:
O Holiday Inn Phi Phi fica muito longe?
O Holiday Inn Resort fica na ilha de Phi Phi Don, porém, em uma parte da ilha onde ficam os melhores resorts e hotéis do arquipélago, na praia de Laem Tong no norte da ilha.
Esta área fica a cerca de 40-50 minutos de barco desde o centrinho de Phi Phi e pode ser algo ruim para quem quer ver a movimentação do centro, visitar o viewpoint e fazer outras atividades que estão por lá, por isso é bom analisar bem quanto tempo tem e o que pretende fazer em Phi Phi.
Se a ideia for ficar mais tranquilo, beeeem relax e fazer os passeios principais, você pode fazer tudo isso direto do hotel mesmo.
Tudo sobre Phi Phi: O Phi Phi Princess é bom mesmo?
Sim, o Phi Phi Princess e o Phi Phi Charlie são bons hotéis e que ficam na região mais central das ilhas Phi Phi em frente à praia de Loh Dalum.
Este é sem dúvidas o hotel em que os brasileiros mais se hospedam, mesmo tendo outros na região que são tão bons quanto ou até melhor, como o Coco Beach, Cliff, U Rip entre outros.
O Zeavola é bom para lua de mel em Phi Phi?
O Zeavola fica na mesma praia do Holiday Inn e juntos, eles tomam conta de quase toda essa praia. O Zeavola é considerado o melhor resort de Phi Phi e a estrutura é mesmo incrível.
Os bangalôs são bem grandes, luxuosos e distantes dos outros hóspedes e isso cria uma sensação de isolamento e privacidade, com uma praia linda há alguns passos do quarto.
Se a ideia é ficar realmente tranquilos, sozinhos e num lugar paradisíaco, este é sim um bom lugar para lua de mel, tendo em mente a distância dali para o centrinho de Phi Phi.
Vale a pena ficar no Phi Phi Island Village Resort?
O Phi Phi Village, como costumamos chamar, fica na praia anterior ao Zeavola e Holiday Inn. A praia se chama Loh Ba Kao e as considerações são as mesmas que os dois hotéis anteriores, sendo que este tem valores mais acessíveis e também fica numa praia linda, distante do centro.
Como disse antes, o valer a pena vai de acordo com o propósito de sua viagem. Se quiser noitada, festa, agito, ver gente (muita gente) e curtir bares, provavelmente este não é o lugar para você.
Veja abaixo o mapa de Phi Phi com as hospedagens e procure pelas praias citadas acima:
O que fazer em Phi Phi
O que fazer em Phi Phi Islands?
- Caminhar até a Long Beach
- Subir nos viewpoints
- Fazer um passeio de barco para visitar as ilhas de Phi Phi Leh e Bamboo Island
- Alugar um caiaque e remar até Monkey Beach ou Nui Bay
- Praticar escadala com profissionais
- Fazer a trilha até a Nui Bay
- Relaxar na Nice Beach
- Visitar a Pileh Lagoon e curtir a água cristalinda
- Snorkeling no Shark Point
O que fazer a noite em Phi Phi?
Apesar de ser conhecida como a ilha das festas por muita gente, a noitada em Phi Phi acaba cedo para a maioria das pessoas, pois os bares na praia e no centrinho funcionam até às 2h da manhã, e em raras ocasiões até às 2h30.
Mas é possível curtir bastante a noite em Phi Phi já aproveitando o pôr do sol em uma das piscinas de hotéis como a do Phupaya e de lá descer para jantar em um dos restaurantes que recomendamos.
Depois disso, o centro de Phi Phi já estará bem movimentado e é possível ir ao Banana Bar curtir a música e torcer para que o terraço esteja aberto. Ali pertinho está o bar de música ao vivo KongSiam Live Bar, que toda noite tem uma galera gritando e se divertindo com músicas antigas.
Ainda no centrinho está o Reggae Bar, onde os tailandeses (muito espertos) colocam os gringos para lutar entre si num ringue de Muay Thai e o prêmio é um dos famosos baldinhos.
Dali o pessoal vai curtir a música em um dos bares na praia Loh Dalum e participar das brincadeiras de pular corda, passar debaixo da cordinha etc. Nós gostávamos de ir no Apache Bar, que era onde tinha menos gringo idiota e bêbado querendo arrumar confusão.
Se quiser algo um pouco mais local, existe uma área onde os tailandeses e burmeses se encontram para jantar e depois para cantar num karaokê.
Nós gostávamos muito de ir comer peixe no AE Fish BBQ, só tem que lembrar de pedir sem pimenta e que o lugar é bem local mesmo. Aproveita e já dá uma olhada em como se fala várias palavras em tailandês ou vista a camiseta que diz ‘Sem Pimenta’.
Nós também gostávamos muito de ficar no silêncio da Nice Beach, observando as estrelas e tomando algo na praia perto do Sunshine Bar.
Tudo sobre Phi Phi: praias para conhecer a pé em Phi Phi?
Existem diversas praias para conhecer a pé em Phi Phi Don, que é a ilha onde estão todos os comércios e hotéis do arquipélago. Algumas estão bem próximas ao centro e outras estão a algumas horas de caminhada.
As praias para conhecer a pé perto do centro são Loh Dalum, Nice Beach, a praia em frente ao Andaman Resort e as prainhas depois do Phuphaya Resort.
Um pouco mais afastadas do centro estão a Long Beach e as prainhas no caminho até ela e também a Loh Moo Dee, logo depois. Do outro lado estão Nui Bay e Loh Lana Bay, que apesar de serem acessíveis a pé, a caminhada é longa e pode ser difícil para muita gente.
Como é a Pool Party em Phi Phi?
As pool parties de Phi Phi são muito famosas entre os brasileiros e é muito provável que você encontrará um por lá. Existem dois lugares mais famosos para curtir pool party em Phi Phi. Um deles é o Ibiza House, em que a festa acontece às terças, quintas e domingos e se chama Ibiza Pool Party.
Outro lugar é o PP Princess Resort, que organiza as festas na piscina toda sexta-feira. As festas do Ibiza House são mais agitadas, com gente jovem e um certo nível de pegação e o melhor para evitar isso é chegar bem no início da pool party.
Já a do Phi Phi Princess é mais tranquila, com um estilo de música mais eletrônico, house e pessoas que querem mais curtir a vibe.
A entrada é grátis para essas duas festas e é possível curtir outras festas nos hotéis com piscina em Phi Phi, mas existem poucas informações sobre os dias que haverá pool party em algum deles.
É possível visitar a Mosquito Island?
Não! Algumas agências vendem os passeios incluindo a Mosquito Island (Koh Yung) para mostrar que os passeios possuem mais paradas que os outros mas, assim como Maya Bay, a Mosquito Island está fechada para a preservação e revitalização dos corais desde 2016.
É possível chegar perto com o barco e olhar a ilha de longe, mas não pode ultrapassar as boias de marcação. É isso que eles fazem durante o passeio One Day Trip, param por uns minutinhos para que todos possam apreciar a ilha e tirar fotos desde o barco.
Existe passeio para Koh Bida Nai e Koh Bida Nok?
Não é muito comum visitar Bida Nai e Bida Nok para passeios convencionais. Estas ilhas são conhecidas como ponto de mergulho em Phi Phi, sendo um dos mais visitados pelas escolas de mergulho da ilha. Ali sim, é possível avistar tubarões, tartarugas, polvos e os famosos cardumes de peixe amarelo, o Yellow Snapper.
Tudo sobre Phi Phi
É legal visitar o viewpoint de Phi Phi? Recomenda os três?
Antes de qualquer coisa, leia o post sobre os viewpoints famosos de Phi Phi e o dos viewpoints alternativos.
Depois de ler os textos você já deve ter uma ideia do que são esses mirantes em Phi Phi, mas pra responder à pergunta: Sim, é legal visitar! Nós gostamos bastante de subir e ver a ilha lá de cima.
Os viewpoints 1 e 2 estão na mesma região, separados por alguns metros e uma subida de um pro outro. Este valem muito a pena a visita a qualquer hora do dia, mas eu indico para fotos pela manhã, antes do meio dia e do o sol ficar contra.
Para apreciar a ilha e a vista, o momento do pôr do sol é incrível com suas dezenas de cores, mas lembre-se de levar repelente e água.
O viewpoint 3 fica um pouco distante, já que é preciso subir uma pequena estrada de terra. A vista é um pouco diferente e menos impactante, mas é legal para quem quer relaxar com menos pessoas em volta.
Onde comer em Phi Phi?
Quais os melhores restaurantes em Phi Phi?
Phi Phi é um dos lugares com a maior variedade de restaurantes da Tailândia. Isso não quer dizer que sejam todos bons, mas por ser tão pequena, é possível encontrar bastante coisa nos restaurantes da ilha. É também um dos lugares que mais encontramos opções de comida ocidental.
Os melhores restaurantes em Phi Phi na nossa opinião são: Acqua Restaurant, Dow, Grand PP Arcade e Italiano são os melhores para comida ocidental.
Para comida tailandesa, indiana e asiática no geral, os recomendados são: Pa-Noi, Tom Yam, Cosmic, Only Noodles e Papaya Restaurant (mandem um abraço para o Chris).
No nosso Instagram tem uma série de vídeos sobre alguns desses restaurantes, assista aqui.
Restaurantes vegetarianos ou veganos em Phi Phi? É possível comer saudável na ilha?
Sim, é possível comer saudável na ilha e existem algumas opções de restaurantes com menu vegano ou que possuem opções de comida vegana no cardápio.
Os restaurantes mais recomendados são: Dow Restaurant, Aroy Kaffeine, Unni’s Restaurant, Grand Phi Phi Arcade a o Acqua Restaurant, onde comíamos sempre e eles oferecem um desconto de 10% apresentando este cupom que está lá no @passeiosemphiphi.
Tudo sobre Phi Phi: é seguro comer as pizzas de Phi Phi?
É difícil falar sobre as pizzas grandes que ficam expostas ali nas ruas, pois nós também comemos algumas fatias durante as madrugadas, saindo de algum bar ou festas na praia.
Eu não recomendaria se você não está acostumado ainda e porque elas ficam expostas por horas ali. Se quer comer uma pizza na rua, vá até o Bake Up na rua do Slinky Bar, eles vendem pizzas menores (brotinhos) pelo mesmo valor da fatia e são bem limpinhos.
Informações úteis e outras perguntas com tudo sobre Phi Phi
Aqui estão todas as perguntas que foram feitas sobre coisas diferentes em Phi Phi e não necessariamente caía em uma das categorias acima. Bora lá que essa parte também tá bem legal:
Onde ficam as Ilhas Phi Phi?
As ilhas Phi Phi ficam ao sul da Tailândia, na região do Mar de Andaman, ou seja, nas ilhas que fica à esquerda quando você olha para o mapa da Tailândia.
É um arquipélago formado por 6 ilhas e que se encontram entre as famosas regiões de Krabi e Phuket. As ilhas principais são Koh Phi Phi Don, Phi Phi Leh e Bamboo Island, sendo que somente a primeira tem estrutura de hotéis e comércio.
Phi Phi Island como se pronuncia?
Essa foi umas das perguntas que mais gostei, pois muita gente pronuncia o nome das ilhas de forma diferente de como os tailandeses ou moradores falam.
A palavra Phi Phi não se pronuncia com o som do PH como no inglês, portanto, não se fala Fí-Fí. A forma correta de se pronunciar seria: Pí-Pí ou Pí-Pí Ailand.
Dessa forma todos vão te entender e ninguém vai te corrigir por estar falando o nome de Phi Phi de forma diferente.
- Aprenda diversas palavras importantes em tailandês.
- Roteiro na Tailândia: sugestões de ordem para visitar
- Viagem para a Tailândia: dicas de planejamento
Qual a melhor época para ir a Phi Phi?
A melhor época para viajar para Phi Phi é entre o final de outubro e o meio de abril. Esta é a época com menos chuvas na Tailândia e na região das ilhas do mar de Andaman.
As chuvas podem ocorrer em qualquer época do ano, porém, nestes meses é algo bem menos comuns e, assim, pode ocorrer de passarmos mais de 30-40 dias sem uma gota d’água caindo do céu.
Tenha em mente que os meses de março e abril são extremamente quentes em Phi Phi e outras ilhas.
Tudo sobre Phi Phi: algum app para saber se o mar está violento ou não?
O mar na Tailândia e essa região do Sudeste Asiático normalmente é bem calmo e de ondas baixas e fraquinhas. Para ver se o mar está agitado ou com ondas, existem alguns apps de surfe como Wind Guru, Surfiline e Windy.
Agora, um aplicativo que nós usamos muito na Tailândia é o Tides (Marés em português). Ele é ótimo para saber quando a maré estará alta ou baixa e, permite até mesmo saber quando será o ponto mais alto dela. Isso facilita na hora visitar alguma praia e planejar o dia com os barcos.
E para o viajante normal, para eliminar o medo de tsunami quando a água some do nada e maré baixa totalmente, como acontece em Phi Phi. Basta olhar no app e ter certeza que é apenas o ponto mais baixo dela. Baixe o aplicativo Tides.
- Veja o que acontece quando a maré baixa em Phi Phi
- Confira uma playlist completa com dicas da Tailândia
Quantos dias ficar em Phi Phi para aproveitar e conhecer os principais pontos turísticos?
Nós sempre indicamos ficar em Phi Phi no mínimo 3 dias, pois assim é possível curtir os principais pontos a visitar.
O ideal mesmo seria 4-5 dias, pois assim é possível fazer o passeio de barco, mergulhar e fazer um dia caminhando até as outras praias, subir no viewpoint e pegar um caiaque, tudo isso sem muita correria.
Pode voar drone em Phi Phi ou é proibido?
Teoricamente, para voar drone na Tailândia inteira você precisa de uma permissão que concedida pelo governo e outros órgãos da Tailândia. Mas como este documento demora muito para ser emitido, muita gente acaba usando drones sem autorização.
Por experiência própria, é possível voar drone em Phi Phi onde não exista placa de proibição ou fora do parque nacional marinho, principalmente em Phi Phi Lee e Bamboo Island.
Caso você seja pego voando drones nestas áreas, pode levar multa e ter o drone apreendido e dependendo do caso e abuso, segundo as leis da Tailândia, pode dar processo de cadeia.
Então, todo cuidado é pouco na hora de voar seu drone na Tailândia. Veja os documentos necessários e mais dicas para drones no país.
Onde tirar as melhores fotos em Phi Phi?
As melhores fotos em Phi Phi podem ser tiradas em quase todos os cantos, pois esse lugar é incrível! Hahaha.
Mas existem alguns lugares que são ótimos e os ângulos ficam sensacionais, como as praias no caminho para a Long Beach, com a ilha de Phi Phi Leh ao fundo, a Nice Beach e os paredões, a Pileh Lagoon e a maravilhosa água cristalina, a Nui Bay quando está vazia, o viewpoint, o caminho para o Phuphaya Resort e a própria piscina do resort.
Mas é possível também contratar um fotógrafo em Phi Phi e deixar que ele decida os melhores pontos por você. ??
Phi Phi Island está fechada?
Não, não gente… O que está fechada é a Maya Bay e, somente a praia, ainda é possível visitar e nadar na baía. A ilha de Phi Phi continua aberta normalmente para o turismo.
Quais são as taxas de Koh Phi Phi?
Existem duas taxas que se paga ao visitar Phi Phi e suas atrações. A primeira e obrigatória, é a taxa de limpeza da ilha, em que a cobrança é feita no píer, logo no desembarque dos ferries. O valor da taxa de limpeza é de 20THB, ou seja, um pouco mais de R$2.
A outra taxa, é uma taxa de preservação do Parque Nacional de Phi Phi (o Hat Noppharat Thara – Mu Ko Phi Phi National Park). O valor da taxa é de 400 THB e abaixo eu explico como funciona.
Como funciona a taxa do Parque Nacional Marinho em Phi Phi?
A taxa de preservação do Parque Nacional de Phi Phi (o Hat Noppharat Thara – Mu Ko Phi Phi National Park) tem o valor de 400 THB, e ela é paga sempre que você vai visitar alguma praia ou ilha que está na área de conservação do parque, que são principalmente as ilhas de Phi Phi Ley, Koh Bida Nai, Koh Bida Nok e Bamboo Island.
Essa taxa é bem chata pois é cobrada a cada dia que você visita, ou seja, você não pode visitar as praias num dia e usar o mesmo bilhete no dia seguinte, precisará pagar novamente. E isso acontece com todas as pessoas que desejam fazer mergulho em um dia e visitar as praias no outro.
Mas e se eu fizer mergulho pela manhã e visitar as praias pela tarde? Preciso pagar a taxa?
Sim, a taxa é basicamente por cada visita que se faz aos lugares protegidos pelo parque nacional.
Mas se eu fizer passeio só em Phi Phi Don paga também?
Não, ainda não! A região de Koh Phi Phi Don não é considerada parte do parque nacional, pelo menos não para a cobrança da taxa, portanto, você pode tranquilamente conhecer as praias dali caminhando ou de barco sem pensar na bendita da taxa.
Tem hospital em Phi Phi? Funciona bem ou é ruim?
Sim, existem dois hospitais em Phi Phi, um publico e um particular. O hospital público fica no caminho para a Nice Beach e atende bem, mas com uma estrutura limitada.
Já o particular internacional fica no caminho para a Long Beach e tem uma ótima estrutura e atendimento 24 horas. Atente-se que para ser atendido aqui, o melhor dos casos é ter um seguro viagem que cubra Tailândia, pois o atendimento sem seguro pode sair caro.
Existem outras clínicas pequenas que também fazem o atendimento para casos simples e também aceitam diferentes tipos de seguro viagem.
- Médico em Phi Phi: precisando e acionando o seguro viagem
- Emergência na Tailândia: batendo a cabeça em Koh Samui e seguro World Nomads
Tudo sobre Phi Phi: Existe santuário de elefantes em Phi Phi?
Essa questão de “santuário de elefantes” é bem complicada, pois muitos se dizem santuários mas permitem o contato total com os animais.
Mas não, não existem elefantes em Phi Phi. Este tipo de santuário existe em lugares como Chiang Mai, Krabi, Phuket e cidades perto de Bangkok.
Nós não recomendamos a visita a lugares do tipo, mas se realmente quer fazer, veja as opções de santuário dos elefantes em Chiang Mai, onde alguns são menos piores, digamos.
É possível lavar as roupas na ilha? Existe alguma lavanderia em Phi Phi?
Sim, na ilha existem diversos lugares que trabalham somente com o serviço de lavanderia para moradores e turistas que passam pelas ilhas.
Os valores variam entre 40 e 60 THB para que as roupas fiquem prontas no dia seguinte. Caso você queira que as roupas fiquem prontas no mesmo dia, eles possuem o serviço de Laundry Express, onde é cobrado 100 THB.
Nós sempre deixávamos as nossas roupas na lavanderia do Only Noodles, porém nos últimos meses temos lavado direto com o lugar que moramos mesmo pelo mesmo valor. Veja se o seu hotel faz este tipo de serviço, pode ser mais conveniente.
Existem também algumas máquinas disponíveis para que você possa lavar a sua própria roupa e isso custa algo como 30-40 THB, procure na rua próxima a área das festas na Loh Dalum Beach.
É possível fazer compras em Phi Phi? Como são os valores de roupas e eletrônicos?
Sim, o que você mais vai encontrar nas ruas de Phi Phi são lojinhas e barraquinhas dos tailandeses vendendo diversos tipos de coisas. As melhores opções para compras na Tailândia seria Bangkok, onde estão o MBK e o Chatuchak Market ou até mesmo nos mercados de Chiang Mai.
Porém, se você esqueceu ou não vai par estes lugares é possível comprar em Phi Phi sim.
Para ROUPAS o valor é pouca coisa mais alto que em Bangkok, sendo possível encontrar camisetas legais a partir de 200THB.
A Victória comprou uns shorts jeans, canga e macacão de praia e achou o preço também ok, se comparado a Bangkok. Um shortinho jeans custou algo como 150-180THB, um short com tecido fininho pra praia custou cerca de 100THB. Existem lojas mais caras que vendem outros produtos, mas nas barraquinhas de Phi Phi é possível negociar bem os valores com as vendedoras.
Para EQUIPAMENTOS, existem lojas que vendem câmera GoPro, Dome, celulares, capinhas, carregadores, caixinha de som e outras coisas.
É claro que é um pouco mais caro que na capital, afinal, Phi Phi é uma ilha e existe um custo para as coisas chegarem lá, mas uma GoPro Hero 7 Black, por exemplo, custa algo entre 13 e 15 mil bahts nas lojinhas de Phi Phi, o negócio é pesquisar direitinho enquanto caminha pela ilha.
Ano Novo em Phi Phi?
O Ano Novo em Phi Phi é um dos mais animados da Tailândia, depois de Bangkok e Koh Phangan. Não é nada muito diferente do que já acontece na ilha normalmente, com as festas na praia, pessoas assistindo à queima de fogos na Loh Dalum e comemorando a virada do ano.
Bangkok tende a ser mais animada por conta do número de turistas e atrações noturnas espalhadas pela cidade. Vale lembrar que para os tailandeses o nosso ano novo não tem um significado tão grande, já que o ano novo deles acontece em abril e se chama Songkran, essa sim é uma grande festa em todo o país.
Tudo sobre phi phi
O que vale mais a pena: 2 dias em Krabi ou 2 dias em Phi Phi?
Se tivesse que escolher entre os dois lugares, DOIS DIAS EM PHI PHI. Não é porque moramos na ilha, mas se você não tem tempo para ver tudo, as paisagens, atrações e tudo sobre Phi Phi são mais impressionantes que as de Krabi.
Vale pensar que para chegar em Phi Phi você perderá 2-3h em deslocamento a partir de Krabi ou Phuket.
Mala de rodinha para Krabi e Phi Phi ou nem pensar?
Com certeza! Se você se sente mais confortável carregando mala de rodinhas, por que andar com um mochilão nas costas?
Krabi fica no continente e é possível fazer tudo com malas, o único “problema” seria em Railay, onde o desembarque é na água ou num píer flutuante, mas isso é algo pequeno perto da viagem toda.
Em Phi Phi o desembarque é direto no píer Tonsai e dali é só caminhar pelas ruas do centro. Em muitos lugares existem os carregadores de malas dos hotéis para ajudar, caso carreguem a sua mala, lembre-se de deixar uma gorjeta, 100THB já é algo ok para o serviço.
Tudo sobe Phi Phi
Visitar Phi Phi ou outra ilha?
Volta e meia as pessoas nos perguntam se deveriam visitar Phi Phi ou mudar o roteiro com outra ilha da Tailândia. Isso é algo muito pessoal e vai de acordo com o que você procura na sua viagem. Mas vamos responder a algumas perguntas de acordo com a nossa opinião sobre as outras ilhas.
Phi Phi ou Phuket?
As praias de Phuket são sim bem bonitas, mas fique longe de Patong! Phuket é a maior ilha da Tailândia, com muitos hotéis, comércios, shopping center e diferentes bairros, enquanto Phi Phi é bem pequena e não existem carros no pequeno centro.
Nós gostamos bastante de Phuket e de visitar as praias ao sul e na região próxima ao aeroporto, mas se tivéssemos que escolher, ficaríamos com Phi Phi pelos N motivos que já citamos aqui, em outros posts e redes sociais.
Mesmo assim, também é possível visitar Phi Phi em passeios saindo de Phuket.
Koh Tao ou Phi Phi?
Essa talvez seja a mais difícil para nós, pois são os dois lugares onde passamos mais tempo na Tailândia. Moramos em Koh Tao por alguns meses enquanto fazíamos cursos de mergulho e alguns trabalhos, e simplesmente nos apaixonamos pela ilha!
O ponto fraco de Koh Tao é a distância e localização, pois é a última ilha do Golfo da Tailândia, perto de Samui e Phangan.
Se tivéssemos que escolher, nosso voto seria para Koh Tao, pois a ilha é bem mais relax, um pouco maior que Phi Phi, praias igualmente lindas, festas na praia e tranquilidade para quem procura, viewpoints sensacionais, vida marinha e mergulho sensacional, além de ser mais barata que Phi Phi.
Em termos de paisagem, a única coisa que não há em Koh Tao são os paredões rochosos característicos de Phi Phi, de resto, a ilha é incrível! Se a ideia da viagem inclui o Golfo da Tailândia, não deixe de visitar Koh Tao
- Guia de Koh Tao: tudo sobre a nossa ilha preferida na Tailândia
- Onde ficar em Koh Tao: hotéis e resorts listados por praia e região
Phi Phi ou Krabi?
Se tiver que escolher, Phi Phi! Expliquei acima que a paisagem de Phi Phi é algo diferente e mais impressionante que o que se vê em Krabi.
Mas Krabi tem um clima bem relax e bem de vilinha em algumas partes, o que pode chamar a atenção de famílias e casais procurando descanso e cidade por perto.
- Krabi: resumo de cada praia para visitar e dicas do que fazer
- Onde ficar em Krabi: dicas de hotéis, resorts e hostel em cada praia da região
Phi Phi ou Koh Samui?
É a mesma avaliação que fiz em Phuket, pois Koh Samui é a segunda maior ilha da Tailândia e também possui praias lindas e paradisíacas. O pôr do sol ali é algo surreal, mas como no caso de Koh Tao, fica meio fora de mão.
Se for visitar o Golfo, acho que vale uma parada de alguns dias (3 seria o ideal) em Samui. Mas nesse caso aqui, a escolha ainda seria a pequena Phi Phi.
Seguro Viagem na Tailândia
O seguro de viagem não é uma coisa obrigatória na Tailândia, porém é extremamente recomendado que você contrate um bom seguro viagem para não ter problemas durante a viagem e evitar perrengues descenecessários, principalmente se essa será a sua primeia viagem à Ásia.
É muito comum viajantes pelo sudeste asiático terem problemas com a comida e se sentirem mal do estômago, dores de cabeça, perder voos, extravio de bagagens e outras coisas inusitadas que podem acontecer durante a viagem, como uma mordida de macaco, por exemplo.
Para contratar Seguro Viagem para a Tailândia, a recomendação é que pesquise pelo melhor plano na Seguros Promo, que dá até 15% de desconto com o cupom NAPROADAVIDA10. Ou, dê uma olhada também na World Nomads, que é o seguro que nós usamos e possui um atendimento sensacional, via WhatsApp.
O desconto da World Nomads é de 5% usando o cupom PROADAVIDA. Não viaje sem seguro, é um custo que pode te salvar horas e muito mais grana caso você precise de auxílio durante a viagem.
Tanta coisa maravilhosa para aprendermos sobre as Phi Phi. Aquelas ilhas são mesmo especiais e mágicas. Incrível como o mundo é lindo e maravilhoso e mesmo em lugares mais turísticos temos coisas novas para aprender.
Verdade, Carla! Nosso mundo é incrível e a Tailândia contribui de maneira IMENSA para essa beleza 🙂
Que paraíso essas Phi Phi. A Tailândia, como um todo, é um destino muito bonito, mas a beleza natural das ilhas é qualquer coisa. Ainda bem que fecharam a Maya Bay, talvez se consiga salvar a praia. Acho que até entrava na onda de uma pool party, sabe?
Sim, também concordamos com o fechamento de Maya Bay, Ruthia! Nós não somos muito de festa mas aproveitamos algumas pool parties em dias diferentes 🙂 tem que tentar, ne! hahaha
Que delícia deve ser morar nesse lugar e poder explorar tudo sobre Phi Phi. Fiquei com muita vontade de voltar. Quando fomos, além de Phi Phi também conhecemos Bangkok.
Nos consideramos pessoas super privilegiadas de poder morar nesse paraíso, Sil! Volte sempre que estaremos lá para te dar todas as dicas de Phi Phi 🙂
Gente, vocês realmente são o único blog necessário pra eu organizar minha viagem pra Tailândia! Hahaha tem tuuuudo aqui! Não vejo a hora de conhecer Phi Phi 🙂
Que booooom ler isso, Marcela! Ficamos super felizes que curtiu nossas dicas da Tailândia 🙂
Eu peguei voo de Bangkok até Krabi, fiquei alguns dias hospedada em Krabi, para depois pegar a lancha até Phi Phi. Vi que você tem dicas de Railay Beach, um destino que adoraria conhecer numa próxima oportunidade.
Sim Sim Dani, temos dicas de toda a Tailândia quase e com certeza Railay beach é um lugar que você DEVE conhecer em sua próxima viagem para o país!
Excelente as suas dicas de viagem a Phi Phi!
Consegui tirar todas as minhas dúvidas para organizar meu roteiro!
Agora é só esperar para podermos voltar a viajar e colocar em prática mais este sonho!
Obrigado
Também estamos esperando as fronteiras da Tailândia abrir para voltar a esse paraíso na Terra que é Phi Phi, Murilo! Ótimo saber que esse post te ajudou s2
Caraca eu amei esse post!!!! Atualmente eu ia preferir Krabi rsrs
Que bom Camila! Ficamos felizes de ajudar com dicas de Phi Phi 🙂
Oi Bruno tudo bem?
Eu e meu namorado estamos indo agora para Tailândia e teremos 18 dias viajando, no nosso roteiro vamos para Krabi, Phi Phi, Koh Lipe, Chiang Mai e Bangkok!
Você acha que poderíamos adicionar outras ilhas?? Ou mudar alguma coisa?
Obrigada pelas dicas incríveis!
Ola Renata! Espero que nosso post com dicas de roteiro na Tailândia tenha ajudado e que sua viagem no pais tenha sido demais. Com 18 dias sugiro que fique mais tempo e visite menos lugares, Seu roteiro foi meio corrido mas ainda administrável!
Bom dia!!! Moramos em Abu Dhabi e estamos indo pela segunda vez para Tailândia! Não tivemos a oportunidade de conhecer Phi Phi nem Krabi. Teremos do dia 21/12 ao dia 02/01… oque indica??? Soubemos que ano novo em Phi Phi acontecem alguns problemas como falta de água e luz… isso é real??? Pois meu marido quer passar a virada de ano na ilha… agradeço sua ajuda…
Oi Lidiane, tudo ótimo e com você?
Vocês podem ir do dia 21 ao dia 26 em Phi Phi e do dia 27 ao dia 2 em Krabi e voltando para Abu Dhabi. É super raro ocorrer falta de luz e água, acontece mais na baixa temporada quando tem o período de monções. Se são um casal mais relaxado sugiro passar o Ano novo em Krabi que tem mais opções de restaurantes e lugares para curtir. Se decidirem passar o ano novo em Phi Phi é nas festas da praia, como acontece todos os dias só que com fogos e mais pessoas 🙂 depende de vocês! Vou te mandar uma mensagem para combinarmos e te ajudar!